A nova diretoria do Grêmio Estudantil Chico Mendes – GECOM, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis- foi eleita na última terça feira, dia 09 de junho. Com 56% de aprovação a chapa “Papo Reto” assume o comando das atividades do GREMIO no ano de 2015. A presidente é a aluna Tamara Zientarski de Oliveira da turma 221, tendo como vice, Laura Scherer Cezar, da turma 211. Segundo a presidente Tamara, para esse ano o novo Gecom espera poder realizar todas as propostas feitas pela chapa e também as sugestões feitas pelos alunos da escola. “Pretendemos fazer com que o ano seja muito produtivo e que possamos movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade”, finaliza a nova presidente. Participaram da votação alunos desde o quarto ano, dos anos iniciais até o terceiro ano do ensino médio. |
As crianças dos anos iniciais da turma B21 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA vem realizando estudos sobre Alimentação Saudável. Segundo a professora da turma, Sônica Falcão, estes aprendizados irão possibilitar a valorização dos saberes que as crianças já tem sobre o assunto bem como confrontá-los com os conhecimentos científicos, valorizando os hábitos e tradições culturais do grupo, auxiliando as crianças a realizarem boas escolhas, reconhecendo e apreciando os sabores sem ideias pré-concebidas, fundamental para o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante toda a vida. Pensando nesses aspectos, na última semana a turma recebeu para uma conversa a nutricionista Karina Rios, professora da UNIJUI e mãe de aluna, que abordou de uma forma lúdica, com muitas imagens e situações concretas, a importância de uma alimentação variada e rica em nutrientes, a falou ainda sobre a importância de se ter no cardápio diário alimentos oriundos da natureza em detrimento aos industrializados. Karina comentou ainda sobre o cuidado de que se deve ter com os produtos industrializados. A professora Sonia Falcão conta que o mercado de alimentação tem sido um dos mais prósperos e os lanches rápidos e industrializados encantam cada vez mais o público infantil. Considerando que a escola exerce uma grande influência na vida dos alunos, trabalhando de forma individual e coletiva, propomos neste projeto incluir a educação alimentar e nutricional no processo ensino e aprendizagem abordando o tema alimentação e nutrição. Educar no âmbito da alimentação e nutrição é a construção conjunta de processos contínuos visando o emprego da alimentação saudável, desenvolvendo ações que promovam a produção, seleção e consumo de alimentos, de forma adequada, saudável e segura, valorizando o consumo de alimentos naturais em detrimento dos industrializados. É importante que a criança participe do cardápio, principalmente na organização do lanche para escola, finaliza a professora. . |
O oitavo ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis realizou um saída a campo na última semana para realizar atividades físicas junto a Natureza. O local escolhido para a prática foi o Eco Esporte, em Entre-Ijuís. No local os alunos vivenciaram Arvorismo, Tirolesa e ainda jogaram Paintt Ball. Segundo o professor de Educação Física Marcos Maggio, atividades de aventura em diversos ambientes naturais possibilitam diferentes vivências do esporte convencional. O professor cita ainda a abrangência presenciada em termos e conceitos sobre os conteúdos, procedimentos em situações concretas da pratica sobre o conteúdo e ainda como agir no meio em que se encontraram envolvidos. A atividade foi acompanhada pela professora Vanessa Lena, também professora de Educação Física da Escola. Os alunos relataram que a experiência foi emocionante e que a pratica de exercícios junto a natureza são atividades muito prazerosas. ". |
Os alunos do 6° ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA foram desafiados a demonstrar qual o tamanho da superfície da quadra de esportes aberta da escola. Para a atividade que foi coordenada pela Professora de Matemática, Emanueli Bandeira Avi, foram disponibilizados materiais como jornal, fita métrica, régua e fita, e objetivou retomar com os alunos a ideia de área como o cálculo da medida de superfície, transformação de unidades de medida, assim possibilitando a compreensão desse importante conceito para as diferentes áreas do conhecimento. Os alunos construíram um metro quadrado utilizando jornal, e utilizaram essa unidade de medida como padrão para então medir quantos cabem na superfície da quadra. Segundo a professora, na sequencia serão estudados os mapas do Brasil e do RS, possibilitando a relação com conceitos importantes como densidade demográfica, o que significa habitantes por km², entre outros, a partir de uma exploração matemática desses conceitos. |
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