Notícias - Unijuí

Notícias EFA

EFA LANÇA JORNADA DE PESQUISA 2021 - CONEXÕES PLURAIS

Na noite da última quarta-feira, dia 07 de julho, a EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, lançou a Jornada de Pesquisa 2021 - Conexões Plurais, pelo canal oficial da escola no YouTube, momento em que cada turma socializou um spoiler referente ao estudo que está acontecendo. Este evento faz parte das comemorações dos 53 anos da escola.

A pesquisa assume papel importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem na EFA, por incentivar a indagação crítica, a curiosidade, ampliando a leitura de mundo, por instigar a pensar e a promover o protagonismo estudantil. Este ano a jornada de pesquisa tem como objetivo principal estabelecer a conexão entre as diferentes áreas do saber, com vistas a aprendizagem de forma contextualizada. O eixo temático referenda os objetos do conhecimento de cada turma nos diferentes níveis de ensino, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

A EFA possibilita aos estudantes diversas formas de aprender e ensinar, o que torna o aprendizado significativo, conectando o estudante ao conhecimento por meio de um universo de possibilidades.


EFA recebe Selo Escola segura

O contexto de Pandemia vivenciado desde 2020, exigiu da escola unir esforços, criar laços colaborativos, tomar decisões e enfrentar os desafios do novo cenário, foram e são aspectos importantes vivenciados na EFA por todos os estudantes, docentes, colaboradores e familiares.

As aulas presenciais foram retomadas no dia 28 de abril, de forma escalonada e com datas específicas para os diferentes níveis de ensino, de acordo com todos os protocolos de segurança do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus - Covid-19, elaborado e planejado detalhadamente desde 2020. A Efa está trabalhando incansavelmente para deixar todo o ambiente da escola seguro, a fim de possibilitar a continuidade dos estudos tanto na presencialidade quanto na forma remota, oferecendo suporte e qualificando o ensino e a aprendizagem.

Ao receber o Selo Escola Segura na semana passada por atender o Plano de Combate ao Coronavírus e ter apresentado o Plano de Contingência, aprovado e vistoriado pelo COE Municipal - Centro de Operações em Saúde para a Educação de Ijuí, toda a Comunidade Escolar da EFA foi parabenizada, o Selo endereçado a instituição se dá por atender o Plano de Combate ao Coronavírus e ter apresentado o Plano de Contingência, aprovado e vistoriado pelo COE Municipal - Centro de Operações em Saúde para a Educação de Ijuí.

A Direção da EFA salienta que essa conquista é de todos os segmentos que compõem a escola. O engajamento, os cuidados e a responsabilidade em seguir as orientações do Plano de Combate ao Coronavírus, sempre foram atendidos desde o início da pandemia. Hoje comemora-se o recebimento do Selo Escola Segura, e o compromisso com os cuidados e orientações continuam sendo seguidos, bem como, a dedicação no processo de ensino e aprendizagem, centrado no respeito, cuidado, empatia e desenvolvimento do ser humano.


EFA - Conexões Plurais

Unir esforços, criar laços colaborativos, tomar decisões e enfrentar os desafios que se apresentam no novo contexto, são aspectos importantes vivenciados na EFA por todos os estudantes, docentes e colaboradores. Nesse sentido, a Escola inovou para tornar o processo de ensino e aprendizagem ainda mais conectado e plural. Exploramos as diversas possibilidades para seguir atualizados e em movimento. As diversas formas de aprender e ensinar tornam nosso aprendizado significativo e o estudante se conecta ao conhecimento por meio de um universo de possibilidades.

Retomamos as aulas presenciais no dia 28 de abril, de forma escalonada com as turmas da Educação Infantil, de acordo com todos os protocolos de segurança do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus - Covid-19. Já no dia 03 de maio, as turmas dos Anos Iniciais e Anos Finais retornaram e na quarta-feira, dia 05, as turmas do Ensino Médio. Trabalhamos incansavelmente para deixar todo o ambiente da Escola seguro, a fim de possibilitar a continuidade dos estudos tanto na presencialidade quanto na forma remota, oferecendo suporte e qualificando o ensino e a aprendizagem.

A EFA está trabalhando com diversos projetos extra curriculares, um deles é a Assessoria Psicopedagógica que oportuniza às crianças e jovens um espaço qualificado para a construção do conhecimento, contribuindo para a superação das dificuldades ou transtornos de aprendizagens. Pauta-se na orientação de estudos, proposição de atividades de intervenção e reabilitação que auxiliarão no processo de aprendizagem. Além disso, contribui para evitar ou diminuir a baixa estima, os transtornos sociais, afetivos e intelectuais.

Também está vigente o Clube de Estudos voltado para o Ensino Fundamental, visando atender as especificidades e necessidades de cada turma, a fim de potencializar as aprendizagens básicas nos Anos Iniciais e Finais, promovendo interações nas diferentes áreas do conhecimento de acordo com a proposta da Escola e com adequações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Outro projeto que está em vigor é o Aprofundamento, voltado para os alunos do Ensino Médio, com a intensificação das redações, visando aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a capacitar os estudantes para enfrentar diferentes temas e propostas de escrita. No segundo semestre, o projeto Conexões será colocado em prática. Entre outros aspectos, propõe-se a intensificar estudos referentes às diferentes áreas do conhecimento.


EFA promove Gincana Recreativa Solidária

Na segunda-feira, dia 26 de abril aconteceu a Gincana Recreativa Solidária em formato online, promovida pelo GECOM - Grêmio Estudantil Chico Mendes da EFA. O GECOM foi fundado no ano de 1990, tendo entre seus objetivos o incentivo a cultura literária, artística, desportiva e de lazer, bem como promover encontros entre os estudantes “e em tempos de pandemia, há a impossibilidade do contato físico, momentos online como este é uma forma de aproximar e manter o vínculo entre as crianças, adolescentes e jovens”, afirmou a vice-diretora, professora Maristela Heck.

Este evento teve o apoio do Conselho de Pais da EFA. Esta instituição, prima pela parceria entre família e escola, ambas com papéis distintos na formação dos estudantes, mas que se complementam pela dialogicidade e objetivos em comum, o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos. Desse modo, a colaboração das famílias em diferentes eventos promovidos pela escola é sempre oportuno e fundamental.

A gincana teve sua abertura em formato online transmitido pelo canal oficial da EFA no Youtube, com a participação da diretora Maria do Carmo Pilissão, o presidente do Conselho de Pais da EFA, Ivanildo Scheuer, o presidente do GECOM, Pedro Henrique Krug dos Santos e finalizando com momento cultural, sob a maestria do professor de música Oséias Machado.

A gincana seguiu com os jogos online no turno da manhã, e na sequência, a partir das 11h30min iniciou o Drive-Thru, atividade esta que foi organizada com escalonamento, por turma, e se estendeu até o dia 27 de abril, cujo objetivo é marca da escola, a solidariedade, na ação foram arrecadados produtos de higiene e gêneros alimentícios, os quais serão destinados aos hospitais HCI e Bom Pastor de Ijuí.


Gêneros textuais e atividades físicas!

 

A diversidade de gêneros textuais aliada a um projeto interdisciplinar, traz infinitas possibilidades de registro, enriquecendo a construção na articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para um aprendizado significativo.

Neste sentido,  os professores do 2º ano,  turma 221, Sérgio Roberto Santos e Rosana Barros uniram, em uma produção comum, alguns conceitos prescritos nas disciplinas de Educação Física e Português e propuseram aos alunos que produzissem um e.flyer.

Para tal, analisaram-se as funções da linguagem com destaque à função conativa e à referencial, bem como a importância do texto de linguagem verbal e não verbal. Destacou-se  a importância de observar-se o interlocutor a quem se dirige o apelo e o quanto é necessário destacar-se uma intimação de forma a emocionar e convencer.

Na disciplina de Educação Física, os estudantes, foram chamados a criar um “convite” para a prática de uma modalidade esportiva com a qual se identificassem. A partir dessa proposta os alunos, além de conhecer um pouco mais sobre a prática esportiva, agiram como promotores dessas práticas, junto aos colegas e comunidade escolar, mostrando os seus benefícios do ponto de vista da saúde física e do bem estar social.


Compartilhe!


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.