Especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais

No especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais vamos conhecer as histórias de Egidio e Tailoara.

Egidio Valdino Dal Forno, professor.

Minha trajetória iniciou em 1969 na condição de aluno de disciplinas didáticas para uma licenciatura curta para atender interesses do GOT e, uma vez concluído o curso de Direito, passei a ser novamente aluno no Esquema UM. No dia 20 de abril de 1976 fui contratado para lecionar Teoria Geral do Estado. Imediatamente passei a dar aulas de Direito Comercial, Direito Tributário, Legislação Social e Trabalhista e Instituições de Direito Público e Privado, quando tudo funcionava na Sede Acadêmica e em pleno regime militar. O tempo foi passando e fui convidado a elaborar um currículo para o curso de direito que seria instituído na Unijuí. A mim se juntaram o Professor Bagatini, Professor José Teodoro Correa e Professor Darcísio Correa e com muito esforço e dedicação, com reuniões em finais de semana, normalmente realizadas na casa de um dos quatro, fechamos o projeto do Curso de Direito da Unijuí que foi implantado em meados da década de 90, com a realização do primeiro vestibular, aliás, muito concorrido.

Fui incumbido de dar as aulas de Direito Constitucional I e II para turmas numerosas, na sala 300 da Sede Acadêmica, em plena época na qual se desenvolviam os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte em subcomissões temáticas e nas comissões e, o Deputado Constituinte Vicente Bogo, me municiava semanalmente com relatórios das subcomissões e comissões e dos resultados das votações em plenário o que propiciou o acompanhamento dos debates e das decisões tomados pelos Constituintes.

Com a volta do Professor Darcísio, que fora fazer mestrado em Florianópolis, passou ele a ministrar as aulas de Direito Constitucional e eu passei a ministrar as aulas de Direito Comercial I e II ( hoje Direito Empresarial e Cambiário) e, eventualmente as aulas de Direito Bancário e Direito Falimentar e, hoje, ainda dedico  esforços para cumprir minha missão de professor junto à Instituição de ensino da qual faço parte com a minha colaboração, dedicação e orgulho. Assim como minha satisfação em pertencer a esta família que nasceu, cresceu, se desenvolveu produzindo valorosos frutos para todos e graças ao esforço e dedicação de todos o Curso de Direito da Unijuí - câmpus de Ijuí -, foi avaliado pelo MEC, obtendo o conceito 05 (valor máximo na escala de avaliação). Assim, somos um curso cinco estrelas. Parabéns a toda a família Unijuí.

Tailoara Morgana Mahl Bombardelli, analista de práticas jurídicas.

Iniciei minhas atividades como Analista de práticas jurídicas do escritório Modelo Campus Três Passos, no dia 18 desse mês, e nesse período, embora pequeno, observei que o trabalho em equipe e a colaboração mútua entre os funcionários, alunos e professores é constante, permitindo assim um convívio agradável e que um bom trabalho seja realizado.

Fiquei muito grata pela oportunidade de integrar o quadro de funcionários da Unijuí, pois além de ser uma Universidade de muita credibilidade e renome em nossa região, foi o local que optei em fazer minha graduação em direito, cuja vivência acadêmica foi crucial para minha carreira profissional, vez que nesta, adquiri  conhecimentos fundamentais para o exercício de minhas atividades jurídicas, e, é através desses conhecimentos, que atualmente pretendo alcançar todos os objetivos que me incumbem enquanto funcionária, de forma a contribuir satisfatoriamente com o trabalho acadêmico desempenhado pela Instituição, bem como, com o papel social que a mesma possui com o meio social em que atua.

Como sou novata na Instituição possuo muitas expectativas, dentre elas, a de realizar as funções que me são destinadas de forma cada vez mais satisfatória e a gradativa ampliação e aprimoramento de conhecimentos necessários para aperfeiçoar o desempenho dessas atividades, retribuindo assim a confiança que a Unijuí depositou em mim no momento da aprovação para ocupar a vaga de analista.