Uma das marcas da história do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA é o ensino da Arte permeando o currículo escolar em todas as suas etapas. Neste ano, para além de aulas de Música, as crianças também estão usufruindo de uma professora de Artes. Em culminância de projeto de trabalho em que se pauta a exploração, a expressão e a construção do percurso criador de cada aluno, os adolecescentes do Ensino Médio, realizaram pesquisa virtual dos elementos da visualidade, organizando suas produções com o uso da fotografia, registrada e selecionada de suas proprias experiencias artísticas. Usando recursos e ferramentas como o Photoshop, os alunos buscaram mesclar suas fotos com obras de artistas famosos, resultando assim em uma interferência imagética, onde se deu um novo olhar, sentido e apreciação às obras. Segundo a professora Vívian Belter Lunardi, responsável pela atividade, "com o surgimento das novas tecnologias de obtenção de imagens, principalmente a partir da fotografia, cinema, televisão, publicidade e hoje com a internet, o que se vê é um novo conceito de produção e distribuição do conhecimento, que se dá, cada vez mais pelo uso da imagem. Sendo assim, buscou-se ampliar o repertório imagético e criativo associando seus saberes e gostos com obras de arte que compõe a história da humanidade". . |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, dando continuidade aos trabalhos da Jornada de Pesquisa Literária, recebeu, nesta quarta feira, 13/07, o escritor Gustavo Melo. A vinda do autor é mais uma das atividades da Festa Literária inserida na Jornada de Pesquisa Literária promovida pela EFA O autor que é natural do Recife e vive HÁ cerca de dez anos no Rio Grande do Sul, tem seis livros publicados,. Gustavo veio à EFA conversar com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em especial os do oitavo e nono ano da Escola, turmas as quais leram as obras “Acertando o Alvo’’ e ‘’A Casa’’, ambos do autor. Ao escritor foram apresentadas, uma dramatização e uma releitura com um novo final para uma de suas histórias. A manhã seguiu com bate papo e sessão de autógrafos. O autor conta que a literatura lhe proporciona o prazer de criar e, consequentemente de escrever, sendo assim, busca fazer com que os leitores gostem de suas histórias e assim possam se desenvolver como pessoas a partir das ferramentas que a literatura oferece. Ele busca que seus livros proporcionem divertimento e sejam uma fonte de crescimento para outras pessoas e, também, uma ponte para se buscar outros livros de literatura. A coordenadora pedagógica, Rosana Barros, conta que a Jornada de Pesquisa Literária, em especial, a Festa Literária, e os momentos recentes em que a EFA vem recebendo autores, fortalecem o trabalho realizado em torno do campo da Leitura. Muitas pesquisas foram produzidas e apresentadas abordando diversos gêneros textuais e literários com muito êxito pelos alunos. O Ensino Médio aprofundou a pesquisa em obras literárias nacionais e estrangeiras desde os textos apócrifos, passando por contos e lendas medievais, obras da Poesia e da Prosa romântica e do Regionalimo de 1930 no Brasil, Ficção Científica, Automobilismo, Mutação Genética, Animação, bras censuradas, que deverá ser apresentada também no salão do conhecimento da unijuí no último trimestre.
. |
DIA: 24/06 SEXTA-FEIRA (M) DIA: 01/07 SEXTA (N) DIA: 04/07 SEGUNDA-FEIRA (M/T) DIA: 04/07 SEGUNDA-FEIRA (T) DIA: 06/07 QUARTA-FEIRA (M) DIA: 06/07 QUARTA-FEIRA (T) DIA 07/07 QUINTA-FEIRA (M) DIA 07/07 QUINTA-FEIRA (T) DIA: 09 de julho SÁBADO DIA 12/07 TERÇA-FEIRA (M/T/Vespertino) DIA: 12/07 TERÇA-FEIRA (T) DIA: 13/07 QUARTA-FEIRA (M) DIA: 14/07 QUINTA-FEIRA (M /T/vespertino) DIA: 14/07 QUINTA FEIRA (Tarde) DIA: 15/07 SEXTA-FEIRA : Aniversário da EFA DIA: 15/07 SEXTA-FEIRA (M) DIA: 15/07 SEXTA-FEIRA (T) DIA 16/07 SÁBADO (M/T) |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA vem realizando um trabalho de orientação aos alunos dos anos finais e Médio com a profissional psicopedagoga, Juliana de Souza Sfalcin, com objetivo de contribuir com a formação do aluno em sala de aula, discutindo a gestão dos conflitos do dia a dia e conteúdos atitudinais. Nesses encontros, são trabalhadas temáticas a respeito de problemas que interferem na aprendizagem do grupo e colocam em risco a qualidade da convivência. Os conflitos, o descuido com os espaços coletivos e o desrespeito entre os alunos são alguns dos assuntos que costumam se inserir nesses encontros, promovendo também ações preventivas, através de orientações com assuntos complexos e diversos que podem ser potencializadores de futuros conflitos, podendo ser por meio de debates, filmes ou da leitura de textos, enfim com dinâmicas variadas. O fundamental é que os temas abordados, tanto procedimentais quanto atitudinais tratados nas atividades propostas pela orientação, se materializem em ações concretas. A circulação da palavra é importante, mas ela não garante, por si só, a transformação da realidade que preocupa. O profissional que orienta precisa ajudar os alunos a planejar e executar ações que colaborem com a resolução dos problemas que afetam a qualidade da aprendizagem assim como das relações sociais vividas na escola, finaliza Juliana. . |
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.