Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem (12 e 20 de maio respectivamente), o curso profissionalizante do Técnico de Enfermagem da EFA Três Passos preparou momentos de reflexões e vivências aproximando os estudantes com profissionais que atuam na área hospitalar e saúde pública, reafirmando o principal objetivo que é o cuidado humano e a empatia com o próximo.
Com base nos ensinamentos da precursora da Enfermagem, Florence Nightingale, que ficou conhecida por sua Teoria Ambientalista no qual defende que a cura do paciente está ligada entre outras ações ao cuidado com o ambiente de internação, ou seja, deve ser um local salubre, com circulações de ar, luz e limpeza, assim como a organização do cuidado. Assim,, a melhoria do paciente está intimamente relacionada a gestão das condições do (meio) ambiente. Esses ensinamentos são relevantes e atuais ao considerarmos o contexto da COVID-19, permitindo consolidar os conhecimentos específicos da disciplina e salientar o protagonismo da enfermagem face a esta pandemia. Segundo a coordenadora do curso técnico e Enfermeira, Sandra Leticia Righi Furini, “O cenário mundial que nos é apresentado nos mostra que o comprometimento, o amor pelo outro aflora nos momentos mais difíceis.”
A EFA reconhece a importância dos profissionais da enfermagem na sociedade e parabeniza-os pela nobre e indispensável profissão cujo objetivo é cuidar do bem mais precioso do ser humano, a vida. A escola se preocupa em formar Técnicos que saibam agregar os conhecimentos científicos a valores essenciais como: responsabilidade, comprometimento, humildade, humanização, postura e ética. Que esses valores sejam lembrados em cada atitude tomada para com o outro, pois é com esta proposta que o Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA unidade de Três Passos, capacita seus profissionais da saúde.