Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Desenvolvimento

Dissertação de mestrado apresenta elementos para avanços na implementação do PNAE em Passo Fundo

Pesquisa realizada por mestranda do Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí analisou as potencialidades e possibilidades de melhorias para que o município atinja efetivamente as diretrizes propostas na Lei nº 11.947/2009

O crescimento do setor agrícola e o aumento da produção de alimentos nas duas últimas décadas vêm contribuindo para reduzir a fome e a desnutrição da população em âmbito mundial. No entanto, isto não é suficiente para que a população possa ter acesso aos alimentos com regularidade, de forma saudável, nutricional e sanitariamente adequada. A alimentação escolar é conceituada pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), como a provisão de alimentos a escolares. Existem vários tipos de programas de alimentação escolar, os quais podem ser classificados em duas principais categorias: os que oferecem alimentação nas escolas e os que oferecem rações (termo utilizado na dissertação como referência a uma quantidade pronta e padronizada oferecida às crianças) para levar para casa, garantindo aos alunos a alimentação no ambiente escolar, respeitando as diferenças por faixa etária, de saúde e de alunos que se encontram em condições de vulnerabilidade social. 

A pesquisadora Indaia Dias Lopes, em sua dissertação de mestrado no  Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí, se propôs a analisar as diferentes formas de operacionalização do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas de Passo Fundo.  No entanto, segundo a pesquisa - intitulada “Análise da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas de Passo Fundo - RS” -, para que o município atinja efetivamente as diretrizes propostas na Lei nº 11.947/2009, ainda existem muitos aspectos que precisam ser aprimorados. 

“O estudo mostra que é preciso avançar em uma proposta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas, envolvendo alunos, pais, professores, em particular nas escolas estaduais. A conscientização sobre uma alimentação saudável não somente deve perpassar por todos os atores sociais envolvidos diretamente com o PNAE, mas ir além. Esta conscientização deve iniciar no cultivo do alimento pelo agricultor, com a utilização de técnicas que não sejam prejudiciais à saúde humana”, disserta.

A pesquisa, conforme Indaia, contribui  para a sociedade, particularmente para os gestores públicos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, estudantes interessados nesta temática e para os beneficiários do PNAE, pois aborda os limites e as potencialidades deste programa no município, além de proporcionar elementos explicativos para que se possam avançar em busca de melhores resultados.

A dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos, e teve como orientador o professor doutor David Basso. Já a banca examinadora foi composta pelo professor doutor David Basso (Unijuí), professora doutora Rita Inês Paetzhold Pauli (UFSM), e o professor doutor Dilson Trennepohl (Unijuí). 

Confira o trabalho na íntegra neste link.

Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.


Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional têm inscrições prorrogadas

Interessados têm até o dia 13 de dezembro para se inscrever nos processos seletivos

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da Unijuí, para o dia 13 de dezembro. Interessados podem se candidatar por meio do endereço www.unijui.edu.br/ppgdr, onde também estão disponíveis os editais e mais informações sobre os processos.

Em ambos os processos seletivos, a lista com a homologação das inscrições será publicada no site do PPGDR, até o dia 14 de dezembro. 

Em razão da pandemia de covid-19, as entrevistas para a seleção de Mestrado serão realizadas por meio de videoconferência, nos dias 16 e 17 de dezembro, em horário a ser definido para cada candidato. A data de publicação do resultado final é 18 de dezembro. 

Com carga horária de 450h e duração de 24 meses, o curso de Mestrado conta com a oferta de 20 vagas.

No caso do Doutorado, a carga horária do curso é de 720h, com duração de 48 meses. Serão ofertadas 5 vagas por linha de pesquisa, totalizando 10 vagas no curso. A data de publicação dos resultados finais é 18 de dezembro.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional organiza-se na área de concentração Planejamento e Gestão, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial; e Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado.

O Programa tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando a formação e o aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Os cursos participam de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.


Últimos dias de inscrições para o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

            

Na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, encerra o prazo de inscrição aos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Acesse a página do Programa e confira os detalhes do edital. 

O Programa e seus cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4. Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. 

Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios, tendo formado mais de 380 pessoas desde a sua fundação. 

Atualmente são desenvolvidos 24 projetos de pesquisa e extensão no Programa, sendo que 10 deles estão sendo financiados por órgãos de fomento como o CNPQ e a Capes. “Possuímos uma integração com outros programas nacionais, como a Universidade do Tocantins, e de outros países, com possibilidade de intercâmbio com as Universidades na Austrália”, complementa o coordenador.

Linhas de Pesquisa

Aulas remotas

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso. A seleção também será realizada de forma remota.


Simpósio Latino-americano reúne mais de 500 estudantes e professores

Segunda edição do Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional aconteceu na última semana, entre quarta e sexta-feira, no formato on-line.

          

Na última semana, entre os dias 4 e 6 de novembro, foi realizado o II Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) – um evento científico bianual, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR/Unijuí). Esta segunda edição envolveu mais de 500 docentes pesquisadores e estudantes de pós-graduação, considerando as diversas etapas de organização e realização do evento.

O simpósio foi inicialmente programado para acontecer de forma presencial, em julho deste ano, mas, em função da pandemia de covid-19, tivemos que reprogramá-lo para a última semana, no formato on-line. Esta adaptação aconteceu com grande parte dos eventos científicos em todos os países”, explicou o coordenador geral do evento, professor Sérgio Allebrandt.

Neste ano, o SLAEDR foi realizado de forma integrada com outros dois eventos itinerantes: o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (Sider), que está em sua 6ª edição; e o Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg), em sua 3ª edição.

Em torno do tema central - Inovação, Cooperação e Integração Regional para Desenvolver Territórios, foram organizadas oito sessões temáticas, contemplando abordagens teóricas e metodológicas sobre planejamento e desenvolvimento regional, governança e integração regional de territórios, dinâmicas demográficas, políticas públicas, gestão social e planejamento urbano, cooperativismo e economia colaborativa, inovação, organizações, dinâmicas de mercado, educação para o desenvolvimento regional e diálogos de saberes para sociedades sustentáveis. “Estes temas se justificam pela grande interdisciplinaridade dos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional com outros programas das áreas de gestão e planejamento urbano e regional”, explicou Allebrandt.

Por ser um evento de caráter internacional, a Comissão Organizadora foi integrada por três professores estrangeiros - representando o Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria; a Universidade Andina Simón Bolívar, do Equador; e a Escola Politécnica Nacional do Equador; além de 14 professores brasileiros – cinco do Rio Grande do Sul, sendo que quatro foram da Unijuí e um da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A Comissão Científica, responsável pela avaliação no sistema duplo-cego dos trabalhos submetidos, foi composta por 160 pesquisadores doutores, sendo 24 estrangeiros de oito países e 136 pesquisadores de 17 estados brasileiros. A Comissão aprovou 150 trabalhos completos, submetidos por 442 autores e coautores, e apresentados nas 27 salas virtuais organizadas em torno das oito sessões temáticas.

A realização das conferências, mesas redondas e sessões de comunicação de trabalhos contou com o envolvimento de mais de 350 integrantes da comunidade acadêmica de instituições brasileiras e estrangeiras.

Pode-se avaliar que o evento, mesmo neste formato, foi de alta qualidade em relação às temáticas abordadas e aos conteúdos das conferências e mesas redondas, com importantes contribuições para a área do conhecimento. Certamente, a desvantagem deste formato é a inexistência dos espaços livres na agenda para eventos presenciais, em que os participantes conseguem fortalecer laços de amizade e de cooperação em redes de pesquisa e interinstitucionais”, observou o professor Sérgio Allebrandt. “Mesmo assim, esta integração se potencializa, especialmente entre os programas organizadores e as instituições dos palestrantes e conferencistas, com possibilidades de novos convênios interinstitucionais e o fortalecimento das redes e convênios já existentes.”

De acordo com o professor, a próxima edição do Simpósio Latino-americano está programada para 2022, ano em que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí completa 20 anos de existência. Já o Sider, como é um evento itinerante, será provavelmente realizado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da UFRGS, Campus Litoral Norte de Tramandaí, em 2022. As edições anteriores aconteceram no Paraná, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. Da mesma forma o Sideteg, cujas edições anteriores aconteceram em Toledo - Paraná, e em Santiago de Compostela, na Espanha.

          


Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional tem início

          

Nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, teve início oficialmente o Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR), evento científico bianual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Nesta edição desenvolve, até sexta-feira, dia 06, a temática “Inovação, Cooperação e Integração Regional para Desenvolver Territórios”, E, de forma concomitante, outros dois eventos itinerantes são realizados nestes dias: o VI SIDER e o III SIDETEG.

A atividade de abertura teve a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, de Coordenadores da Área PLURD/CAPES, da ANPUR, da REDETEG, do OBSERVA-DR, do Grupo ARANDUASSU e do Desenvolvimento e do PPGDR/UNIJUÍ, além dos participantes inscritos no evento, que acompanharam tudo pelo Youtube do Seminário. 

Confira na íntegra como foi a atividade

      

Ainda na programação de abertura, ocorreu a Conferência 1: Impactos da Globalização nos Territórios, com a coordenação do Prof. Dr. Argemiro Luis Brum – PPGDR/UNIJUÍ e o conferencista Prof. Dr. Antônio Manuel Alhinho Covas – Universidade do Algarve, Portugal.  Das 16h às 18h, acontece Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas. E, encerrando o primeiro dia, no turno da noite, será realizada a MESA 2: Educação, Desenvolvimento Regional e Cooperativismo, coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Jaime González – VRPGPE/UNIJUI e PPGEC/UNIJUI, com os painelistas Prof. Dr. Walter Frantz – PPGEC/UNIJUÍ e PPGD/UNIJUI e Prof. ª Dr. ª Cinara Neumann Alves – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP.

Em função da pandemia do coronavírus, a Comissão Organizadora do II-SLAEDR/VI-SIDER/III-SIDETEG decidiu transformar o evento para o formato online, utilizando como ferramenta de comunicação durante a realização do evento o Google-Meet e adicionalmente transmissão por canal do Youtube. Por esses meios serão realizadas todas as conferências, mesas temáticas e a apresentação de trabalhos nas salas de comunicações das 8 sessões temáticas, conforme a programação definida.

Mais sobre os eventos

O SLAEDR constitui-se em espaço científico de socialização e debate a partir do conhecimento produzido na academia, em especial nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vinculados à área PLURD ou que tenham a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e a qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.

Por sua vez o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER) tem como objetivo reunir Cursos e Programas de Pós-Graduação da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia e afins para discutir ações que vinculem a pesquisa, o ensino e a extensão de modo a gerar impactos econômicos e sociais que promovam o desenvolvimento territorial. O SIDER é realizado pelo Grupo Aranduassu Desenvolvimento, que é composto por vários Cursos e Programas de Pós-Graduação avaliados pela CAPES e reúne autoridades, estudantes, professores e pesquisadores ligados às questões referentes ao desenvolvimento regional. A ideia central do SIDER é aproximar os programas e cursos de pós-graduação e fomentar ações conjuntas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, para fins de promover o Desenvolvimento Regional.

Já o Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (SIDETEG) tem como propósito oportunizar o encontro de seus membros, com outros pesquisadores nacionais e internacionais, para a socialização de reflexões e debates sobre temas afins ao objetivo central da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG).

Programação de quinta e sexta-feira:

  • 05/11/2020

Manhã: 

8:00h - 10:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

10:15h – 12:15h: MESA 3 – Patrimônio Territorial, Patrimonialização e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Otávio Zamberlan – ARANDUASSU e PPGDRS/UEMS

Painelista 1: Prof. Dr. Valdir Dallabrida – REDETEG e MDR/UnC

Painelista 2: Prof. Dr. Carlos Buesa Busón – UNED/Espanha

Painelista 3: Prfª. Drª. Maria das Mercês Cabrita de Mendonça Covas – Universidade do Algarve, Portugal 

Tarde:

13:45h – 15:45h: MESA 4 – Inovação e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen – PPGDR/UNIJUÍ

Painelista 1: Prof. Dr. Camilo Freddy Mendoza Morejon – PPGCA/UNIOESTE

Painelista 2: Prof. Dr. Ivo Marcos Theis – PPGDR/FURB 

Painelista 3:  Prof. Dr. Klever Efraín Naranjo Borja – PDGT/EPN, Equador

16:00h – 18:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

Noite:

19:00h – 20:30h – Conferência 2: Estatuto da Metrópole e Regionalizações Brasileiras 

Coordenação: Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira – OBSERVA-DR e PPGDR/UNISC

Conferencista: Prof. Dr. Clovis Ultramari – Coordenador Área PURD/CAPES e PPGGU/PUC–PR 

  • 06/11/2020

Manhã:

8:00h - 10:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

10:15h – 12:15h: MESA 5: População, Migração e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Airton Adelar Mueller – PPGDR/UNIJUI

Painelista 1: Prof. Dr. Roberto Luiz do Carmo – PPG-Demografia/UNICAMP

Painelista 2: Prof. Dr. Martin Coy – Institut für Geographie/ Universität Innsbruck, Austria

Tarde:

13:45h – 15:45h: MESA 6 – Tendências da Área Planejamento Urbano e Regional / Demografia (PLURD/CAPES)

Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt – PPGDR/UNIJUÍ

Painelista 1: Prof. Dr. Clovis Ultramari – Coordenador Área PURD/CAPES e PPGGU/PUC–PR

Painelista 2: Prof. Dr. Waldecy Rodrigues – Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área PURD/CAPES e PPGDR/UFT

Painelista 3 – Prof. Dr. Marcio Moraes Valença – Presidente da ANPUR e PPGEUR/UFRN

15:45h – 16:15h: Encerramento

16:15h - 17:00h: Reunião da Comissão Organizadora Geral do Evento: avaliação do evento, encaminhamentos para o VII SIDER E IV SIDETEG E III SLAEDR


Estudos observam o Controle Social do Desenvolvimento Regional

Todos os semestres os Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí proporcionam defesas de Dissertações e Teses. Os trabalhos, de grande importância para a comunidade, ganham destaque em matéria por meio do projeto Popularização da Ciência, a partir desta semana, em uma ação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Coordenadoria de Marketing. Confira o texto da bolsista do projeto, Evelin Ramos.

             

O controle social, que é a fiscalização exercida pelo cidadão sobre as ações dos agentes públicos que gerenciam o Estado, é um importante tema, parte integrante do conceito de gestão social, que vem sendo trabalhado principalmente a partir dos anos 1990 por diversos grupos de pesquisadores vinculados a diferentes universidades brasileiras. Na Unijuí não poderia ser diferente, a partir da atuação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Recentemente, três estudos sobre o tema nortearam pesquisas no programa. 

Estes estudos observaram a análise e compreensão do processo de gestão social e controle social do desenvolvimento regional, por meio da atuação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), e do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede). As dissertações estão intituladas como “O Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Noroeste Colonial”, por Daniel Hinnah, “Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Celeiro”, realizado por Adriano Fritzen” e “Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Missões”, de Taciana Angélica Moraes Ribas. 

Na realização da pesquisa para a coleta de dados da Dissertação de Mestrado  “Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Missões”, Taciana Angélica Moraes Ribas fez uma extensa pesquisa de campo, com entrevistas que foram fundamentais para a elaboração da dissertação, uma vez que proporcionou uma visão empírica do que ocorre nos conselhos, podendo relacionar com o referencial teórico que balizou o estudo, e para que tivesse uma visão melhor da realidade vivenciada no âmbito dos Coredes e Comudes. 

O estudo fez uma investigação sobre a prática de controle social em conselhos gestores de desenvolvimento que  poderão contribuir para disseminar a discussão sobre a importância da participação dos diferentes atores da sociedade, junto ao Gestor Público na articulação dos processos e práticas de elaboração de políticas públicas que objetivem a promoção do desenvolvimento. Foi possível mapear, descrever e analisar as dinâmicas de controle social e de desenvolvimento regional existentes no âmbito do Corede Missões, pois tanto o estudo teórico, como o empírico, que se deu por meio da ida a campo, foram facilitadores para se fazer todo o mapeamento e análise dos dados levantados a pesquisa possibilitou a análise, ajudando a compreender a percepção que agentes e atores sociais têm acerca do entendimento do que é desenvolvimento regional e acerca dos instrumentos de controle social.

A dissertação de Daniel Hinnah, atual prefeito de Panambi, é intitulada  “O controle social do desenvolvimento regional à luz da gestão social no âmbito do Corede Noroeste colonial”, tendo como foco a cidadania na participação da sociedade, procurando o entendimento do funcionamento do Corede Noroeste Colonial e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) que o compõem, pelo fato que, mesmo que instalados e institucionalizados, não há garantia que estes conselhos realmente funcionem, ou, mesmo funcionando, que sejam eficientes e efetivos como instrumentos de aperfeiçoamento da cidadania, que atuem como formuladores ou que, pelo menos, participem ativamente do processo de formação da agenda das políticas públicas. 

Por isso, segundo o autor, é necessário refletir a respeito do funcionamento dos conselhos. Desta forma, o estudo se deu a partir de conhecimentos teóricos a respeito de desenvolvimento, cidadania, gestão social e controle social. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa com roteiro semiestruturado, em que foram entrevistados atores envolvidos nos processos de participação cidadã, com vistas ao desenvolvimento regional. As conclusões de Daniel sinalizam que o Corede Noroeste Colonial e os Comudes podem ser considerados espaços públicos que propiciam a gestão social e o controle social no que se refere ao desenvolvimento regional, no entanto, evidencia-se a necessidade de ampliar a participação dos cidadãos e que dinâmicas locais precisam ser mais articuladas para promover efetivamente controle social.

Já a pesquisa “Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Celeiro, de Adriano Fritzen, consiste em uma análise e compreensão das relações existentes entre as práticas de gestão social e controle social nos processos de participação da sociedade civil nos espaços públicos (Comudes e Coredes), com o intuito de planejar, acompanhar, descrever e analisar as políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento local e regional. A partir do enfoque da teoria crítica, constitui-se em estudo de caráter qualitativo que adotou metodologicamente a hermenêutica em profundidade (HP) à luz de categorias e critérios de análise ancorados nos conceitos de gestão social com cidadania deliberativa e controle social. 

As conclusões do autor evidenciam que os Comudes e o Corede Celeiro podem ser considerados espaços públicos que praticam a gestão social e o controle social em sua dinâmica de interação com sociedade. No entanto, esta prática ainda é incipiente e restrita a ações específicas, em especial aquelas relacionadas ao processo das consultas populares, não avançando em relação a um controle social mais amplo sobre as políticas públicas executadas nos municípios e na região.

Para conferir os detalhes

A pesquisa de dissertação “Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Missões” foi realizada por Taciana Angélica Moraes Ribas e orientada pelo Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt, Banca Examinadora: Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt (UNIJUÍ), Prof. Dr. Vilmar Antônio Boff (URI/SA), Prof. Dr. Airton Adelar Mueller (UNIJUÍ), está disponível no link

A pesquisa de dissertação realizada por Daniel Hinnah, intitulada “O controle social do desenvolvimento regional à luz da gestão social no âmbito do Corede Noroeste Colonial” foi orientada pelo  Professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, Banca Examinadora: Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt (UNIJUÍ), Prof. Dr. Cezar Augusto Miranda Guedes (UFRRJ), Prof. Dr. Nelson José Thesing (UNIJUÍ), está disponível no link.

Já a pesquisa de dissertação intitulada como “Controle Social do Desenvolvimento Regional à Luz da Gestão Social no Âmbito do Corede Celeiro” foi apresentada  por Adriano Fritzen e orientado por Professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, Banca Examinadora: Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt (UNIJUÍ), Prof. Dr. Cezar Augusto Miranda Guedes (UFRRJ), Prof. Dr. Nelson José Thesing (UNIJUÍ), está disponível no link

Inscrições

Desde o dia 08 de setembro o Programa está com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na Página do Programa.

 


Desenvolvimento Regional: a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento e a busca de alternativas de intervenção local

               

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional foi criado em 2002, com o Curso de Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, alterado em 2005 para Mestrado em Desenvolvimento e, a partir de 2016, como Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertando sua 19ª turma para 2020. A partir de 2016, passou a ofertar também o curso de Doutorado, com a oferta da 5ª turma para 2020. Recentemente, ainda, o Programa aprovou uma oferta de Mestrado Interinstitucional com a Faculdade Única de Ipatinga, de Minas Gerais. 

O Programa e seus cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4. Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. “Possui como temática os diferentes aspectos que envolvem o planejamento, a gestão e a inovação, sempre uma perspectiva da sustentabilidade e do desenvolvimento regional”, salienta o coordenador do Programa, professor Sérgio Allebrandt..

Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios, tendo formado mais de 380 pessoas desde a sua fundação. 

Atualmente são desenvolvidos 24 projetos de pesquisa e extensão no Programa, sendo que 10 deles estão sendo financiados por órgãos de fomento como o CNPQ e a Capes. “Possuímos uma integração com outros programas nacionais, como a Universidade do Tocantins, e de outros países, com possibilidade de intercâmbio com as Universidades na Austrália”, complementa o coordenador.

Linhas de Pesquisa

Inscrições

A partir de 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na página do Programa, neste link.

 


Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional será realizado em novembro

                

O Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) é um evento científico bianual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Desenvolvendo a temática “Inovação, Cooperação e Integração Regional para Desenvolver Territórios”, ele será realizado de 4 a 6 de novembro deste ano, de forma concomitante com dois eventos itinerantes em consolidação: o VI SIDER e o III SIDETEG.

De acordo com o cronograma do evento, é possível realizar inscrição de trabalho até o dia 15 de setembro de 2020, pelo site do evento, no Portal da Unijuí. Em função da pandemia do coronavírus, a Comissão Organizadora do II-SLAEDR/VI-SIDER/III-SIDETEG decidiu transformar o evento para o formato online, utilizando como ferramenta de comunicação durante a realização do evento o Google-Meet e adicionalmente transmissão por canal do Youtube. Por esses meios serão realizadas todas as conferências, mesas temáticas e a apresentação de trabalhos nas salas de comunicações das 8 sessões temáticas, conforme a programação definida. 

Para sanar dúvidas e informações sobre o evento, contate  a organização nos seguintes canais: slaedr@unijui.edu.br ou nos números  (55) 3332-0598 e (55) 3332-0200 ramal 3102. 

Mais sobre os eventos

O SLAEDR constitui-se em espaço científico de socialização e debate a partir do conhecimento produzido na academia, em especial nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vinculados à área PLURD ou que tenham a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e a qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.

Por sua vez o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER) tem como objetivo reunir Cursos e Programas de Pós-Graduação da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia e afins para discutir ações que vinculem a pesquisa, o ensino e a extensão de modo a gerar impactos econômicos e sociais que promovam o desenvolvimento territorial. O SIDER é realizado pelo Grupo Aranduassu Desenvolvimento, que é composto por vários Cursos e Programas de Pós-Graduação avaliados pela CAPES e reúne autoridades, estudantes, professores e pesquisadores ligados às questões referentes ao desenvolvimento regional. A ideia central do SIDER é aproximar os programas e cursos de pós-graduação e fomentar ações conjuntas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, para fins de promover o Desenvolvimento Regional. 

Já o Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (SIDETEG) tem como propósito oportunizar o encontro de seus membros, com outros pesquisadores nacionais e internacionais, para a socialização de reflexões e debates sobre temas afins ao objetivo central da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG).  

Programação

  • 03/11/2020

Manhã:

08:00h – 18:15h – Espaço reservado para realização de minicursos com temáticas a definir dentro do escopo do Evento e reuniões de Redes e Grupos

08:00h – 10:00h – Minicursos (programação a ser divulgada até 15/10/2020)

10:15h – 12:15h – Minicursos (programação a ser divulgada até 15/10/2020)

Tarde:

13:30h – 14:30h – Reunião da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG)

14:45h – 15:45h – Reunião do Grupo ARANDUASSU Desenvolvimento

16:00 – 17:00 – Reunião do Observatório de Desenvolvimento Regional (OBSERVA-DR)

17:15 – 18:15 – Reunião de Editores da Área PLURD 

  • 04/11/2020

Manhã:

8:00h – 10:00h – Recepção, Acolhimento e Credenciamento

10:00h – 12:00h: MESA 1: Dinâmica Territorial, Políticas Públicas e Cooperação em Regiões Fronteiriças e Brasil / Polônia

Coordenação: Prof. Dr. Sergio Luís Allebrandt – PPGDR/UNIJUI

Painelista 1: Prof. Dr. Aldomar Arnaldo Rückert – POSGEA/UFRGS; PROPUR/UFRGS

Painelista 2: Profª. Drª. Joanna Kurowska-Pysz - Instituto de Pesquisa em Cooperação Territorial e Interorganizacional – Akademia WSB - Dabrowa Górnicza, Polônia.

Painelista 3: Prof. Dr. Lukasz Wróblewski, Instituto de Pesquisa em Cooperação Territorial e Interorganizacional, Akademia WSB - Dabrowa Górnicza, Polônia.

Painelista 4: Prof. Dr. Antonio Paulo Cargnin - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG / RS); POSGEA/UFRGS

Tarde:

13:30h – 15:30h: MESA 2: Educação, Desenvolvimento Regional e Cooperativismo

Coordenação: Prof. Dr. Fernando Jaime González – VRPGPE/UNIJUI e PPGEC/UNIJUI

Painelista 1: Prof. Dr. Walter Frantz – PPGEC/UNIJUÍ e PPGD/UNIJUI

Painelista 2: Prof. Dr. Alejandro Emilio Ramos Rodriguez – Universidad Agraria de La Habana – UNAH/Cuba

16:00h – 18:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

Noite:

19:00h – 20:00h: Abertura Oficial: Reitoria da UNIJUÍ; Coordenadores da Área PLURD/CAPES, da ANPUR, da REDETEG, do OBSERVA-DR, do Grupo ARANDUASSU Desenvolvimento e do PPGDR/UNIJUI e Geral do Evento.

20:00h – 21:30h – Conferência 1: Impactos da Globalização nos Territórios

Coordenação: Prof. Dr. Argemiro Luis Brum – PPGDR/UNIJUÍ

Conferencista: Prof. Dr. Antônio Manuel Alhinho Covas – Universidade do Algarve, Portugal 

  • 05/11/2020

Manhã: 

8:00h - 10:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

10:30h – 12:30h: MESA 3 – Patrimônio Territorial, Patrimonialização e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Otávio Zamberlan – ARANDUASSU e PPGDRS/UEMS

Painelista 1: Prof. Dr. Valdir Dallabrida – REDETEG e MDR/UnC

Painelista 2: Prof. Dr. Carlos Buesa Busón – UNED/Espanha

Painelista 3: Prfª. Drª. Maria das Mercês Cabrita de Mendonça Covas – Universidade do Algarve, Portugal 

Tarde:

13:45h – 15:45h: MESA 4 – Inovação e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen – PPGDR/UNIJUÍ

Painelista 1: Prof. Dr. Camilo Freddy Mendoza Morejon – PPGCA/UNIOESTE

Painelista 2: Prof. Dr. Ivo Marcos Theis – PPGDR/FURB 

Painelista 3:  Prof. Dr. Klever Efraín Naranjo Borja – PDGT/EPN, Equador

16:00h – 18:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

Noite:

19:00h – 20:30h – Conferência 2: Prática da Urbanidade em Cidades Médias: contribuição para o Planejamento Urbano Regional, a Qualidade de Vida nas Cidades e o Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira – OBSERVA-DR e PPGDR/UNISC

Conferencista: Prof. Dr. Clovis Ultramari – Coordenador Área PURD/CAPES e PPGGU/PUC–PR 

  • 06/11/2020

Manhã:

8:00h - 10:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

10:30h – 12:30h: MESA 5: População, Migração e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Airton Adelar Mueller – PPGDR/UNIJUI

Painelista 1: Prof. Dr. Roberto Luiz do Carmo – PPG-Demografia/UNICAMP

Painelista 2: Prof. Dr. Martin Coy – Institut für Geographie/ Universität Innsbruck, Austria

Tarde:

13:45h – 15:45h: MESA 6 – Tendências da Área Planejamento Urbano e Regional / Demografia (PLURD/CAPES)

Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt – PPGDR/UNIJUÍ

Painelista 1: Prof. Dr. Clovis Ultramari – Coordenador Área PURD/CAPES e PPGGU/PUC–PR

Painelista 2: Prof. Dr. Waldecy Rodrigues – Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área PURD/CAPES e PPGDR/UFT

Painelista 3 – Prof. Dr. Marcio Moraes Valença – Presidente da ANPUR e PPGEUR/UFRN

15:45h – 16:15h: Encerramento

 


Tese observa limites e potencialidades do turismo na região das Missões

Todos os semestres os Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí proporcionam defesas de Dissertações e Teses. Os trabalhos, de grande importância para a comunidade, ganham destaque em matéria por meio do projeto Popularização da Ciência, em uma ação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Coordenadoria de Marketing. Confira o texto da bolsista do projeto, Evelin Ramos.            

                     

O turismo vem conquistando espaço como campo de estudo em diversas áreas, porém, muito ainda está por ser feito no sentido de produzir conhecimento que possa revelar novas dimensões e contribuições sociais, culturais e econômicas desse fenômeno que vem crescendo em importância no mundo. É uma atividade produtiva formada por amplo e diversificado conjunto de atividades econômicas, que englobam os mais diversos setores. E aqui no Noroeste Gaúcho, a Região das Missões é uma das que mais recebe turistas, mesmo que ainda de forma incipiente, oriundos de diversos locais do país e do mundo, principalmente da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Europa. 

Dessa forma, é importante estudar o desenvolvimento regional com o olhar do turismo, especialmente na Região das Missões, que com a sua diversidade de cadeias produtivas, tem potencial para elevar a renda e a qualidade de vida na região. É também uma tentativa de contribuir, através da produção de conhecimento, para a mudança do quadro social da região. Este foram os objetivos da pesquisadora Luciana Scherer, na produção da Tese de Doutorado com o título “Turismo e Desenvolvimento Regional: Limites e Potencialidades para a Região das Missões – RS”. 

Segundo a autora do estudo, a escolha do tema, que inter-relaciona o Turismo e o Desenvolvimento na Região das Missões, foi selecionado a partir de decisões que atendessem tanto a proposta de geração de conhecimento quanto a  possibilidade de intervenção na realidade. “Posso dizer que foi uma escolha pessoal, em que pesou em minha formação desde a graduação. O desenvolvimento de uma tese sempre traz resultados além daqueles apresentados na estrutura do trabalho, mas também aprendizagens, estas adquiridas como gestora, como turismóloga e também como pesquisadora”, relata.  

O estudo analisou, a partir das intencionalidades, ações e fenômenos socioeconômicos, os limites e potencialidades do desenvolvimento da Região das Missões por meio do Turismo.  Para a realização dele, foi feita uma ampla investigação no território missioneiro, combinando técnicas de observação, entrevistas narrativas, grupo focal e questionário com turistas. Estas entrevistas narrativas foram feitas com trinta e cinco investigados, um grupo focal com cinco especialistas, além de observação, análise documental e questionários semiestruturados com 277 turistas. Com isso, segundo Luciana, foi possível identificar os limites e as potencialidades para o desenvolvimento do turismo na região das Missões, propor estratégias para o fortalecimento dele, além de sugestões de novos estudos, em distintas áreas do conhecimento. 

Portanto, na relação estratégica do desenvolvimento regional e o turismo, foi possível destacar, a partir das falas dos entrevistados, uma unanimidade quanto às possibilidades do turismo como potencial de desenvolvimento. “De forma mais pontual, apresentam-se os relatos acerca dos hospedeiros e pontos de apoio dos turistas que peregrinam pelo Caminho das Missões: como as pequenas ações de consumo mudam a vida dessas pessoas, criando novas condições de atuação na economia e na sociedade”, complementa. 

              

A tese da pesquisadora Luciana Scherer, em um primeiro momento, buscou resultados baseada em um olhar sob uma lógica capitalista, neoliberal, de busca de dinheiro, investimento e lucros. Porém, ao ter contato com atores muito simples, em especial com os hospedeiros do Caminho das Missões e aos funcionários mais antigos de um dos meios de hospedagem do município de São Miguel das Missões, foi possível verificar, de forma intensa, que o turismo não precisa atender necessariamente ao grande capital investidor para que possa dar sentido a uma estratégia de desenvolvimento, conclui ela. 

O estudo concluiu também, que a importante transformação, na região das Missões, está naquela base local, naquele turismo comunitário que muitas vezes é esquecido e deixado de lado nas análises. A possibilidade de reformar a casa, de comprar um fogão novo, de trocar os móveis da cozinha e da sala é relatado como algo muito importante na vida dos envolvidos com o turismo. “Poder enxergar viabilidade de se aumentar a renda de uma maneira muito genuína com a venda de um doce, uma de uma compota, de uma toalha confeccionada em um tear, também faz parte desses testemunhos. “Verificar o empoderamento de pessoas, sentindo-se sujeitos protagonistas em contato com pessoas de diversas localidades e, principalmente, ver mulheres que se colocam como empreendedoras com aquilo que se sentem capazes e motivadas para realizar são questões que não se pode deixar de destacar”, salienta.

A Tese de Doutorado com o título “Turismo e Desenvolvimento Regional: Limites e Potencialidades para a Região das Missões – RS” apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul como requisito para obtenção do título de Doutora em Desenvolvimento Regional. Banca Examinadora:Prof.ª Dr.ª Lurdes Marlene Seide Froemming (PPGDR/UNIJUÍ), Prof.ª Dr.ª Leonir Terezinha Uhde (PPGAIS/UNIJUÍ), Prof.ª Dr.ª Enise Barth (PPGDPP/UFFS), Prof.ª Dr.ª Louise de Lira Roedel Botelho (PPGDPP/UFFS), Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio (PPGDR/FURB), Orientadora:Prof.ª Dr.ª Sandra Beatriz Vicenci Fernandes (PPGDR/UNIJUÍ). A íntegra do trabalho está disponível no banco de Teses e Dissertações do Programa (ano 2019).

 


Estudo observa práticas contábeis e a prestação de contas em Universidades Comunitárias gaúchas

              

Com o objetivo de explorar as práticas operacionais que resultam nas informações necessárias para o Accountability (prestação de contas) nas Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul, buscando entender a prática contábil, pesquisa desenvolvida na Unijuí buscou identificar, nas entrevistas com contadores e outros profissionais, a importância dada no processo de coleta das informações contábeis para a elaboração de Relatórios Sociais, além de identificar quais são as possíveis técnicas a serem implementadas em suas rotinas operacionais, no intuito de contribuir/facilitar o processo coleta de informações na elaboração destes importantes relatórios.

Este estudo resultou em um artigo, desenvolvido no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, intitulado “Práticas Contábeis e a Accountability em Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul”, de autoria de Nelson José Thesing, Vaneza Lima dos Santos, Pedro Luís Büttenbender, Claudia Maria Prudêncio de Mera e Luciana Paim Pieniz, publicado pela revista eletrônica do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Para identificar e analisar os desafios percebidos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que contaram com a participação de 13 profissionais, sendo 11 Contadores e 02 Assistentes Sociais, para compreender a necessidade/contribuição de se ter accountability nas Universidades Comunitárias gaúchas: Federação de Estabelecimentos de Universidade FEEVALE, Centro Universitário Metodista (IPA), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Universidade La Salle (UNILASALLE), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Nas entrevistas, os pesquisadores conseguiram identificar alguns fatores de destaque, por exemplo: as informações contábeis contribuem de forma significativa para aferir os resultados econômicos e financeiros, bem como os investimentos em Projetos Sociais. Assim, a pesquisa aponta que as informações contábeis podem ser consideradas uma base de dados oficial da mensuração econômica, capaz medir ou traduzir os números em valores que apresentam as ações de Responsabilidade Social. Desta forma, o estudo apresenta o processo reflexivo a partir do fazer acadêmico, em torno da accountability, apresentando o sentido para quem a produz, seus processos não só técnicos instrumentais, mas de cunho qualitativo.

A pesquisa também aponta que os contadores das Universidades Comunitárias encontram dificuldades durante o período de elaboração dos Relatórios Sociais, entre eles a fragilidade na padronização das informações, oriundas dos diversos setores, para a compilação das informações, ou seja, juntar e agrupar as principais informações necessárias para os relatórios.

No entanto, segundo os autores, é importante registrar as dimensões atuais da contabilidade como uma forma eficaz de avaliação de desempenho econômico/ financeiro/ social de organizações e gestores, mecanismo indispensável no processo de tomada decisão no mundo acadêmico, para assim, dialogar com a accountability, caminho eficiente para qualquer instituição/organização comunicar-se com a sociedade. “Ao olhar a história da civilização, percebe-se que ela tem muito a ver com as Universidades Comunitárias, especialmente no Rio Grande do Sul, a partir da década de 1950, quando teve início um grande esforço das comunidades do interior, em buscar o ensino superior, na medida em que o Estado não se fazia presente. Significa, a insuficiente de políticas públicas que viabilizassem a oferta do ensino superior no interior do RS, fez nascer da força da comunidade um conjunto de iniciativas concretas de interesse coletivo”, concluem os pesquisadores. 

Sobre a Accountability

Pesquisas indicam que o campo teórico de accountability (prestação de contas), conquistou um espaço importante a partir da década de 1960. No Brasil, o termo accountability foi discutido inicialmente no ano de 1975 (CAMPOS, 1990). Portanto, um dos primeiros estudos no Brasil foram realizados pela autora, ao apresentar observações e questionamentos, em relação às consequências desta prática, bem como a fragilidade conceitual deste campo de estudo. Assim, o ambiente da accountability no Brasil, ainda permanece como um campo fértil de estudos, seja pelas necessidades teóricas, como nas pesquisas empíricas. 

A accountability está intrinsecamente ligada às atividades das Ciências Contábeis, onde a prestação de contas possibilita a transparência, clareza, com a própria responsabilidade, presente em falas “accountability remete a responsabilização, a ética, a transparência” e também “demonstrar as informações contábeis com transparência e clareza, de forma a viabilizar a compreensão de todos os envolvidos sobre as despesas, investimentos e custos que envolvem o trabalho realizado”. 

 Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência e estudante de Jornalismo da Unijuí.


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