Na segunda-feira, dia 26 de abril aconteceu a Gincana Recreativa Solidária em formato online, promovida pelo GECOM - Grêmio Estudantil Chico Mendes da EFA. O GECOM foi fundado no ano de 1990, tendo entre seus objetivos o incentivo a cultura literária, artística, desportiva e de lazer, bem como promover encontros entre os estudantes “e em tempos de pandemia, há a impossibilidade do contato físico, momentos online como este é uma forma de aproximar e manter o vínculo entre as crianças, adolescentes e jovens”, afirmou a vice-diretora, professora Maristela Heck.
Este evento teve o apoio do Conselho de Pais da EFA. Esta instituição, prima pela parceria entre família e escola, ambas com papéis distintos na formação dos estudantes, mas que se complementam pela dialogicidade e objetivos em comum, o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos. Desse modo, a colaboração das famílias em diferentes eventos promovidos pela escola é sempre oportuno e fundamental.
A gincana teve sua abertura em formato online transmitido pelo canal oficial da EFA no Youtube, com a participação da diretora Maria do Carmo Pilissão, o presidente do Conselho de Pais da EFA, Ivanildo Scheuer, o presidente do GECOM, Pedro Henrique Krug dos Santos e finalizando com momento cultural, sob a maestria do professor de música Oséias Machado.
A gincana seguiu com os jogos online no turno da manhã, e na sequência, a partir das 11h30min iniciou o Drive-Thru, atividade esta que foi organizada com escalonamento, por turma, e se estendeu até o dia 27 de abril, cujo objetivo é marca da escola, a solidariedade, na ação foram arrecadados produtos de higiene e gêneros alimentícios, os quais serão destinados aos hospitais HCI e Bom Pastor de Ijuí.
A diversidade de gêneros textuais aliada a um projeto interdisciplinar, traz infinitas possibilidades de registro, enriquecendo a construção na articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para um aprendizado significativo.
Neste sentido, os professores do 2º ano, turma 221, Sérgio Roberto Santos e Rosana Barros uniram, em uma produção comum, alguns conceitos prescritos nas disciplinas de Educação Física e Português e propuseram aos alunos que produzissem um e.flyer.
Para tal, analisaram-se as funções da linguagem com destaque à função conativa e à referencial, bem como a importância do texto de linguagem verbal e não verbal. Destacou-se a importância de observar-se o interlocutor a quem se dirige o apelo e o quanto é necessário destacar-se uma intimação de forma a emocionar e convencer.
Na disciplina de Educação Física, os estudantes, foram chamados a criar um “convite” para a prática de uma modalidade esportiva com a qual se identificassem. A partir dessa proposta os alunos, além de conhecer um pouco mais sobre a prática esportiva, agiram como promotores dessas práticas, junto aos colegas e comunidade escolar, mostrando os seus benefícios do ponto de vista da saúde física e do bem estar social.
Os Drive Thru de fim de ano da EFA tiveram como objetivo comemorar o Natal e o encerramento do ano letivo.
O momento impossibilita a realização de formatos de eventos tradicionais, assim, essa foi uma alternativa segura e responsável para se realizar uma última atividade que envolveu a troca de olhares e afeto de modo presencial.
Cada dia da semana foi destinado a um nível de ensino, os professores acolheram seus alunos com música e alegria durante a passagem pelo estacionamento da EFA.
Na ocasião cada aluno ganhou um mimo e palavras de carinho e agradecimento pela parceria durante o ano. Teve ainda a presença do Papai Noel, e da equipe diretiva da escola, que deseja à todos muita positividade, um Feliz Natal e um ano novo próspero.
O projeto EFA com AFETO, em parceria com o curso de psicologia da Unijuí, recebeu acadêmicos para momentos de conversa e reflexão. Esta atividade ocorreu com as turmas C91 e 211, uma vez que ambas finalizam neste ano de 2020 uma etapa importante da educação Básica. A C91, finaliza o ensino fundamental e projeta o ensino médio e o terceirão termina seu percurso da educação básica e alça voos maiores.
Para Renan Martins de Melo estagiário do curso de psicologia da Unijuí, “é muito importante estarmos inseridos dentro dos projetos de instituições de ensino. Para nós, é uma grande oportunidade de aprendizado e também de sustentar nosso compromisso com a saúde mental”. Segundo ele: sua função não é de levar respostas ou ensinar, mas sim permitir que os próprios adolescentes criem autonomia para lidar com suas questões pessoais, especialmente neste período de passagem à outra fase da vida.
Larissa Bernardi que também faz parte do projeto salienta que a EFA ao fornecer espaços democráticos de fala aos alunos, torna possível evocar discussões sobre os atravessamentos típicos da adolescência, que ficam ainda mais evidentes diante do cenário de pandemia. “É um momento em que podemos, através da escuta do semelhante, refletir acerca das nossas próprias ações e conflitos”, finaliza.
Os estagiários ainda relatam que é extremamente relevante que a instituição trabalhe não apenas com o papel de auxiliar a construção do caminho profissional e educacional de cada aluno, mas com a aspiração de promover um exercício de cidadania, onde esse projeto interior permite-se ser significado dentro também da comunidade.
Para a coordenadora do projeto, Professora e Orientadora Eduarda Burckadt, a parceria com o curso de psicologia da Unijuí sempre agregou muito nas proposta da nossa escola. As ações pensadas dentro do Projeto Afeto foram importantes e significativas para estas duas turmas que passam por um momento bem especial da educação básica. “Nossa intenção é proporcionar espaços para fala entre os pares e isso vem acontecendo com a demais turmas dos Anos Finais e Ensino Médio de diferentes maneiras, com momentos de fala e escuta sobre lembranças importantes da escola, sobre as dificuldades e aprendizagens neste momento de pandemia, bem como momentos de trocar experiências sobre a organização da sua rotina e as descobertas desse tempo de estudos diferente.
Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar significativo os conhecimentos científicos. Conhecer diferentes locais e ampliar a bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.
As pesquisas começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, dependendo da especificidade de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo suas socializações em outubro.
Foram dias de muito aprendizado, criatividade , explorando e utilizando os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem e visitaram virtualmente lugares contemplados nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino.
O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a viagens de estudos porém , a pandemia causada pelo novo Goronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos em nosso planejamento de viagens de estudos realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. Entretanto, foi necessário respeitar e compreender novos tempos mas, nos reinventamos e tornamos possível conhecer os locais de destino de cada turma nos conectando a eles virtualmente. sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador de acordo com a proposta pedagógica da escola. .
Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil ao estudantes do Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online via Google meet e com a participação de familiares e convidados.
Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado . Salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande participação dos estudantes, professores, familiares e convidados .
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.