Notícias - Unijuí

Notícias EFA

O Surrealismo Comestível da C71

 

A turma C71 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis-EFA, a partir dos estudos  sobre a arte moderna dentro do período histórico Surrealista, teve como desafio criar uma “obra de arte comestível”.

Segundo a professora Vivian Belter, os alunos puderam socializar em aula os trabalhos, explicando como se deu o processo artístico de cada obra.

Após a sistematização e reflexão houve um momento de confraternização e degustação.


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Ijuí sedia campeonato Sul Brasileiro de Judô

 

Entre os dias 16 e 17 de agosto, aconteceu na cidade de Ijuí, o Campeonato Sul-Brasileiro de Judô e a 5º Etapa Circuito Judô Gaucho. A competição contou com a participação de 500 atletas, evento este o mais importante desta modalidade de esporte na região Sul do Brasil, durante o ano de 2014, foi organizada pela Sociedade Ginástica Ijuí - SOGI, sendo um oficial da Liga Nacional de Judô e Liga Riograndense de Judô com apoio do Poder Público Municipal através do CMDL e o Governo Estadual via FUNDERGS e a EFA,  reunindo atletas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e atletas convidados do Rio de Janeiro e da Argentina.
O professor Jean Veiga ressalta que o evento só pode ser realizado pela união da equipe e pelo apoio de varias entidades do município de Ijuí, ressaltando também o ótimo nível técnico da competição e o bom desempenho da Equipe SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ, a equipe conquistou 32 medalhas de Ouro, 18 de prata 16 de bronze.  Os atletas campeões do Sul-Brasileiro estão classificados para o Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado no mês de novembro na cidade de Ouro Preto - Minas Gerais.

Classificação por Equipe da  5º Etapa Circuito Judô Gaucho
1º SANTA MARIA JUDÔ (SANTA MARIA)
2º SOGI – Sociedade Ginástica Ijui (Ijuí)
3 Associação Alegretense de Judô ( Alegrete)
4º Projeto Bushido ( Dilermano de Aguiar )
5º Equipe André da Costa ( Rosário do Sul )
6º Dojo ( São Borja )

Classificação Sul Brasileiro de Judô
1º Rio Grande do Sul
2º Santa Catarina
3º Parana
        
Classificação dos Alunos do projeto Judô EFA

Campeão Gustavo Lemanski
3º lugar Gabriél Aldrovandi Sikacz
3º Lugar Natan Franzen
3º Lugar Vinicius fuhr
4º Lugar Arison Dezordi Biolch
4º Arthur João Della Flora


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Segundo ano da EFA visita SENAI para realizar estudos sobre combustão

 

O segundo ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, visitou a Oficina Mecânica do SENAI, com o objetivo de observar “in loco” o funcionamento de um motor a combustão.
Segundo a professora de Física da escola, Janete Maria Strieder, a ideia da visita a uma oficina mecânica, surgiu da necessidade de obter respostas às inúmeras indagações dos alunos frente ao tema da situação de estudo, “Matéria e Energia: Transformação e Conservação em Processos Naturais e Tecnológicos”, temática essa, que desencadeou diversos questionamentos pertinentes.   “Entendemos que obter respostas com pessoas especializadas no ramo mecânico, é uma forma de enriquecer o ensino que encoraja e incentiva a autonomia do aluno para gerar seus próprios conhecimentos vinculados ao seu cotidiano, assim o saber deixa de ser uma mera aquisição de informações para se tornar algo realmente útil para suas vidas”, conta a professora.
            Através dessa atividade pode se aproximar os conceitos Físicos em questão, a outros componentes curriculares como a Química e a Biologia, por exemplo. Uma vez que, a situação de estudo visa romper com a apresentação linear dos conteúdos científicos, desenvolvendo compreensões interdisciplinares e transdisciplinares. Dessa forma, os conceitos Físicos, Químicos e Biológicos interagem, se complementam, para que os conceitos necessários para compreensão da SE “Matéria e Energia: Transformação e Conservação em Processos Naturais e Tecnológicos”  tenham significados reais, ricos de vivências e dinamicamente inter-relacionados.
Ainda para a professora Janete Maria Strieder, essa atividade interativa foi de suma importância, uma vez que, ofereceu condições para que o aluno, por meio de ações efetivas, pudesse dar maior sentido ao conhecimento a ser construído.


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Matemática com um gosto especial na EFA.

 

O sexto ano do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, teve uma aula de matemática diferente e um tanto quanto saborosa. O objetivo dessa aula foi através da produção de pizzas estudar frações, conceito que naturalmente causa muita aversão nos alunos desde pequenos.
Segundo a professora de Matemática da escola, Emanueli Bandeira Avi, o desafio foi ensinar frações de uma maneira criativa, para que os alunos pudessem compreender de forma mais clara que a fração é parte de um todo e que esse todo pode ser “quebrado em partes iguais”, gerando assim uma fração. Fazer pizzas segundo a professora foi uma alternativa encontrada para trabalhar este conceito de forma concreta e saborosa, pois com as receitas das pizzas foi possível usar as medidas trabalhar o conceito e as transformações necessárias, ou seja, quando cortamos a pizza em partes iguais estamos ajudando muito na visualização das mesmas.
A atividade consistiu na realização da atividade por diferentes representações de um mesmo conceito: Fração na sua representação numérica, na forma de número decimal, na representação em forma de desenho e ainda de forma concreta, através da divisão dos ingredientes e da própria pizza.
A professora Emanueli avalia o trabalho como muito positivo, pois além produtividade constatada do ponto de vista matemático, trabalhou-se também conceitos atitudinais, como o saber esperar, estar disposto a ajudar, partilhar e confraternizar com os amigos.


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Segundo ano da EFA conclui Projeto de Estudos sobre atividades Motoras Básicas

 

A turma B21, dos Anos Iniciais do  Centro de Educação Básica Francisco de Assis-EFA, teve como ênfase neste primeiro semestre que se encerrou o estudo das Habilidades motoras básicas. Segundo a professora da escola, Eduarda Virginia Burckardt, este trabalho visou compreender, nomear e identificar as habilidades motoras básicas de locomoção, manipulação e estabilização, buscando na criança autonomia para executa-las e então combina-las, procurando a participação destes alunos no saber fazer e participar para sentir-se parte do processo.
Segundo Adriana Reis Brum, mãe de um aluno, a ideia de mandar um tema de educação física pra casa (experimentar várias formas de quicar a bola), foi muito positivo. Ela conta ainda que no inicio seu filho mal conseguia quicar a bola duas vezes e agora já está ficando craque e muito entusiasmado com a atividade! Ótima iniciativa ressalta a mãe, que complementa que para surpresa do casal, depois de algumas horas de brincadeira o progresso na atividade proposta para o filho foi evidente.
Os alunos da escola participaram e se envolveram no estudo de diferentes formas: Leituras, montagem de cartazes, trabalhos em grupo, planejamento de atividades combinando as habilidades e também com temas de casa.




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