Com o propósito de aprofundar os objetos do conhecimento de cada turma, além de intensificar o processo de produção textual conectando as diferentes áreas do conhecimento, a EFA ofertou, nesta semana, o projeto Clube de Estudos para os estudantes dos Anos Iniciais. As atividades pensadas potencializam o gosto, o hábito e a disciplina para o estudo pelo viés da pesquisa. Para tanto, serão utilizados os diferentes espaços pedagógicos da Unijuí. Este projeto ousado e pertinente ao momento vivenciado, irá retomar gradativamente as atividades escolares.
O projeto acontece no contraturno da aula, não tendo custo adicional para as famílias. Segundo a coordenadora pedagógica e professora do projeto Sonia kinalski, “Ensinar e aprender no momento exigem hoje muito mais flexibilidade de espaços e tempo, bem como pensar processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. O clube de estudos busca conciliar a variedade de fontes de informação que os estudantes têm com o aprofundamento da compreensão destas de forma significativa”.
Este projeto foi recebido com grandes expectativas pelas famílias, para a mãe Helena Nowotny Hubert, “O projeto é um estímulo a mais para que os estudantes ampliem seus conhecimentos, evoluam em autonomia para o estudo e se preparem para enfrentar desafios que se apresentam, além de ser uma incrível forma de construírem aprendizagens significativas”.
A diretora da Escola Maria do Carmo Pilissão, salienta que com a inserção de mais esse nível a EFA contempla todo Ensino Fundamental e Médio no projeto, de modo a propiciar aos estudantes novas oportunidades de construir aprendizagens de forma contextualizada.
A EFA, Centro de Educação Básica Francisco de Assis, completou seus 53 anos de existência. Nasceu pela inquietude de um grande educador e pensador, Mário Osório Marques, defendida por ser uma escola que encantasse, de uma educação inovadora, participativa e comunitária, que valorizasse e investisse na criança e na infância vislumbrando uma sociedade humana cooperativa, solidária e criativa.
Tudo começou em 15 de julho de 1968 com a criação do IPPI (Instituto Psicopedagógico Infantil), atendendo crianças de 02 a 06 anos de idade.
Em 1973 muda a denominação para Escolinha de Arte da FIDENE e em 1976 para Escola de 1º Grau Francisco de Assis. Em 2001 aconteceu a implantação do Ensino Técnico, ofertados cursos técnicos com destaque para o Técnico de Enfermagem, localizado hoje na cidade de Três Passos/RS. Apenas em 2007 foi nomeado e que está até hoje como Centro de Educação Básica Francisco de Assis.
No mês de fevereiro de 2013, a EFA realizou a transferência definitiva de suas atividades escolares para o prédio da FIDENE - Sede Acadêmica. A estrutura física da fundação mantenedora foi remodelada interna e externamente para acolher estudantes da educação Infantil ao Ensino Médio, respeitando as características de cada etapa de ensino, dado que na época a EFA ofertava Educação Infantil (a partir dos três anos de idade) até o Ensino Médio.
Em comemoração aos 53 anos da escola e adequando-se a estes tempos de pandemia, a EFA teve uma programação diferenciada esse ano, mas não menos importante. Em junho aconteceu o lançamento dos Projetos Clube de Estudos para os anos finais do Ensino Fundamental, tendo como uma oportunidade de retomar e aprofundar conceitos desenvolvidos em 2020, com ênfase em aprendizagens contextualizadas. Já para o Ensino Médio foi ofertado o projeto Conexões, com ensejo de promover interações das diferentes áreas do conhecimento, propiciando aos estudantes novas oportunidades de construir aprendizagens a partir de debates e entendimento de diferentes temáticas do contexto social atual.
Em julho, no mês de aniversário da escola, foi marcado por atividades diversificadas, entre elas o lançamento da Jornada de Pesquisa 2021 - Conexões Plurais, pelo canal oficial do Youtube, momento em que cada turma socializou um spoiler referente ao estudo que estava acontecendo. Este ano a jornada de pesquisa tem como objetivo principal estabelecer a conexão entre as diferentes áreas do saber, com vistas a aprendizagem de forma contextualizada.
A EFA mantém viva na efetivação de seus princípios a educação para a sensibilidade, a valorização das diferentes linguagens e expressões, nesse sentido, no dia 08 de julho os alunos tiveram a oportunidade de prestigiar a Companhia CADAGY, Grupo cultural universitário vinculado a Vice - Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, que brilharam e encantaram crianças, adolescentes e jovens com movimentos únicos que caracterizam a magnitude do grupo.
Somando-se a valorização da cultura corporal, foi realizada uma aventura no bosque com as crianças da Educação Infantil, atividade esta coordenada pelas professoras de Educação Física Eduarda e Silvana.
A instituição prima pela parceria entre família e escola, ambas com papéis distintos na formação dos estudantes, mas que se complementam pela dialogicidade e união, promovendo assim o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos. A escola tem a grata satisfação de poder contar com a colaboração das famílias em diferentes eventos, tais como o Chá EFAmília, que neste ano aconteceu no dia 10 de julho, no formato Drive Thru. A atividade foi organizada pelo conselho de Pais e Equipe Diretiva, contando com a participação dos professores e grande colaboração das famílias que vieram buscar o prato e degustar junto aos familiares, ornamentada com uma linda exposição de arte: Colcha de retalhos, resultado de ilustrações dos estudantes das turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, tendo como proposta incentivar os nossos alunos a pensar nas essências, histórias e memórias da EFA.
Finalizando as atividades do semestre, o Curso Técnico de Enfermagem da EFA - Campus Unijuí Três Passos, comemorando seus 17 anos, realizou webinar online reunindo professores, estudantes e egressos do curso para formação continuada com convidados da área da saúde, compartilhando conhecimento, experiências e trajetórias de vida profissional. Outro momento especial do curso é a formatura da 14ª turma, quando a EFA Três Passos entrega à comunidade um novo grupo de profissionais preparados para atuar com qualidade, responsabilidade, engajados aos valores trabalhados durante suas trajetórias no curso, quais sejam, o compromisso com a humanização, postura e ética para o enfrentamento, com êxito, do dia a dia enquanto profissionais da Enfermagem.
Com vistas à continuidade da proposta educativa escolar, a equipe diretiva fomenta o grupo EFA para manter a essência da escola, cujos princípios estão alinhados à educação humanizadora, cooperativa e solidária, em que as aprendizagens construídas fazem sentido na vida dos estudantes, conectada às demandas dos novos tempos. Nossos educadores estão abertos a novas possibilidades de ensinar, a trabalhar com avanços tecnológicos, sempre dispostos a conhecer outras ferramentas para além daquelas que já utilizam, criando um ambiente propício a sugestões e à criação coletiva, promovendo e incentivando a pesquisa e o protagonismo estudantil.
Na noite da última quarta-feira, dia 07 de julho, a EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, lançou a Jornada de Pesquisa 2021 - Conexões Plurais, pelo canal oficial da escola no YouTube, momento em que cada turma socializou um spoiler referente ao estudo que está acontecendo. Este evento faz parte das comemorações dos 53 anos da escola.
A pesquisa assume papel importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem na EFA, por incentivar a indagação crítica, a curiosidade, ampliando a leitura de mundo, por instigar a pensar e a promover o protagonismo estudantil. Este ano a jornada de pesquisa tem como objetivo principal estabelecer a conexão entre as diferentes áreas do saber, com vistas a aprendizagem de forma contextualizada. O eixo temático referenda os objetos do conhecimento de cada turma nos diferentes níveis de ensino, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A EFA possibilita aos estudantes diversas formas de aprender e ensinar, o que torna o aprendizado significativo, conectando o estudante ao conhecimento por meio de um universo de possibilidades.
O contexto de Pandemia vivenciado desde 2020, exigiu da escola unir esforços, criar laços colaborativos, tomar decisões e enfrentar os desafios do novo cenário, foram e são aspectos importantes vivenciados na EFA por todos os estudantes, docentes, colaboradores e familiares.
As aulas presenciais foram retomadas no dia 28 de abril, de forma escalonada e com datas específicas para os diferentes níveis de ensino, de acordo com todos os protocolos de segurança do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus - Covid-19, elaborado e planejado detalhadamente desde 2020. A Efa está trabalhando incansavelmente para deixar todo o ambiente da escola seguro, a fim de possibilitar a continuidade dos estudos tanto na presencialidade quanto na forma remota, oferecendo suporte e qualificando o ensino e a aprendizagem.
Ao receber o Selo Escola Segura na semana passada por atender o Plano de Combate ao Coronavírus e ter apresentado o Plano de Contingência, aprovado e vistoriado pelo COE Municipal - Centro de Operações em Saúde para a Educação de Ijuí, toda a Comunidade Escolar da EFA foi parabenizada, o Selo endereçado a instituição se dá por atender o Plano de Combate ao Coronavírus e ter apresentado o Plano de Contingência, aprovado e vistoriado pelo COE Municipal - Centro de Operações em Saúde para a Educação de Ijuí.
A Direção da EFA salienta que essa conquista é de todos os segmentos que compõem a escola. O engajamento, os cuidados e a responsabilidade em seguir as orientações do Plano de Combate ao Coronavírus, sempre foram atendidos desde o início da pandemia. Hoje comemora-se o recebimento do Selo Escola Segura, e o compromisso com os cuidados e orientações continuam sendo seguidos, bem como, a dedicação no processo de ensino e aprendizagem, centrado no respeito, cuidado, empatia e desenvolvimento do ser humano.
Unir esforços, criar laços colaborativos, tomar decisões e enfrentar os desafios que se apresentam no novo contexto, são aspectos importantes vivenciados na EFA por todos os estudantes, docentes e colaboradores. Nesse sentido, a Escola inovou para tornar o processo de ensino e aprendizagem ainda mais conectado e plural. Exploramos as diversas possibilidades para seguir atualizados e em movimento. As diversas formas de aprender e ensinar tornam nosso aprendizado significativo e o estudante se conecta ao conhecimento por meio de um universo de possibilidades.
Retomamos as aulas presenciais no dia 28 de abril, de forma escalonada com as turmas da Educação Infantil, de acordo com todos os protocolos de segurança do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus - Covid-19. Já no dia 03 de maio, as turmas dos Anos Iniciais e Anos Finais retornaram e na quarta-feira, dia 05, as turmas do Ensino Médio. Trabalhamos incansavelmente para deixar todo o ambiente da Escola seguro, a fim de possibilitar a continuidade dos estudos tanto na presencialidade quanto na forma remota, oferecendo suporte e qualificando o ensino e a aprendizagem.
A EFA está trabalhando com diversos projetos extra curriculares, um deles é a Assessoria Psicopedagógica que oportuniza às crianças e jovens um espaço qualificado para a construção do conhecimento, contribuindo para a superação das dificuldades ou transtornos de aprendizagens. Pauta-se na orientação de estudos, proposição de atividades de intervenção e reabilitação que auxiliarão no processo de aprendizagem. Além disso, contribui para evitar ou diminuir a baixa estima, os transtornos sociais, afetivos e intelectuais.
Também está vigente o Clube de Estudos voltado para o Ensino Fundamental, visando atender as especificidades e necessidades de cada turma, a fim de potencializar as aprendizagens básicas nos Anos Iniciais e Finais, promovendo interações nas diferentes áreas do conhecimento de acordo com a proposta da Escola e com adequações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Outro projeto que está em vigor é o Aprofundamento, voltado para os alunos do Ensino Médio, com a intensificação das redações, visando aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a capacitar os estudantes para enfrentar diferentes temas e propostas de escrita. No segundo semestre, o projeto Conexões será colocado em prática. Entre outros aspectos, propõe-se a intensificar estudos referentes às diferentes áreas do conhecimento.
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