Especial #viverUNIJUÍ da Controladoria - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ da Controladoria

No especial #viverUNIJUÍ da Controladoria vamos conhecer as histórias de Roselaine e Cristian.

Roselaine Schuster Scheren, gerente da Controladoria.

Há 28 anos trabalhando na Fidene, Roselaine iniciou suas atividades através de um estágio de 3 meses em 1986 na Gráfica, atuando na área de distribuição de livros. Auxiliava na organização e despacho dos livros a clientes e distribuidoras.

Em dezembro de 1986 participou de um processo seletivo para trabalhar na Secretaria Acadêmica. Aprovada, desempenhou funções no setor de horários e distribuição de disciplinas e turmas. Depois passou a trabalhar no setor de Registro de Notas. Atendia alunos e pais, professores. E auxiliava nas matrículas.

Nesse período de secretaria, Rose lembra de um atendimento aos pais de um aluno. Eles tentavam entender por que seu filho reprovou em algumas disciplinas e descobriram que o motivo era o excesso de faltas. Naquele momento, com um semblante de decepção e olhos cheio de lágrimas refletiram sobre o quanto os pais investem nos filhos e que as vezes todo esse esforço não é valorizado. Rose pegou essa reflexão para si e, lembra do atendimento, como forma de inspiração para valorizar os esforços, desafios e conquistas.

Ainda no tempo de Secretaria, Rose lembra que os professores precisavam levar seus cadernos na secretaria, o que fortalecia o relacionamento com eles. Quando trabalhavam no prédio onde hoje funciona a Clínica de Psicologia, no intervalo, se reuniam no hall de entrada para conversar e confraternizar com os colegas de outros setores.

Através de um outro processo seletivo, agora de reposicionamento interno, foi selecionada, em setembro de 1990, para o setor de contabilidade. Roselaine, nesse período, já cursava o bacharelado em Ciências Contábeis.

Na Contabilidade trabalhou com máquinas antigas, onde todos os registros eram manuais. Em 1991 foi instalado o Sistema IBM, facilitando muito os processos contábeis. O Sistema IBM foi descontinuado na instituição em 2006.

Entre os anos de2005 e 2006, a Fidene iniciava a transição do Sistema IBM para uma nova plataforma. Roselaine lembra que foi um período difícil, pois essa nova plataforma ainda não tinha sido utilizada pela área contábil e que tudo era realmente novo, carecendo de desenvolvimento técnico e operacional por todos no setor. Apesar da dificuldade, sempre contou com o apoio do núcleo de informática e hoje a plataforma está consolidada.

Rose sempre almejou tornar-se contadora da Fidene e trabalhou muito para alcançar esse objetivo. Diante do esforço, em 2011 foi convidada para exercer o cargo e, hoje, está ainda mais feliz, tem vontade de trabalhar e sabe que tem muito para desenvolver aqui. Para ela, o maior desafio nesta função é gerenciar pessoas, na parte técnica tem o domínio. Mas ser responsável por pessoas, e que elas se sintam inseridas e que façam parte do processo é algo mais complexo. Neste sentido, entende que tem mais a desenvolver. E também destaca a oportunidade que tem de conviver com pessoas das mais diversas formações e personalidades e isso transforma a maneira de trabalhar.

Como grande marca, ressalta ter vivenciado épocas de expansão e retração de atividades, de estabilidade e instabilidade financeira, de harmonia e tensão nas relações de trabalho. E que com o tempo aprendeu que a trajetória pessoal e profissional é feita de altos e baixos, mas que sempre há uma alternativa, uma forma de continuar, recomeçar e inovar.

Cristian Secco Cabreira.

Cristian é nosso colega novato. Foi efetivado em maio desse ano, após participar do Projeto Jovem Aprendiz em 2014.

Como experiência profissional, além da experiência de ser jovem aprendiz na Fidene, Cristian já trabalhou na Cotrijuí nos departamentos Jurídico e de Recursos Humanos.

Está no 2º semestre do curso de Ciências Contábeis, e consegue conciliar o aprendizado teórico com a prática no trabalho.

Antes de trabalhar na Fidene, via a Instituição apenas como uma Universidade devido as pessoas que estudavam na Unijuí. Hoje sabe que a instituição tem o objetivo de formar e qualificar a grande maioria das pessoas que passam por aqui. E cada vez mais busca um desenvolvimento maior para pode ajudar a todos.