O desenvolvimento regional é muito mais do que o crescimento econômico. Ele nasce na vertente dos municípios e se consolida no ambiente regional a partir de sua dinâmica na cadeia produtiva. Em razão deste contexto, a doutoranda Roseli Fistarol Krüger desenvolveu, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, a tese intitulada “As políticas municipais para indústrias e as repercussões no processo de desenvolvimento regional”, sob orientação do professor doutor Sérgio Luís Allebrandt.
A partir da pesquisa foram entrevistados representantes do poder público, que formula as leis, e empresários, que as demandam, e apresentadas as repercussões das políticas industriais praticadas pelos municípios, sendo elas limitadas, reativas ou inovadoras. Para Roseli, o diferencial de sua pesquisa está no olhar para o regional/local. “Muitos estudos destacam as políticas nacionais de incentivo à indústria, mas não havia trabalhos, teses, no contexto regional/local. É desafiador e empolgante ao mesmo tempo”, destacou.
A tese apresenta os dois lados, do poder público e dos empresários, por serem elementos para o desenvolvimento de nova postura do poder público - que deve tornar-se muito mais ativo e menos reativo, a partir da formulação de políticas mais eficientes, em atuação conjunta com associações de empresários, segundo Roseli.
De acordo com a doutoranda, a escolha por realizar o doutorado na Unijuí aconteceu após realizar uma pesquisa no mercado. “A Unijuí é uma Universidade reconhecida no meio acadêmico e empresarial, não só na região, mas em todo o Sul do País, e por isso a escolha. Já a temática para minha tese partiu de uma identificação com o assunto que foi abordado. A tese apresenta as repercussões das políticas industriais praticadas pelos municípios, sendo elas limitadas, reativas ou inovadoras”, explicou.
Roseli defendeu a sua tese de doutorado neste mês, na área de concentração Planejamento e Gestão e na linha de pesquisa “Políticas públicas, planejamento urbano e gestão do território”. A banca foi composta pelos professores doutores Sérgio Luís Allebrandt (presidente/orientador, PPGDR/Unijuí), Nelson José Thesing (avaliador interno, PPGDR/Unijuí), Pedro Luís Büttenbender (avaliador interno, PPGDR/Unijuí), Antonio Paulo Cargnin (avaliador externo, POSGEA/Ufrgs) e Lucir Reinaldo Alves (avaliador externo, PPGDRA/Unioeste).
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí