Com a intencionalidade de ir além da teoria aprendida em sala de aula, a turma 231 do terceiro ano da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, acompanhados pelos professores Sandra Gelati e Gilmar Antônio Walker, estiveram na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ijuí Centenária, de propriedade da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda. - CERILUZ, localizada no Rio Potiribu, no município de Ijuí.
Por intermédio desta visita orientada, foi possível compreender as etapas de construção de uma usina, até a geração e distribuição de energia elétrica e observar “in loco” a barragem e a Casa de Máquinas. Na ocasião, os alunos também visitaram um moinho e uma casa antiga localizados no terreno da usina, que foram recuperados, preservando desta forma o Patrimônio Histórico Cultural, da mesma forma percebidos pelos cuidados adotados com as questões ambientais, preservação da flora e da fauna, minimizando o impacto causado com a modificação do ambiente natural.
De acordo com a professora Sandra Gelati, “Foi uma tarde de muitas aprendizagens, que com certeza permitiu que nosso terceiro ano tivesse uma visão mais ampla a respeito da energia, uma aula interdisciplinar, envolvendo principalmente as disciplinas de física, geografia e biologia”, explicou a docente, lembrando que, este trabalho irá culminar com uma viagem de estudos à Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina, onde os alunos conhecerão a organização e estrutura de uma empresa binacional - ITAIPU.
Com o objetivo de trabalhar com a expressividade oral, desenvolvimento da fluência em leitura, postura para apresentação ao público, bem como diferentes objetos de conhecimentos na área da linguagem, os alunos da turma B31 dos Anos Iniciais da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis apresentaram para as crianças da Educação Infantil um encantador jogral denominado “Orquestra”. Esta atividade marcou a sistematização dos estudos sobre este gênero textual, bem como serviu de relação com o projeto de pesquisa da turma “Que ações humanas podem modificar um ambiente causando danos e prejudicando a qualidade de vida?”, enfatizando questões de poluição sonora.
A proposta, desenvolvida durante as aulas pela professora Daniela Pristot Lausch, conta que “fazer essa dramatização foi bastante gratificante, envolvendo muito ensaio, estudos sobre pontuação, entonação de voz, padrão rítmico, desenvolvimento da postura de apresentação, criação dos figurinos com parceria das famílias, tendo diversos momentos marcados por autonomia, responsabilidade, envolvimento e aprendizagens”.
Com o objetivo de desenvolver a pesquisa e os conhecimentos tecnológicos, os alunos da turma C91 dos anos finais da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis - utilizaram o espaço do Laboratório de Informática da escola para produzir Cards digitais que trazem os cientistas mais influentes do mundo.
A proposta foi desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa e teve como intenção inicial atrair os alunos para a prática de textos multimodais, que se constituem pela articulação de várias linguagens, sempre com a finalidade de divulgar uma ideia, um produto ou um conhecimento através da tecnologia e da criatividade. O professor Leandro Renner de Moura, que acompanhou os estudantes na atividade, conta que, “nas últimas semanas, a turma iniciou uma unidade temática importante, que aborda a relevância da ciência na vida atual. Começamos, então, um percurso reflexivo em torno do assunto, partindo de diferentes motivações, como palestras, vídeos e textos, tratando da onipresença do conhecimento científico em nossas vidas”.
De acordo com o professor, “em um segundo momento, foi feito um resgate histórico dos cientistas mais influentes do mundo, refletindo sobre como suas descobertas contribuíram diretamente para o progresso da humanidade. Eis que surge a ideia de produzir cards personalizados de alguns dos grandes nomes da ciência, como Isaac Newton, René Descartes, Sigmund Freud, Charles Darwin, Stephen Hawking, entre outros. Divididos em equipes, os estudantes iniciaram ampla pesquisa, e utilizando aplicativos com ferramentas de edição, produziram cards que apresentam a fotografia, a nacionalidade e os principais feitos de cada cientista, com visual estético que dialoga com as cores e as logomarcas da EFA”.
Desenvolver o pensamento lógico e criativo, formular hipóteses, resolver problemas, ampliar as habilidades comunicativas, colaborativas, cognitivas, emocionais, afetivas e relacionais: tudo isso é possível no projeto CRIAÇÃO. Pensado para crianças dos Anos Iniciais da EFA, todas as quartas-feiras pela manhã os estudantes da escola têm a oportunidade de ampliar vivências para além da sala de aula.
Neste projeto, os alunos são imersos na Cultura Maker: faça você mesmo, um momento de pensar e encontrar soluções criativas para um determinado problema, aliando teorias com as práticas, a partir de três pilares importantes: criatividade, colaboração e sustentabilidade, que favorecem o pensar, projetar, construir e modificar, despertando o potencial criativo e empreendedor do aluno, através de atividades interdisciplinares que o colocam em ação e produzem aprendizagens contextualizadas.
Além disso, os estudantes terão a oportunidade de expandir suas habilidades e conhecimentos no decorrer do ano, podendo optar em participar de outro projeto: Inglês, Balé ou Futsal. O Inglês será coordenado pela professora da EFA Marina Kinalski de Souza Garay no Espaço + Inovação Unijuí, no qual os estudantes poderão utilizar um aparato imenso e tecnológico para enriquecer ainda mais seus estudos na língua inglesa, como um laboratório de informática, chromebooks, lousa interativa e uma sala de ideação.
A professora Helena Leal Kruel coordenará as aulas de Balé na sala dos espelhos da EFA, uma modalidade de dança que desenvolve habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo. Já o Futsal acontecerá no ginásio da EFA, coordenado pelo professor Eduardo Souza do Nascimento, no qual os estudantes terão a possibilidade de conhecer e aprofundar esse esporte, que trabalha habilidades motoras, condicionamento físico, aprimoramento cognitivo e intelectual, além de aumento na concentração.
O projeto teve início no dia 13 de abril, oportunizando novas vivências e desenvolvendo diferentes perspectivas. Com o projeto Criação, a cada passo conquistam-se novos conhecimentos, que ampliam a formação dos estudantes.
Com o objetivo de estudar o cultivo de fungos e bactérias a partir de observações em lupas e microscópios, os alunos da turma 211 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis tiveram uma aula prática no Laboratório de Biologia Vegetal da UNIJUÍ, na tarde de segunda-feira, 11. Além disso, a turma também pode analisar as células vegetais, animais e protozoários, no qual os alunos prepararam em um primeiro momento no laboratório de química da EFA, diluindo caldo de galinha e gelatina em água fervendo e distribuindo em placas de petri em diferentes tempos.
Segundo a professora de biologia que acompanhou a turma, Sandra Gelati, “o processo pedagógico desta etapa de ensino é aliar a teoria com a prática, para melhorar a compreensão dos conteúdos e também oportunizar aos alunos fazerem as relações com o ambiente onde vivem".
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