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Segundo ano da EFA constrói pilhas com frutas.

 

 

Após estudos práticos e teóricos da disciplina de Química em eletroquímica os alunos do segundo ano do ensino médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA, foram desafiados a construir pilhas utilizando frutas.

Segundo o professor responsável pela atividade, Jader da Silveira, em uma pilha, o que ocorre é um processo químico espontâneo no qual é possível obter energia elétrica. Os elétrons, que apresentam carga elétrica negativa, migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doar elétrons; para o positivo, que recebe o nome de cátodo (metal com maior tendência de receber elétrons). Desse modo é gerada uma corrente elétrica que faz o uma lâmpada de led, ou até um equipamento funcionar. A fruta no caso o limão, que é ácido e apresenta íons H+, faz o papel da solução eletrolítica que é o meio aquoso onde existem cargas elétricas que vão contribuir para a existência do fluxo de elétrons.

Para validar e comprovar a funcionalidade do experimento foi ligado “leds” junto as pilhas de frutas.

 

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Segundo ano da EFA constrói pilha em aula de Química

 
 

A turma 221, segundo ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, acompanhada pelo professor Jader da Silveira, foram ao laboratório de Química da EFA realizar um experimento de Eletroquímica. A ciência tem múltiplo papel formativo no Ensino Médio, pode oportunizar um conhecimento crítico do mundo e do tempo em que se vive, pela capacidade de mobilizar o conhecimento científico, questionando e analisando ideias e fatos em profundidade, avaliando a confiabilidade de informações e dados e podendo elaborar hipóteses e argumentos com base em evidências. Essa dimensão formativa envolve reflexão sobre os fundamentos dos vários saberes e possibilita ao estudante reconhecer o caráter histórico e transitório do saber científico, bem como a possibilidade de diálogo com outras formas de conhecimento e com outras convicções.

Segundo o professor, o desafio proposto para a turma foi reproduzir a Pilha de Daniell, a qual foi construída em 1836, numa época em que a expansão dos telégrafos com fio exigia fontes de corrente elétrica. “O experimento deu certo, pois, a lâmpada usada para testar a pilha acendeu, e isso se deu porque o conjunto de eletrodos, fios metálicos e a ponte salina forneceu as condições para a movimentação ordenada de cargas elétricas, originando uma corrente elétrica, finaliza o professor.

O laboratório de Química da EFA passou por uma reforma recentemente e vem qualificando ainda mais as aprendizagens e experimentos práticos realizados pelas turmas. 


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EFA realiza pesquisa sobre práticas corporais

 
 

Durante o 2° trimestre a turma do Oitavo ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, nas aulas de Educação Física, se inseriu em estudo de campo para identificar as práticas corporais que são ofertadas na sociedade de Ijuí e entender o motivo que move as pessoas a optarem por uma ou mais modalidades. A Educação Física é um campo de conhecimentos e uma prática pedagógica responsável pela produção científica e pela sistematização do conhecimento, bem como pelo acesso, pela prática, pelo ensino e pelo aprendizado do conjunto das manifestações da cultura corporal (esporte, dança, ginástica, jogo, lutas) que se podem fazer presentes em diferentes espaços de intervenção (escolas, clubes, academias, clínicas de saúde, centros culturais e demais equipamentos de lazer.

 Os alunos sob orientação da professora Eduarda Virginia Burckardt, visitaram e conheceram algumas instituições como academias e clubes e, pesquisaram quais são as práticas corporais mais procuradas pela população. Para contribuir com a pesquisa a turma realizou uma visita ao Studio Smart Shape para falar com as proprietárias e conhecer as modalidades oferecidas neste estabelecimento, bem como, vivenciar algumas práticas corporais de funcional dance, circuito e jump.

Segundo a professora Eduarda, este estudo busca despertar no jovem o interesse pelas práticas corporais, analisando o que esta sendo oferecido pelas instituições, mostrando as diferentes opções e o que a população de Ijuí está praticando. É uma necessidade de se pensar sobre o corpo, os movimentos, os gestos e os comportamentos, assim como o esporte, a ginástica, a dança e as demais práticas corporais, como estas manifestações culturais se colocam na contemporaneidade e que efeito elas produzem sobre as pessoas.

 

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Sétimo ano da EFA reproduz telejornal

 
 

Em ano de Jornada Literária, todas as turmas continuam engajadas em projetos focados na pesquisa e nos estudos investigativos. O  7º ano do ensino fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, nas aulas de Português estão estudando o gênero Jornalístico. Para esta atividade, coordenada pela professora Eliana Roig, os alunos escolheram noticiais impressos do estado e com elas, o trabalho do fazer um resumo e mantendo a construção do gênero, foram desafiados a reproduzirem as informações no formato televisivo. Um dos objetivos da atividade foi de dar continuidade aos estudos dos diversos gêneros textuais, objetivando o hábito pela leitura e contribuir na formação do aluno/sujeito formador de opinião.

“Esta atividade além de despertar desejo de se informar e a construção em equipe, contempla de forma bem dinâmica a oralidade, desafiando nossos alunos a falar em público e romper barreiras que por vezes os impede de se expressar, conta a professora Eliana”.


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EFA realiza Festa do Folclore

 
 

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA realizou no último sábado, 27/08, na Associação de Funcionários da FIDENE (AFFI), a Festa do Folclore e homenagem aos Pais, que contou com a participação de estudantes de todas os níveis, professores, funcionários e familiares.

A programação diversificada contemplou o trabalho de pesquisa,em que cada turma teve professores orientadores em estudos sobre a cultura popular, entre eles: a música popular e folclórica, os contos e lendas, o plantio e consumo de chás que são usados como medicina de vários povos, os jogos coletivos populares, as brincadeiras como o Bilboquê, o Vai e vem, as Cinco Marias e o Carrinho de Rolimã. no dia do evento as turmas apresentaram publicamente seus estudos de forma interativa e lúdica. Os ambientes temáticos expressaram a características das festas populares brasileiros com suas bandeirinhas, balões e adornos criados pelos grupos de cada contexto histórico. A homenagem aos pais se deu em meio a este contexto, com brincadeiras envolvendo pais e filhos, permeados pela musica, pelo movimento e jogos coletivos. A orquestra escolar representada por um grupo finalizou com o Parabéns a você.

A intenção da festa, segundo a vice diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão foi resignificar a festa do são joão, agora para o âmbito da ampliação do debate e das vivências sobre a importância das crenças e valores humanos dados pela linguagem oral, pelas práticas cotidianas e pelo reconhecimento de que o conhecimento se pauta pelos saberes do cotidiano e saberes da ciência. A festa resgata o caráter lúdico do encontro entre gerações, momento de comemorar, de brincar, de compartilhar, de interagir. Enfase ao valor do conhecimento do cotidiano, da cultura do povo, da sabedoria das coisas simples, ditas e expressadas com grande valor humano.

A AFFI, como espaço de muitos espaços e diferentes ambientes em meio a natureza, acolheu toda a comunidade escolar e seus convidados durante todo o dia. O evento encerrou com diferentes jogos organizados para os pais e alunos.

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