Aconteceu na EFA/UNIJUÍ Três Passos de 12 a 18 de maio a Semana da Enfermagem. Para realização do evento contou-se com parcerias da Prefeitura Municipal e Hospital de Caridade de Três Passos. Ocorreram diversas palestras voltadas a valorização dos Profissionais da Enfermagem. O fechamento das atividades se deu com o Prefeito José Carlos Amaral (também Enfermeiro), falando sobre a História da Enfermagem. Em seguida foi realizada atividades em grupo que foram conduzidas pela palestrante Sonia Khun, a qual ressaltou a importância da motivação e da união no exercício da profissão. Segundo a coordenadora adjunta do Curso Técnico de Enfermagem EFA/Três Passos, professora Andreia Viviane de Oliveira Kuntzel, os alunos da EFA/Unijui marcaram presença interagindo, tendo uma semana de atividades muito positiva. . |
A equipeSOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ, participou da 2º Etapa do Circuito Estadual de Judô na cidade de Santa Maria no dia 17 de maio com trinta e dois atletas, ficando em 2º lugar na classificação geral por equipe, o evento contou com participação de 10 equipes do RS e uma da Argentina no total de 300 atletas. A equipe contou com a participação de atletas de núcleos dos 5 municípios da região Ijui, Panambi, Cruz Alta, Ajurícaba e jóia, a equipe se sagrou campeã em 19 categorias, conseguindo pela primeira vez se sagrar campeã por Equipe Open Masculino, ganhando do Santa Maria Judô na Semi-final por 4x1 e a Associação Alegretense de Judô na final por 3x0. A equipe foca seus treinamentos para a 3º Etapa do Estadual de Judô que será realizada no dia 5 de julho na Cidade de Garibaldi. Este ano a equipe estará sediando mais uma vez o Campeonato Estadual da Liga Riograndense de Judô, que será realizado no dia 18 de outubro, com o objetivo de participar de todas as etapas do Circuito estadual 2015, buscando classificar um grande número de atletas para participar do Campeonato Brasileiro que será realizado nos dias 20 á 22 novembro em Brasília |
A homenagem às mães do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, aconteceu na última sexta-feira e foi um sucesso, auditório lotado, crianças e famílias felizes, chá, grandes talentos da Escola. Direção, Conselho de Pais e Professores coordenaram o evento que contou com apresentações artísticas, vídeo making of dos ensaios, venda de pratos de doces e salgados e chá para as famílias que vieram até a escola prestigiar o evento. A tarde festiva envolveu crianças e jovens, assim como, mães, pais, avós, avôs, cuidadores, tias, dindas e amigos que apreciaram a programação, se integraram e contribuíram com doações e trabalho voluntariado. Segundo a diretora Rosane Nunes Becker "a escola se move por um projeto pedagógico que tem na intencionalidade do seu fazer, no encantamento da cultura de sua comunidade escolar. Cultura esta, construída nas relações entre as pessoas que a institui e que a mantém pela tradição. O trabalho em equipe é fundamental nos diferentes eventos. A escola e a família em sintonia, na ciranda que envolve o processo das diferentes formas de expressão do conhecimento". |
A família tem sido e é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência na criança e do jovem, pois ela é a base para o seu desenvolvimento moral e afetivo. Atualmente as famílias são organizadas de diversas maneiras e o compromisso de educar em um ambiente onde o diálogo e o amor prevaleçam está sendo cada vez mais afetado. O bom relacionamento familiar e a convivência prazerosa são o grande segredo para o crescimento do respeito mútuo e do se constituir de fato, humano: solidário, cuidadoso consigo e com o outro, exigente de boas práticas de vida, rigoroso na tarefa de dar conta daquilo que é de cada um.
Quando se leva a sério a missão de educar, também se reconhece a importância em conceber a criança e o jovem na incompletude e complexidade como seres humanos, que têm necessidades físicas, psíquicas e sociais a serem supridas; que são dependentes e precisam ser tratados com afeto, cuidado e rigor. Daí a importância em serem orientados com critérios de verdade e justiça, de incentivos e limites para a construção de seu caráter. Algumas famílias estão desgastadas em seus laços afetivos e o lar passou de um centro gerador de vida e diálogo para uma agitação e desencontros, quando não apenas um ambiente em que as pessoas se fazem presentes somente enquanto dormem. Há falta de espaço comum para o encontro.
Dentro do próprio lar os espaços foram se individualizando. Os quartos passaram a ser pequenas residências, dentro da grande residência, com televisão, computador e outros objetos, além da cama e do guarda-roupa, onde se passa a maior parte do tempo, com isso, perde-se muito no convívio familiar. A sala de refeições, de estar e a cozinha; espaços que seriam para a troca de experiências e para a manifestação de sentimentos e de partilha, acabam ficando vazias. É de fundamental importância à família ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos importantes na sua constituição. Saber dizer “não”, introduzindo-os no mundo real, fazendo-os pensar no que foi negado para que amadureçam com sabedoria e justiça. A família é o primeiro lugar de viver a experiência de conviver com as diferenças de idade, temperamento, relações interpessoais marcadas pela colaboração, tolerância, serviço, aceitação, solidariedade, limites e potencialidades. Esse processo só poderá ocorrer por meio da família primeiramente e depois da escola como responsável por dar continuidade a esse trabalho e a introduzir o conhecimento sistematizado próprio da função da escola.
No decorrer da história, muitas mudanças foram marcando a educação e com a chegada da modernidade e transformações sociais chegamos a um modelo familiar que oferece amor incondicionado, um refúgio do mundo considerado estranho, competitivo e ameaçador. Vivemos uma cultura emocional, sentimental baseada na superproteção, onde se recompensa sem merecimento, permite- se sem critérios e se defende sem a preocupação de considerar os fatos. Tudo isso vem trazendo preocupação para a escola que entra como parceira na responsabilidade de educar, já que ela tem o compromisso de oferecer parâmetros para os alunos crescerem como seres humanos capazes de tomar decisões e de agirem como protagonistas de sua própria história, oferecendo uma educação contínua e permanente. Os valores da família precisam vir ao encontro com os da escola para que as crianças e jovens percebam e aprendam com as atitudes e modelos convergentes. Alguns desafios precisam ser enfrentados para que a educação aconteça de maneira efetiva. Escola e família juntas na tarefa de contribuir na construção de um sujeito com bons referenciais de ser humano. Aspectos como: estarem informados sobre o que acontece na escola, a confiança nos encaminhamentos e no projeto educativo, o zelo na realização dos trabalhos, o cuidado com as tarefas de casa, considerando serem estas, estratégia de estudos e retomada do já aprendido, organização com os materiais escolares, então tantos outros aspectos que poderiam ser elencados são as melhores formas de se promover qualidade como investimento nas crianças e nos jovens.
Na família e na escola, onde existe a interação que dialoga, que abraça, que perdoa, que ouve, que reflete, que delimita espaços, que assume compromissos e contratos, que auxilia no aprender valorizar e a ter projetos de vida, é possível construir uma consciência humana, criativa e crítica, capaz de enfrentar as dificuldades e ir à busca de um mundo onde prevaleça a democracia, como direito e deveres, justiça e senso de responsabilidades de que vivemos em sociedade, com regras e valores sociais fundamentais para uma boa educação.
Equipe Diretiva.
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