O feminismo nas redes: a força está na colaboração - Unijuí

O feminismo nas redes: a força está na colaboração

No texto de hoje, apresentamos alguns movimentos de força feminina de grande destaque nas redes sociais digitais. Elencamos cinco páginas de movimentos feministas que surgiram com o mesmo propósito, a partir da colaboração, empoderar as mulheres; conscientizar sobre a violência, discriminação e igualdade de gênero; além de tentar educar a sociedade, produzindo e compartilhando conteúdo sobre o tema.

São movimentos que ultrapassaram os limites do ambiente digital, conquistando espaço no ambiente “físico”, quando milhares de mulheres, a partir do conteúdo, do encorajamento e da informação que encontraram nestas páginas, conseguiram transformar suas vidas, alterando padrões e se protegendo principalmente da violência.

A primeira página que apresentamos é Empodere Duas Mulheres. O movimento tem como maior objetivo o empoderamento feminino. “Eu pediria que para cada homem que você quer explicar feminismo, troque por duas mulheres. Empodere duas mulheres no lugar de explicar feminismo para um homem. Os efeitos vão ser incríveis e muito mais eficazes”.  A página vai muito além de falar só de casos brasileiros, compartilham documentários produzidos em diferentes países sobre feminismo, racismo, desigualdade de gênero entre outros assuntos presentes no nosso dia a dia.

Vamos juntas? Projeto da jornalista Babi Souza, a página diariamente traz relatos de mulheres que de alguma forma ou outra sentiram-se em perigo ou vulneráveis. A idealizadora do movimento incita as mulheres a apoiarem umas às outras, com a frase Vamos Juntas? Por que você vai andar sozinha numa rua escura tarde da noite se tem outra mulher do outro lado sozinha também? O movimento prega a Sororidade Feminina. Ficou curioso para saber o significado dessa palavra? Entra na página do Vamos juntas? e descubra um mundo de todas as mulheres.

Revista AzMina. Criada por Nana Queiroz, traz diversos temas do universo feminino. A revista surgiu em 2015, com a criação da Associação AzMina de Jornalismo Investigativo, Cultura e Empoderamento Feminino. Mulheres de diversas raças e orientações sexuais, com formação em jornalismo, direito, comunicação e psicologia uniram-se para criar uma revista feminina que empoderasse mulheres em vez de minar sua autoestima. Uma revista plural em que todas as mulheres se enxergassem e na qual encontrassem informações que as libertassem das violências do machismo. A Revista começou como uma publicação digital e gratuita, cujo objetivo maior é contribuir para a redução das desigualdades de gênero no Brasil.

Outro importante movimento nas redes é o Think Olga. Um projeto feminista criado em abril de 2013 pela jornalista Juliana de Faria.  Com o objetivo de criar conteúdo que reflita a complexidade das mulheres e as trate com a seriedade de pessoas capazes de definir os rumos do mundo merecem. Tem como missão, empoderar mulheres por meio da informação e retratar as ações delas em locais onde a voz dominante não acredita existir nenhuma mulher. E luta para que as mulheres possam ter mais escolhas. Nunca menos. E que as mulheres façam suas escolhas de maneira informada e consentida, sem que nunca tenham que pedir desculpas por tais decisões.

Nossa última sugestão de página é o Humaniza Redes, um Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet é uma iniciativa do Governo Federal. A internet é um espaço usado amplamente pelos brasileiros e. o Humaniza Redes, tem como papel fundamental garantir mais segurança na rede, principalmente para as crianças e adolescentes, e fazer o enfrentamento às violações de Direitos Humanos que acontecem online.

Vamos nos unir a está luta. Conheça, curta e compartilhe a força destas mulheres. E, torne-se um agente transformador. Precisamos cuidar uns dos outros.

Gostou das sugestões? Conhece outras páginas de movimentos feministas? Compartilhe conosco. Deixe seu comentário.