O Centro de Educação Básica Francisco de Assis /EFA no mês de novembro, terá eleição à Direção, para a gestão 2017 à 2019. Segundo a Diretora Rosane Nunes Becker, o processo democrático na escolha da direção é uma marca da EFA, desde 1992, que vem representando um importante avanço na democracia escolar. O voto é uma estratégia de participação dos diferentes segmentos, como forma de representar o reforço das ideias educativas propostas para o período da gestão, considerado a história da escola e suas necessidades. O êxito na educação é de todos é o lema da chapa concorrente a direção, que tem como candidata a diretora, a professora Maria do Carmo Pilissão e como vice-diretora, Janete Maria Strieder. A professora Maria do Carmo Pilissão atualmente é a vice-diretora da escola e a professora Janete Maria Strider, professora de Física, ambas com experiencia em gestão ao longo de suas trajetórias escolares. A eleição acontecerá no dia 22 de novembro, das 8h às 21h, pelo portal www.unijui.edu.br/login. Estão aptos a votar os professores, funcionários, pais e alunos a partir do 6 ano do ensino fundamental . Participam da votação, a comunidade escolar da EFA/Ijuí e da EFA/Três Passos com o Curso Técnico em Enfermagem. |
A turma 221, segundo ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, acompanhada pelo professor Jader da Silveira, foram ao laboratório de Química da EFA realizar um experimento de Eletroquímica. A ciência tem múltiplo papel formativo no Ensino Médio, pode oportunizar um conhecimento crítico do mundo e do tempo em que se vive, pela capacidade de mobilizar o conhecimento científico, questionando e analisando ideias e fatos em profundidade, avaliando a confiabilidade de informações e dados e podendo elaborar hipóteses e argumentos com base em evidências. Essa dimensão formativa envolve reflexão sobre os fundamentos dos vários saberes e possibilita ao estudante reconhecer o caráter histórico e transitório do saber científico, bem como a possibilidade de diálogo com outras formas de conhecimento e com outras convicções. Segundo o professor, o desafio proposto para a turma foi reproduzir a Pilha de Daniell, a qual foi construída em 1836, numa época em que a expansão dos telégrafos com fio exigia fontes de corrente elétrica. “O experimento deu certo, pois, a lâmpada usada para testar a pilha acendeu, e isso se deu porque o conjunto de eletrodos, fios metálicos e a ponte salina forneceu as condições para a movimentação ordenada de cargas elétricas, originando uma corrente elétrica, finaliza o professor. O laboratório de Química da EFA passou por uma reforma recentemente e vem qualificando ainda mais as aprendizagens e experimentos práticos realizados pelas turmas. |
Durante o 2° trimestre a turma do Oitavo ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, nas aulas de Educação Física, se inseriu em estudo de campo para identificar as práticas corporais que são ofertadas na sociedade de Ijuí e entender o motivo que move as pessoas a optarem por uma ou mais modalidades. A Educação Física é um campo de conhecimentos e uma prática pedagógica responsável pela produção científica e pela sistematização do conhecimento, bem como pelo acesso, pela prática, pelo ensino e pelo aprendizado do conjunto das manifestações da cultura corporal (esporte, dança, ginástica, jogo, lutas) que se podem fazer presentes em diferentes espaços de intervenção (escolas, clubes, academias, clínicas de saúde, centros culturais e demais equipamentos de lazer. Os alunos sob orientação da professora Eduarda Virginia Burckardt, visitaram e conheceram algumas instituições como academias e clubes e, pesquisaram quais são as práticas corporais mais procuradas pela população. Para contribuir com a pesquisa a turma realizou uma visita ao Studio Smart Shape para falar com as proprietárias e conhecer as modalidades oferecidas neste estabelecimento, bem como, vivenciar algumas práticas corporais de funcional dance, circuito e jump. Segundo a professora Eduarda, este estudo busca despertar no jovem o interesse pelas práticas corporais, analisando o que esta sendo oferecido pelas instituições, mostrando as diferentes opções e o que a população de Ijuí está praticando. É uma necessidade de se pensar sobre o corpo, os movimentos, os gestos e os comportamentos, assim como o esporte, a ginástica, a dança e as demais práticas corporais, como estas manifestações culturais se colocam na contemporaneidade e que efeito elas produzem sobre as pessoas.
. |
Em ano de Jornada Literária, todas as turmas continuam engajadas em projetos focados na pesquisa e nos estudos investigativos. O 7º ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, nas aulas de Português estão estudando o gênero Jornalístico. Para esta atividade, coordenada pela professora Eliana Roig, os alunos escolheram noticiais impressos do estado e com elas, o trabalho do fazer um resumo e mantendo a construção do gênero, foram desafiados a reproduzirem as informações no formato televisivo. Um dos objetivos da atividade foi de dar continuidade aos estudos dos diversos gêneros textuais, objetivando o hábito pela leitura e contribuir na formação do aluno/sujeito formador de opinião. “Esta atividade além de despertar desejo de se informar e a construção em equipe, contempla de forma bem dinâmica a oralidade, desafiando nossos alunos a falar em público e romper barreiras que por vezes os impede de se expressar, conta a professora Eliana”. |
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.