As crianças dos anos iniciais da turma B21 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA vem realizando estudos sobre Alimentação Saudável. Segundo a professora da turma, Sônica Falcão, estes aprendizados irão possibilitar a valorização dos saberes que as crianças já tem sobre o assunto bem como confrontá-los com os conhecimentos científicos, valorizando os hábitos e tradições culturais do grupo, auxiliando as crianças a realizarem boas escolhas, reconhecendo e apreciando os sabores sem ideias pré-concebidas, fundamental para o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante toda a vida.
Pensando nesses aspectos, na última semana a turma recebeu para uma conversa a nutricionista Karina Rios, professora da UNIJUI e mãe de aluna, que abordou de uma forma lúdica, com muitas imagens e situações concretas, a importância de uma alimentação variada e rica em nutrientes, a falou ainda sobre a importância de se ter no cardápio diário alimentos oriundos da natureza em detrimento aos industrializados. Karina comentou ainda sobre o cuidado de que se deve ter com os produtos industrializados.
A professora Sonia Falcão conta que o mercado de alimentação tem sido um dos mais prósperos e os lanches rápidos e industrializados encantam cada vez mais o público infantil. Considerando que a escola exerce uma grande influência na vida dos alunos, trabalhando de forma individual e coletiva, propomos neste projeto incluir a educação alimentar e nutricional no processo ensino e aprendizagem abordando o tema alimentação e nutrição. Educar no âmbito da alimentação e nutrição é a construção conjunta de processos contínuos visando o emprego da alimentação saudável, desenvolvendo ações que promovam a produção, seleção e consumo de alimentos, de forma adequada, saudável e segura, valorizando o consumo de alimentos naturais em detrimento dos industrializados. É importante que a criança participe do cardápio, principalmente na organização do lanche para escola, finaliza a professora.
.
|