Especial #viverUNIJUÍ da Secretaria Acadêmica - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ da Secretaria Acadêmica

No especial #viverUNIJUÍ da Secretaria Acadêmica vamos conhecer as histórias de Elói e Diulia.

Elói Eduardo Goi, – Setor de Registros.

A primeira função do Elói na UNIJUÍ foi datilógrafo de setores da Instituição e da Gráfica da UNIJUÍ, contratado pelo Elemar Bernardi, chefe da Gráfica naquela época. Mesmo trabalhando em outro setor posteriormente, era sempre chamado para datilografar materiais para os diversos setores, já que era considerado exímio datilógrafo. Desde 1991 o Elói trabalha na Secretaria Acadêmica, iniciou na função de emissão de documentos. Depois de cerca de cinco anos foi transferido para o setor de notas e registros como auxiliar e, posteriormente se tornou titular, onde atua até hoje.

Um acontecimento marcante pelo qual participou foi o reconhecimento da UNIJUÍ como Universidade em 1985, quando o professor Adelar Baggio chegou da cidade de Brasília com o título de Universidade e houve uma passeata do aeroporto até a Sede Acadêmica.

Outro acontecimento foi o processo de matrícula de 1996, pois a fila de alunos foi do Auditório da Sede Acadêmica, onde era realizado, até a entrada do Museu. Naquele dia os alunos ficaram até cerca de meia-noite na fila e saiu até charge no jornal. Cita, ainda, uma greve dos alunos, que impediram a saída dos funcionários dos setores, entre as 11h às 14h, especialmente os da Secretaria Acadêmica. Além da mudança da Secretaria Acadêmica da Sede para o câmpus, no ano de 2000, que melhorou a estrutura do setor.

Elói mostrando o livro que ele datilografou.

Conta, ainda, que anteriormente o processo de impressão dos cadernos de notas e frequência dos professores era todo manual, impressos um a um, depois separados por professor, dia da semana, atas de exame, folhas de conteúdo e eram finalizados com a etiqueta de identificação da capa. Após, eram entregues em mãos para o professor em sala de aula. Os quais, no final do semestre, retornavam para a Secretaria Acadêmica para digitação de todas as notas, manualmente. Hoje esse processo é todo feito via web: “Graças a Deus”, salienta o Elói.

“A UNIJUÍ é um dos melhores lugares de se trabalhar. O ambiente é excelente e temos a convivência com pessoas de todos os tipos. Termos contato com tantas pessoas nos dá um aprendizado que é mais amplo, tanto profissional como pessoal. ”

Diulia Taina Pereira Beerbaum, – Setor de Cadastros.

“Comecei a trabalhar na UNIJUÍ como Jovem Aprendiz. No início procurava experiência, aprendizagem, mas fui vendo que aqui dentro poderia ter mais oportunidades profissionais e pessoais. Fui me dedicando e passando cada etapa do curso, até ir para os setores para fazer o estágio. Fiquei muito contente em saber que o setor e que eu ia trabalhar era a Secretaria Acadêmica, que eu ouvi falar muito bem.

Chegando aqui, fui bem acolhida pelos meus colegas de trabalho, começando assim a auxiliá-los no cadastro de alunos e atendimento, mas tive que sair em Licença Maternidade. Quando voltei fui efetivada nas mesmas funções.

Minha expectativa é aprender cada vez mais para poder transmitir aos meus colegas e ao público que eu atendo, confiança e bom atendimento”.