Unijuí é destaque em evento internacional sobre cooperativismo - Unijuí

Unijuí é destaque em evento internacional sobre cooperativismo

Na última sexta-feira, dia 16 de julho, foi realizado o 4º Seminário Internacional de Cooperativismo em Encarnación, no Paraguai, através da promoção conjunta entre a Universidad Autônoma de Encarnación (UNAE) e Unijuí. Neste ano, o evento aconteceu a partir do tema “Reconstruir e inovar juntos para a sustentabilidade”, orientado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que definiu o tema “Reconstruir Melhor Juntos” para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo e o papel das cooperativas no combate ao novo coronavírus.

O seminário, marcado pelo Painel Internacional, contou com a participação do professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, doutor Pedro Luís Büttenbender, que também é professor convidado da UNAE e membro da Rede de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo (Rilac).

Do Paraguai, participou Silvia Marimoto, que é residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD/ONU; da Colômbia, Juan Fernando Álvarez Rodríguez, professor e diretor da Pontificia Universidad Javeriana e membro da Rilac; e da Argentina, Eduardo H. Fontenla, ex-membro da direção do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes) e membro do Colegiado de Graduados em Cooperativismo e Mutualismo. Participou, também, Matías Denis, do Centro de Investigación y Documentación de la Universidad Autónoma de Encarnación (Cidunae), que atuou como moderador do painel.

O evento também contou com as palavras da reitora da UNAE, doutora Nadia Czeraniuk, do presidente do Instituto Nacional de Cooperativismo (Incoop), Pedro Loblein, e da decana da Facultad de Ciencias Empresariales, doutora Laura Arévalos.

O professor da Unijuí e um dos líderes do Seminário, Pedro Luís Büttenbender, destaca que a integração transfronteiriça e latino-americana vem sendo ampliada e fortalecida, e tem no cooperativismo e na sustentabilidade temas prioritários também no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Reforça, ainda, que o cooperativismo vem sendo uma importante estratégia e mecanismo para o processo de reconstrução e de superação das crises decorrentes da pandemia, e a Unijuí é uma referência neste protagonismo.

Confira o Seminário na íntegra: