Especial #viverUNIJUÍ da Rádio Unijuí FM - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ da Rádio Unijuí FM

No especial #viverUNIJUÍ da Rádio Unijuí FM vamos conhecer a história do João Carlos Cazali e Andrei Martins.

João Carlos Cazali e a implantação da UNIJUÍ FM.

Em 2001, ano em que muitos esperavam uma odisseia no espaço, eis que chega para uma grande legião do mundo inteiro, a UNIJUÍ FM. O ingresso de João Carlos Cazali no quadro funcional da FIDENE/UNIJUÍ foi em 04 de junho de 2001, quando foi selecionada a primeira equipe para a implantação do projeto de rádio da Universidade. Ele lembra que a UNIJUÍ FM foi colocada no ar no sábado, 16 de junho, às 10h20, pelo Engenheiro Higino Germani e pela primeira diretora e professora Lidia Alebrandt. “Era para ser um simples teste, mas passou a ser o início definitivo das transmissões. Eles ligaram para algumas pessoas para certificar-se de que o sinal chegava até os receptores das casas e daquele momento em diante, decidiram não tirar mais a rádio do ar”, conta.

Cazali conta que teve o privilégio de dar o play na primeira música a ser executada: Where the Streets Have no Name, da banda irlandesa U2, do álbum, The Joshua Tree. E também lembra de outro momento marcante da UNIJUÍ FM, quando esta passou da Classe C para B1, ou seja, de 300 para 1000 Watts de potência no transmissor. “Subimos junto com o comandante dos bombeiros até o terraço do prédio da FIDENE, na escada magirus, para segurar ao suspender os elementos da nova antena, a serem instalados na torre metálica, localizada 20 metros acima do prédio”.

Nas imagens acima, o processo de instalação da antena na Sede Acadêmica

João Carlos Cazali atuou desde o início na área técnica, na produção musical, gravação e edição. Também é um dos responsáveis pelo bom funcionamento e conservação dos equipamentos e atualização dos softwares, diante da constante evolução tecnológica. “São 14 anos de convivência, aprendizado e experiências. Muitas mudanças, adaptações, situações de entusiasmo, euforia, paciência e de alegrias. Sempre valorizando as conquistas e superando os fracassos, procurando sempre trabalhar com satisfação. Assim é nossa vida: de aprendizado, de transformação, comprometimento, sabedoria e de compartilhamento do conhecimento”.

Andrei Martins Krug, locutor:

No dia 16 de junho de 2014, Andrei Martins Krug iniciou sua trajetória profissional na UNIJUÍ. Ele lembra que inicialmente fez o concurso para vaga de locutor, mas que hoje também atua como programador e realizando a edição de comerciais e programete jornalísticos. “Fiquei sabendo desta vaga de tanto acessar a página da instituição INSISTENTEMENTE. Em resumo, meu desejo de estar aqui não é de hoje. Cheguei a começar o curso de Jornalismo em 2003, mas não cheguei a concluí-lo. Fazer parte do quadro de funcionários da UNIJUÍ é para poucos e é a realização para muitos dos que estão aqui”, resume.

Para Andrei, seu principal objetivo agora é a atualização profissional, com a conclusão do curso de Jornalismo. “Trabalhar na Unijuí não reflete somente no trabalho, mas se soma dentro da minha casa, na família. No mais, agradeço primeiramente a Deus por ter aberto esta porta na minha vida, e pela confiança no meu trabalho. Em breve, a Unijuí terá mais um aluno do curso de Jornalismo”, conta.