A leitura é preocupação desde a mais tenra idade na EFA. Crianças de 2 anos, da turma A11, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, juntamente com a professora Sonia Falcão e a auxiliar pedagógica Patricia Garcia do Nascimento, estão desenvolvendo várias atividades voltadas a Jornada de Pesquisa Literária que culminará em julho, mês das comemorações de aniversário da Escola. Segundo a professora Sônia, as crianças estão fascinadas pelo universo das histórias clássicas infantis, o imaginário e os personagens se misturam num jogo de real e faz de conta. O desenvolvimento da linguagem oral, o partilhar fatos e as mais ricas formas de expressão do pensamento são percebidos quando as crianças são estimuladas ao entrar no mundo do clássicos literários. Este ano, a Escola receberá a escritora Léia Cassol e para dar mais envolvimento com a história, o grupo de jovens que participam do Projeto Baú da Leitura, representaram a história " A casa que o lobo fez" , as crianças adoraram e juntamente com a história dos " Três Porquinhos", as tardes tem sido de grande curiosidade e investigação. Como diz Bettlheim, " viajar para outro mundo, não menos real do que o nosso, proporcionar o encontro com sonhos e anseios, através da identificação com os personagens e um meio de proporcionar a busca das soluções dos problemas que habitam na mente da criança". Nas atividades realizadas as crianças estão vivenciando alegrias, prazeres, encantamento, diversão, fantasia, descobertas, superando medos e angústias, em função de uma vivência cotidiana com as múltiplas linguagens infantis, finaliza a professora. . |
O Conselho de Classe é um importante momento para se discutir acerca da aprendizagem, a fim de avaliá-la, coletivamente, mediante diversos pontos de vista. É uma organização participativa e representativa, pois se encontram os diferentes segmentos da escola para conversar, ouvir, registrar e tomar decisões relevantes para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, aspectos que envolvem questões individuais, do grupo, com professores, com a família, com a escola. Nesta lógica o Centro de Educação Básica Francisco de Assis EFA vem realizando estes encontros com as turmas nos últimos dias. Antecipadamente, os estudantes puderam se colocar a respeito de alguns aspectos importantes, como: assiduidade e horário, entrega de material, tarefas extraclasse, participação, questionamentos e comprometimento da turma. Aspectos individuais que remeteram a um pensar sobre tempo destinado aos estudos, à produção em aula, ao saber ouvir, intervir e tirar dúvidas quando necessário, aos temas e tarefas complementares para casa, ao cumprimento do horário escolar e aos resultados em aprendizagens. Assim como falar da turma e de si é relevante, outros aspectos foram destacados, como metodologia usada pelos professores, coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola, a forma como as aulas acontecem, o cumprimento do Plano de Trabalho entregue no início do ano, a forma como estão dando aula, se os professores explicam e retomam o conteúdo quando necessário, se oportunizam debates e instrumentos avaliativos diversos, relacionam conceitos prévios às novas aprendizagens, se consideram aspectos de esforço individual, assiduidade, participação em aula, entrega de trabalhos em dia, realização de temas para casa, empenho nas atividades propostas, questionamentos sobre os conteúdos/conceitos. Todas estas questões, segundo a coordenadora pedagógica da EFA, professora Rosana Barros, são sistematizadas pela coordenação, que no momento do conselho, conduz o debate e delega à direção, professor/a, pais conselheiros e alunos representantes a tarefa de expressar o que foi tratado pela coletividade. A partir daí, são tomados os encaminhamentos para o compromisso com a responsabilidade na efetivação das necessárias mudanças ou permanência de alguns pontos destacados. . |
O 9º ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, realizou ao longo do mês de junho, uma intervenção artística nas escadas próximo a pracinha da Escola, partindo de uma proposta interdisciplinar entre Arte e Matemática. O ponto de partida desta atividade se deu nas aulas de Geometria. Segundo a Professora Carla Dal Molin, “discutimos a ideia de figuras rígidas e não rígidas, e o uso de triângulos em construções por serem polígonos rígidos. A geometria está em todos os espaços, na natureza, basta saber apreciá-la”. Posteriormente realizou-se a elaboração dos ‘’croquis’’ com estas formas na aula de Arte, na ideia de uma intervenção urbana, sob orientação da professora Vivian Belter Lunardi. para a professora, “ a arte atual não se encontra apenas em quadros, museus, galerias, mas pode estar em todo e qualquer espaço, interagindo com o público que a contempla”. A realização do projeto se deu ao longo das aulas e ficará para apreciação de todos que frequentarem o local. . |
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/ EFA realizou a votação para nova diretoria do Grêmio Estudantil Chico Mendes (Gecom). Na última semana a chapa "PEM - Por uma EFA melhor" apresentou suas propostas ao grupo de alunos da Escola. O bate papo com as turmas aconteceu sob mediação da vice-diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão. Na oportunidade os candidatos fizeram a explanação de suas intenções de trabalhos e ações relacionadas a questões sociais, esportivas, culturais, políticas e recreativas. Participam da votação alunos do 5º ano do ensino fundamental, até o 3º do Ensino Médio. A chapa PEM foi eleita com 82% de aprovação. O presidente da chapa, Arthur Della Flora, aluno do primeiro ano do ensino médio, argumenta sobre a intenção de promover: Shows de bandas, Festival de talentos, concursos literários, aquisição de novos livros para a biblioteca, gincanas, palestra e a mini Olimpíada. O presidente frisa ainda que a representação estudantil terá um olhar especial para promover atividades aos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais, para que este grupo também compreenda, desde cedo a importância do Grêmio Estudantil na Escola. O Gecom também se coloca para colaborar com a direção para as demandas que surgirão no decorrer do ano letivo. A chapa “PEM” fica a frente do GECOM até junho de 2017. . |
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.