Notícias - Unijuí

Notícias EFA

Escritor ijuiense Christian Couto inspira estudantes em palestra sobre literatura

Na manhã desta quinta-feira, 07.05, como parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Livro, a EFA recebeu o escritor e mestrando em Educação nas Ciências, Christian Couto, para uma palestra inspiradora sobre sua trajetória literária e suas obras. O evento reuniu estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de conhecer a história do autor, suas motivações para escrever e os desafios que enfrentou em sua jornada.

Couto, que já publicou diversos livros, compartilhou com os estudantes sua paixão pela leitura e pela escrita desde a infância. Ele também falou sobre a importância da literatura como ferramenta de expressão, aprendizado e desenvolvimento da criatividade.

Durante a palestra, os alunos puderam fazer perguntas ao autor sobre seus livros, processo criativo e perspectivas para o futuro da literatura. Couto se mostrou receptivo e engajado, respondendo às perguntas com entusiasmo e proporcionando um momento de aprendizado e interação enriquecedor.

A palestra contribuiu para despertar ainda mais o interesse dos estudantes pela leitura e pela escrita. O evento também serviu como um incentivo para que os jovens explorem sua criatividade e expressem suas ideias através da literatura.

EFA promove gincana de Matemática

No último sábado, dia 4 de maio, os professores Alan Cavallin e Emanueli Bandeira Avi, que ministram a disciplina de Matemática, organizaram uma valorosa gincana de Matemática para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA. O evento, que contou com a participação de diversas equipes, foi marcado por momentos de troca de conhecimentos, trabalho em conjunto, raciocínio lógico e, claro, muita diversão.

A gincana foi desenvolvida em comemoração ao Dia Nacional da Matemática (06.05), idealizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência enriquecedora que fosse além da sala de aula. Através de atividades desafiadoras e envolventes, os estudantes puderam desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação interpessoal.

As equipes se dedicaram com entusiasmo às tarefas propostas, buscando soluções criativas e trabalhando em conjunto para superar os obstáculos. O clima de cooperação e o espírito de equipe foram essenciais para o sucesso das atividades, evidenciando a importância do trabalho em grupo no processo de aprendizagem.

"A gincana de Matemática foi uma ótima oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma lúdica e divertida", destacou o professor Alan Cavallin. "Ao mesmo tempo, os estudantes puderam desenvolver habilidades socioemocionais importantes para o seu desenvolvimento pessoal."

A gincana de Matemática da EFA foi um verdadeiro sucesso, demonstrando o potencial da educação para ir além dos conteúdos tradicionais e promover o aprendizado de forma significativa e prazerosa. A iniciativa contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e preparados para os desafios do mundo atual.

Turma A11 da EFA explora cores e sabores da natureza com tintas naturais

As crianças da Turma A11, da Educação Infantil da EFA, estão em uma jornada de descobertas sensoriais através das cores e sabores da natureza. Na última semana, a turma se aventurou no mundo das tintas naturais, criando obras de arte coloridas e perfumadas.

Utilizando frutas, legumes e outros ingredientes naturais, os pequenos artistas da EFA transformaram a sala de aula em um atelier vibrante. Beterraba cozida rendeu um vermelho intenso, erva-mate proporcionou um verde exuberante, entre outras cores.

A cada mistura, as crianças exploraram as diferentes texturas e aromas dos ingredientes, despertando a curiosidade e aguçando os sentidos. As tintas naturais, além de serem livres de produtos químicos, proporcionaram uma experiência sensorial única para os pequenos.

Com pincéis em mãos, as crianças deram vida à sua criatividade em papel. As cores vibrantes das tintas naturais se entrelaçaram, criando paisagens abstratas e desenhos representativos. A cada pincelada, a alegria e a empolgação eram contagiante.

Mais do que uma atividade lúdica, a experiência com tintas naturais promoveu o contato das crianças com a natureza de forma consciente e divertida. Ao explorar as cores e sabores da natureza, as crianças constroem memórias inesquecíveis e desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento.

Nova diretoria de 2024 do Grêmio Estudantil Chico Mendes – GECOM é eleita

A nova diretoria do Grêmio Estudantil Chico Mendes – GECOM, da EFA, foi eleita nesta manhã (29.04), no auditório da Escola. Com 90% de aprovação, a chapa “Jovens em Ação” assume o comando das atividades do Grêmio no ano de 2024. A presidente é a aluna Bruna de Oliveira Kronbauer da turma 231, tendo como vice, Eduarda Reichert, da turma 221. Participaram da votação os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Alunos do 5º ano criam e-book inspirado nos poemas Haikais

A turma B51 dos Anos Iniciais mergulhou no mundo dos poemas Haikais, explorando a beleza da natureza, a simplicidade e a riqueza da vida através da forma poética japonesa. É um tipo de poema bastante diferente daqueles que sugerem nossa memória, pois são pequenos, com métrica e moldes orientais.

Em uma vivência de contemplação da natureza da escola, os alunos se conectaram com os elementos naturais e despertaram sua criatividade. Através da observação atenta e da sensibilidade, cada um traduziu suas percepções em versos curtos e impactantes.

Na plataforma online Canva, os haikais ganharam vida em um e-book encantador, reunindo a arte das palavras e a beleza das imagens. O e-book está disponível acessando o link: https://drive.google.com/file/d/1_eepVDiUyXPXxzYU_tvqU_-vFai3kZOS/view?usp=drive_link