Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem (12 e 20 de maio respectivamente), o curso profissionalizante do Técnico de Enfermagem da EFA Três Passos preparou momentos de reflexões e vivências aproximando os estudantes com profissionais que atuam na área hospitalar e saúde pública, reafirmando o principal objetivo que é o cuidado humano e a empatia com o próximo.
Com base nos ensinamentos da precursora da Enfermagem, Florence Nightingale, que ficou conhecida por sua Teoria Ambientalista no qual defende que a cura do paciente está ligada entre outras ações ao cuidado com o ambiente de internação, ou seja, deve ser um local salubre, com circulações de ar, luz e limpeza, assim como a organização do cuidado. Assim,, a melhoria do paciente está intimamente relacionada a gestão das condições do (meio) ambiente. Esses ensinamentos são relevantes e atuais ao considerarmos o contexto da COVID-19, permitindo consolidar os conhecimentos específicos da disciplina e salientar o protagonismo da enfermagem face a esta pandemia. Segundo a coordenadora do curso técnico e Enfermeira, Sandra Leticia Righi Furini, “O cenário mundial que nos é apresentado nos mostra que o comprometimento, o amor pelo outro aflora nos momentos mais difíceis.”
A EFA reconhece a importância dos profissionais da enfermagem na sociedade e parabeniza-os pela nobre e indispensável profissão cujo objetivo é cuidar do bem mais precioso do ser humano, a vida. A escola se preocupa em formar Técnicos que saibam agregar os conhecimentos científicos a valores essenciais como: responsabilidade, comprometimento, humildade, humanização, postura e ética. Que esses valores sejam lembrados em cada atitude tomada para com o outro, pois é com esta proposta que o Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA unidade de Três Passos, capacita seus profissionais da saúde.
Com o objetivo de despertar o engajamento na separação dos resíduos sólidos no espaço escolar e em suas residências, os estudantes dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio participaram de uma palestra no auditório da escola com a responsável pelo setor de gestão ambiental da UNIJUÍ, Mariluci Cavinatto.
Na ocasião a palestrante conscientizou os estudantes sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis e as etapas posteriores ao descarte e coleta destes materiais mostrando também o trabalho realizado a respeito do tema nos espaços institucionais, que utiliza o sistema de separação baseado em cores, sendo exemplo em meio a comunidade. Foi apresentado algumas situações de impacto ambiental devido ao manejo incorreto dos resíduos, além disso expôs possibilidades para os resíduos orgânicos nas residências como a utilização de composteiras, possíveis de serem usadas inclusive em ambientes internos como apartamentos.
Segundo o professor de química e ciências Jader Rodrigo Kappaun da Silveira, “A conscientização a respeito da geração de resíduos em nossas casas e no espaço escolar e a responsabilidade coletiva sobre a separação correta deste material, bem como, as etapas que sucedem o descarte, como a coleta, triagem na associações e encaminhamento para a reciclagem ou para aterros sanitários possibilitam ao estudante compreender a importância da logística reversa para a preservação dos ecossistemas e desenvolve a empatia com a classe dos catadores, garis e demais profissionais envolvidos neste processo, uma vez que existem riscos associados a estas profissões, durante a coleta do material, principalmente quando encaminhado de maneira adequada, como é o caso de perfurocortantes”.
Com a intencionalidade de ir além da teoria aprendida em sala de aula, a turma 231 do terceiro ano da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, acompanhados pelos professores Sandra Gelati e Gilmar Antônio Walker, estiveram na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ijuí Centenária, de propriedade da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda. - CERILUZ, localizada no Rio Potiribu, no município de Ijuí.
Por intermédio desta visita orientada, foi possível compreender as etapas de construção de uma usina, até a geração e distribuição de energia elétrica e observar “in loco” a barragem e a Casa de Máquinas. Na ocasião, os alunos também visitaram um moinho e uma casa antiga localizados no terreno da usina, que foram recuperados, preservando desta forma o Patrimônio Histórico Cultural, da mesma forma percebidos pelos cuidados adotados com as questões ambientais, preservação da flora e da fauna, minimizando o impacto causado com a modificação do ambiente natural.
De acordo com a professora Sandra Gelati, “Foi uma tarde de muitas aprendizagens, que com certeza permitiu que nosso terceiro ano tivesse uma visão mais ampla a respeito da energia, uma aula interdisciplinar, envolvendo principalmente as disciplinas de física, geografia e biologia”, explicou a docente, lembrando que, este trabalho irá culminar com uma viagem de estudos à Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina, onde os alunos conhecerão a organização e estrutura de uma empresa binacional - ITAIPU.
Com o objetivo de trabalhar com a expressividade oral, desenvolvimento da fluência em leitura, postura para apresentação ao público, bem como diferentes objetos de conhecimentos na área da linguagem, os alunos da turma B31 dos Anos Iniciais da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis apresentaram para as crianças da Educação Infantil um encantador jogral denominado “Orquestra”. Esta atividade marcou a sistematização dos estudos sobre este gênero textual, bem como serviu de relação com o projeto de pesquisa da turma “Que ações humanas podem modificar um ambiente causando danos e prejudicando a qualidade de vida?”, enfatizando questões de poluição sonora.
A proposta, desenvolvida durante as aulas pela professora Daniela Pristot Lausch, conta que “fazer essa dramatização foi bastante gratificante, envolvendo muito ensaio, estudos sobre pontuação, entonação de voz, padrão rítmico, desenvolvimento da postura de apresentação, criação dos figurinos com parceria das famílias, tendo diversos momentos marcados por autonomia, responsabilidade, envolvimento e aprendizagens”.
Com o objetivo de desenvolver a pesquisa e os conhecimentos tecnológicos, os alunos da turma C91 dos anos finais da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis - utilizaram o espaço do Laboratório de Informática da escola para produzir Cards digitais que trazem os cientistas mais influentes do mundo.
A proposta foi desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa e teve como intenção inicial atrair os alunos para a prática de textos multimodais, que se constituem pela articulação de várias linguagens, sempre com a finalidade de divulgar uma ideia, um produto ou um conhecimento através da tecnologia e da criatividade. O professor Leandro Renner de Moura, que acompanhou os estudantes na atividade, conta que, “nas últimas semanas, a turma iniciou uma unidade temática importante, que aborda a relevância da ciência na vida atual. Começamos, então, um percurso reflexivo em torno do assunto, partindo de diferentes motivações, como palestras, vídeos e textos, tratando da onipresença do conhecimento científico em nossas vidas”.
De acordo com o professor, “em um segundo momento, foi feito um resgate histórico dos cientistas mais influentes do mundo, refletindo sobre como suas descobertas contribuíram diretamente para o progresso da humanidade. Eis que surge a ideia de produzir cards personalizados de alguns dos grandes nomes da ciência, como Isaac Newton, René Descartes, Sigmund Freud, Charles Darwin, Stephen Hawking, entre outros. Divididos em equipes, os estudantes iniciaram ampla pesquisa, e utilizando aplicativos com ferramentas de edição, produziram cards que apresentam a fotografia, a nacionalidade e os principais feitos de cada cientista, com visual estético que dialoga com as cores e as logomarcas da EFA”.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.