A turma 221, segundo ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, acompanhada pelo professor Jader da Silveira, foram ao laboratório de Química da EFA realizar um experimento de Eletroquímica. A ciência tem múltiplo papel formativo no Ensino Médio, pode oportunizar um conhecimento crítico do mundo e do tempo em que se vive, pela capacidade de mobilizar o conhecimento científico, questionando e analisando ideias e fatos em profundidade, avaliando a confiabilidade de informações e dados e podendo elaborar hipóteses e argumentos com base em evidências. Essa dimensão formativa envolve reflexão sobre os fundamentos dos vários saberes e possibilita ao estudante reconhecer o caráter histórico e transitório do saber científico, bem como a possibilidade de diálogo com outras formas de conhecimento e com outras convicções.
Segundo o professor, o desafio proposto para a turma foi reproduzir a Pilha de Daniell, a qual foi construída em 1836, numa época em que a expansão dos telégrafos com fio exigia fontes de corrente elétrica. “O experimento deu certo, pois, a lâmpada usada para testar a pilha acendeu, e isso se deu porque o conjunto de eletrodos, fios metálicos e a ponte salina forneceu as condições para a movimentação ordenada de cargas elétricas, originando uma corrente elétrica, finaliza o professor.
O laboratório de Química da EFA passou por uma reforma recentemente e vem qualificando ainda mais as aprendizagens e experimentos práticos realizados pelas turmas.
|