Foi realizado no dia 18 de outubro na cidade de Ijuí, o XV Campeonato Estadual de Judô da Liga Riograndense de Judô, Geral e Equipes. A competição contou com a participação de 300 atletas, este evento sendo o principal do Circuito Judô Gaúcho 2015, foi organizada pela Sociedade Ginástica Ijuí - SOGI, e Liga Riograndense de Judô com apoio do Poder Público Municipal através do CMDL, reunindo atletas de 14 cidades do Rio Grande do Sul. O professor Jean Veiga ressalta que o evento só pode ser realizado pela união da equipe e pelo apoio de entidades do município de Ijuí em especial a Sociedade Ginástica Ijui, ressaltando também o ótimo nível técnico da competição e o bom desempenho da Equipe SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ, a equipe conquistou 38 medalhas de Ouro, 26 de prata 9 de bronze. A equipe buscara apoio para participar do Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado no mês de novembro, na cidade de Brasilia. Classificação por Equipe da 5º Etapa Circuito Judô Gaucho 1º SANTA MARIA JUDÔ (SANTA MARIA) 2º SOGI – Sociedade Ginástica Ijui (Ijuí) 3 Equipe Brasa Sul de Judô ( Rosario do sul) 4º ACAM- ASSOCIAÇÃO COMBATE DE ARTES MARCIAIS -GARIBALDI 5º Projeto Bushido ( Dilermano de Aguiar )
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Em complemento aos estudos de sala de aula o 7º ano do ensino fundamental, turma C71 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, acompanhados pelos professores Gilmar A. Walker e Marcos V. Maggio, realizou viagem de estudos ao município de Mata - RS. Lá a turma visitou duas praças, o Museu Padre Daniel Cargnin e o Jardim Paleobotânico, pontos turísticos importantes desse município que se destaca no cenário gaúcho pelas árvores pedrificadas, um evento geológico que ocorreu a mais de 250 milhões de anos. Após o grupo se dirigiu a cidade de Nova Esperança do Sul, onde estudaram diferentes aspectos geológicos na formação a Gruta Nossa de Fátima, maior gruta em arenítico da América do Sul e do kênion. Essa saída, segundo o professor Gilmar A. Walker veio completar “in loco” estudos realizados em sala de aula referente ao relevo, clima e vegetação.
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A educação infantil, pela turma A41 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA foi até o Campus da Unijuí visitar o Laboratório de Zoologia da Universidade para complementar o que foi objeto de estudo do projeto "Animais e suas relações com o meio". Nesta visita, segundo a professora da turma, Leticia Kruger De Cordova, as crianças puderam conhecer alguns animais através da observação comparando os diversos grupos através das características especificas de cada um, complementando os estudos realizados ao longo do ano sobre os animais. Por estarem presente em seu cotidiano, seja em casa, livros de histórias ou em desenhos animados o estudo dos animais é algo que desperta interesse de uma forma natural nas crianças dessa faixa etária, o que possibilita aprofundar os estudos, buscando respostas para suas perguntas através da pesquisa, finaliza a professora. A turma ainda o mês de outubro realizará uma viagem ao Criadouro São Braz em Santa Maria, momento em que terá a oportunidade de conhecer animais vítimas de maus tratos sensibilizando e refletindo sobre a relação do ser humano com os animais. . |
A turma A31 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA foi até o Câmpus da UNIJUÍ para ter uma aula especial na Marcenaria da Universidade. Esta atividade fez parte do projeto Aula no Câmpus, e vem de encontro ao projeto Conhecendo Algumas Profissões, o qual a turma vem desenvolvendo. Segundo a professora Jussara Appelt, as crianças nessa visita puderam conhecer o dia a dia de uma marcenaria e as possibilidades que essa profissão oferece. A turma acompanhou a produção de uma penteadeira, a qual foi instalada posteriormente na sala de aula e será usada na a próxima etapa do projeto das profissões onde a turma recebera mães que trabalham na área da estética. Este momento de aula no campus com o tema aliado ao projeto de estudo da turma, segundo a professora Jussara, é uma das possibilidades que a EFA proporciona dando vida ao tema em estudo, tornando o estudo mais atraente, valorizando o que os alunos já sabem e respeitando o que desejam aprender naquele momento, criando situações de aprendizagens significativas. A professora frisa ainda que a partir destas vivencias in loco a criança produz perguntas e conhecimentos pertinentes a cerca do que se espera construir em determinados projetos. . . |
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