Os alunos do terceiro ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA, realizaram um acampamento orientado, nas dependências do Hotel e Fonte Ijuí, os quais são apoiadores do projeto, o Núcleo de Eventos e o Curso de Educação Física da Unijuí. Este projeto teve a coordenação do professor de Educação Física EFA, Marcos Maggio, e faz parte do currículo da escola, situações de vivencias com atividades praticas relacionadas aos estudos. Os estudantes são desafiados a construirem conceitos sobre temas abordados em aula relacionando-os com as vivências e experiências destes, sendo este o diferencial do projeto. O projeto foi estruturado em um módulo com duração de três meses, com diferentes possibilidades de estudos em vários campos, envolvendo os alunos como condutores do processo, o que faz que estes tenham maior envolvimento e prazer em construir e participar ativamente das atividades. As práticas realizadas na Fonte Ijuí foram rapel, caiaque, esporte de orientação diurno e noturno, pista noturna guiada por fio, construção da estrutura coletiva para acampar, e uma atividade realizada pela primeira vez foi ascender uma fogueira de forma primitiva, usando bastões e arcos de fricção para gerar calor, sendo que esta envolveu bastante estudo anterior e posterior ao acampamento pois os alunos que não obtiveram sucesso inquietaram se e buscaram corrigir pequenos erros de conduta para que o fogo surgisse. Segundo o professor Marcos "o projeto foi um sucesso, os alunos tiveram atuações brilhantes em termos de autonomia, responsabilidades, organização e trabalho em equipe. Evento de grandes aprendizagens para todos os envolvidos".
Abaixo alguns depoimentos dos alunos sobre a atividade: Henrique Batista: Foi a melhor experiência que já tive em meio à natureza, sem dúvidas. A vivência das atividades, a aprendizagem antes, durante e depois do acantonamento foram totalmente válidas ao nosso ensino. Durante os dias na natureza, nós realizamos diversas práticas esportivas, muitas delas radicais. Foi possível o afrontamento de muitos medos, assim como a quebra de barreiras pessoais, particularmente, o medo de altura foi uma aversão que eu superei durante a prática de rapel, que foi realizada numa parede de pedra de 12 metros de altura, tudo isso com acompanhamento do professor e com os equipamentos necessários para a prática de tal atividade que envolve riscos calculados. Maria Eduarda Antunes: O acampamento foi uma experiência que me proporcionou vivenciar novas aventuras como o rapel, que apesar de ter extremas dificuldades com alturas, consegui encarar o desafio e, de certa forma, enfrentar o meu medo. As orientações serviram para aprendermos a trabalhar em grupos, sempre respeitando determinadas opiniões dos colegas. Portanto foi uma experiência marcante na minha vida e valeu muito a pena todo o esforço feito para conseguirmos realizar esta atividade. Tainá Dressel: Para mim, o acampamento foi uma experiência única, são poucas as escolas que proporcionam atividades diferenciadas como essa, e talvez tenha sido minha única chance de experimentar essas atividades junto a natureza como o rapel, a corrida de orientação, a prática do tentar fazer fogo com o auxilio de instrumentos "rudimentares". A prática de caminharmos em meio a mata à noite guiados por uma corda, sem o auxilio de lanterna ou qualquer outro instrumento, foi onde precisei respirar fundo e confiar nos professores. Consegui superar o medo e no fim foi a que mais gostei. A tarefa de conviver em grupo nem sempre é fácil, então, o acampamento também foi muito importante por nos proporcionar um momento de trabalho conjunto onde dependíamos um do outro para nos mantermos bem durante os dois dias, praticamos a solidariedade e vimos a importância de pensar no bem comum. Gabriela Ceretta: O acampamento foi uma atividade diferenciada, desafiadora e muito interessante, pois as atividades e a convivência com a natureza fugiram do nosso dia a dia, e acredito que muita gente não tem acesso a essas atividades como nossa turma teve. Foi uma oportunidade única, que quem foi, aproveitou muito. . |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA em conjunto ao Conselho de Pais promoveu na ultima quarta feira, 04/05, o chá alusivo ao Dia das Mães. A programação especial contou com a presença de pais, mães, avós e demais responsáveis, que vieram até a Escola no final da tarde saborear os pratos de doces e salgados preparados pelos pais conselheiros. Concomitante ao evento aconteceu diversas apresentações artísticas de talentos da EFA. Teve Poesia e Música por alunos e professores, sorteio de brindes e a participação do projeto especial de dança expressiva coordenada pela professora Eduarda Virginia Burckardt. Para fechar a tarde com chave de ouro, foi lançada oficialmente a Orquestra Estudantil Paulo Rudi Schneider. O projeto tem a regência do maestro Oseias Machado. A orquestra conta com doze integrantes que juntos executam diferentes instrumentos musicais que fazem parte da composição de orquestras sinfônicas, mas que também contêm outros instrumentos que não são comuns a esse tipo de grupo, como as flautas doces, o cavaquinho, o contrabaixo elétrico, entre outros. A orquestra se reúne semanalmente para estudos individuais e coletivos. Segundo a Diretora da Escola, professora Rosane Nunes Becker, o evento foi um sucesso e contou com toda a comunidade escolar envolvida na programação. Em ano de jornada literária, a comemoração foi enriquecida por leitura de diferentes gêneros textuais que exaltavam o valor da vida, da natureza e do amor. Pais, professores e estudantes juntos fortalecendo elos fraternos, partilhando bem estar e conhecimentos. O conselho de Pais foi determinante na organização do trabalho e, a sua contribuição na gestão da escola só reforça o espírito de engajamento e confiança no projeto educativo. . |
Com a intenção de intensificar o processo construtivo da formação leitora e, no intuito de fortalecer a pesquisa na escola, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA propôs para 2016, como principal projeto pedagógico, a Jornada de Pesquisa Literária. No percurso da jornada diversas atividades estão sendo realizadas, dentre elas aconteceu a entrega de obras Literárias para alunos de todos os níveis Escolares. As crianças da educação infantil, anos Iniciais mais o sexto ano, receberam obras da Escritora Léia Cassol, o sétimo e oitavo ano do autor Gustavo Mello, já o nono ano e o Ensino Médio da Escritora Luciana Bertoldo. Após a leitura e sistematização das obras com os colegas, as turmas esperam a presença destes autores na Escola para debater as obras e imergir ainda mais no universo da Literatura. O projeto em si tem como objetivo principal fortalecer a leitura do texto literário, bem como consolidar o processo de formação do leitor desde as mais tenras idades. Para a continuidade das ações da Jornada estão sendo realizadas atividades como sistematização das pesquisas, recital, leitura coletiva, leitura dramatizada, personagem da semana, visita a Museus, e ainda a participação no programa Roda Gigante, da Radio da Unijuí FM. |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA, promoveu na última sexta feira, 29/04, uma mesa redonda com os professores da área de ciências humanas, Josei Fernandes Pereira, Telmo Farias de Souza, Gilmar Walker e Sandra Nunes. Participaram do evento alunos e professores das turmas do nono ano dos Anos finais e do Ensino Médio da Escola. A pauta girou em torno do cenário político atual em nosso país. Durante a semana os professores promotores do evento instigaram os alunos a levantar questionamentos a cerca da crise institucional pela qual passa o país. Estas dúvidas foram usadas como referência para construir o debate da sexta feira. A conversa contou com a mediação do professor de História, Josei Fernandes Pereira, e teve em sua abertura um fragmento de um vídeo do Filósofo Mário Sergio Cortela, que faz uma leitura sobre a importância do conhecer e participar da vida politica da sociedade e, acima de tudo, participar das decisões já que "os ausentes não tem voz". A crise econômica, assim como a retração da economia, a desinformação, o discurso de ódio nas redes sociais, os conflitos que se transformam confrontos, foram algum dos aspectos abordados na mesa redonda. Conforme foram respondendo as perguntas, os professores deixaram a mensagem para os alunos que é difícil prever o que vai acontecer daqui pra frente. Contudo, falaram sobre a importância de buscar na História e na Sociologia, casos similares ao que vivemos no cenário da política atual, em que buscar entender o problema na fonte é uma forma de fazer uma leitura mais clara do momento que estamos vivendo. Os professores avaliaram como positivo o debate, destacando a intensa participação dos alunos. A criticidade e a capacidade de argumentar e sustentar suas opiniões também, foi um aspecto enaltecido e considerado de extrema importância pelos professores em relação aos alunos, mostrando-se sujeitos ativos e pensantes, aptos a fazer a diferença na construção do futuro da politica do nosso pais.
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