Dia Internacional da Mulher: a força da mulher na UNIJUÍ - Unijuí

Dia Internacional da Mulher: a força da mulher na UNIJUÍ

No Dia Internacional da Mulher, o Programa Sinergia de Comunicação Interna da FIDENE/UNIJUÍ e Museu Antropológico Diretor Pestana organizou um momento de reflexão sobre a força das mulheres, suas lutas e conquistas. Sob o título: "Da Luta eu não Fujo: a força das mulheres na sociedade", o evento também caracterizou temas importantes para a agenda da sociedade. Gênero, feminismo e empoderamento da mulher ganharam destaque na pauta de conversa.

O evento, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 08 de março, no Salão de Atos da UNIJUÍ e foi transmitido para os campi de Santa Rosa, Três Passos e Panambi, foi entendido como uma pausa na vida das mulheres da instituição e comunidade, para refletir a participação da mulher na sociedade.

"Da Luta eu não Fujo: a força das mulheres na sociedade", foi dividido em três grandes blocos. O primeiro bloco aconteceu sob a luz de uma performance lúdica do Coletivo “Sou Minha”, formado por estudantes da universidade, que resgatou a história de importantes mulheres na história da Brasil. O segundo, sob coordenação da professora Joice Nielsson, caracterizou temas que ainda geram desentendimentos. Gênero, feminismo e empoderamento da mulher foram conceituados e ressaltados como ações de extrema importância para a força da mulher.

Uma roda de conversa marcou o terceiro bloco do evento. Seis mulheres, com vidas e histórias diferentes, mas com a mesma tônica em suas vozes – o empoderamento – compartilharam um pouco de suas trajetórias de vida e o quão importante se consideram para suas famílias e comunidade. Participaram da roda de conversa, a professora, engenheira civil e vice-reitora de graduação da UNIJUÍ, Cristina Pozzobon; bacharel em direito e delegada de polícia, Jocelaine Aguiar; a professora, atriz e artesã, Maria Alice Sides; a agricultora, Vanessa Bigolin; a sindicalista, Rosane Simon; e a vice miss plus size do Rio Grande do Sul, Darlene Zardin. Este bloco foi mediado pelo relações-públicas Fábio Fernandes e pela professora do curso de direito, Joice Nielsson.

Nos campi de Panambi e Três Passos, após a transmissão do evento, todas as mulheres foram ainda recepcionadas com atividades extras. No campus de Panambi, elas foram convidadas a participar de um bate papo sobre beleza, dicas de maquiagem e feminilidade e, ainda, confraternizar um café da tarde. Já no campus de Três Passos, as mulheres receberam uma homenagem especial dos homens do campus. Um grande lanche foi preparado para que todos confraternizassem.

Nas imagens abaixo, um pouco do que aconteceu em cada campus da UNIJUÍ:

Ijuí:

Três Passos: