Especial #viverUNIJUÍ da Reitoria - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ da Reitoria

No especial #viverUNIJUÍ da Reitoria vamos conhecer as histórias de Miguel e Ana Cláudia.

MIGUEL ARCANGELO ZORTEA, Auditor Interno.

Eu morava em Marcelino Ramos e cheguei em Ijuí em 1976, quando iniciei na FIDENE como aluno no curso de Ciências Contábeis e dez dias depois, 11/03/1976, como funcionário.

No 1º dia de aula, os calouros foram acolhidos na sala 100 e o Prof. Paulo Frizzo (Presidente da FIDENE) comentou em seu discurso sobre melhorias a serem feitas na dinâmica da livraria e que necessitava de um colaborador, foi a deixa para que eu fosse pedir emprego. Na semana seguinte fui na recepção da secretaria/tesouraria pedir informação e me deparei com o prof. Paulo saindo da sala da presidência, em direção ao guichê da secretaria, interpelei mencionando a demanda da livraria. Questionou ali no sofá da recepção: de onde eu vinha, o que fazia ..., e me disse que, para a livraria demandava alguém com experiência na área e já me dizendo que na contabilidade/tesouraria/pessoal (tinha um único gerente) estavam necessitando de alguém e me apresentou para o Prof. Sérgio Luis Allebrandt, então contador e gerente dos três setores.

Nos anos iniciais, trabalhei como Auxiliar Administrativo na contabilidade e na tesouraria. Nos anos oitenta desenvolvi atividades como Encarregado do setor de Conta Corrente de Alunos, Encarregado de Compras, Tesoureiro e Gerente da Tesouraria.

Em 1990 fui desafiado a “assumir” o setor de contabilidade, iniciando o processo em sistema informatizado, inicialmente de forma paralela, mantendo por mais um ano a escrituração mecanizada. Profissionalmente foram anos de aprendizado, dedicação e de satisfação por estar atendendo as demandas do público interno e externo.

Hoje estou na Auditoria Interna, exercendo o cargo de Auditor desde 2001.

Nesta trajetória, acompanhei a transformação da Instituição e menciono como fatos (pontos) que me recordo e que me marcaram, cito: os cursos de férias nos anos 70 e 80 (o envolvimento que tínhamos), a intensa atividade de extensão, o inicio das obras do Câmpus com recursos da venda de “bolsas onerosas”, a luta por recursos de verbas Federais e do Exterior (construção do bloco/complexo de agronomia), implantação de cursos nas áreas da agropecuária, saúde e das engenharias, culminando com o processo da criação da UNIJUÍ. Hoje posso afirmar que continua sendo muito bom ser colaborador de uma Instituição consolidada e “renovada”, que tem na direção pessoas jovem como o Prof. Martinho (mais jovem que eu), comandando e liderando processos como o da implantação do Curso de Medicina. Penso que ainda vou estar aqui quando deste novo fato e daí serão 40 anos de casa e quem sabe fechando um ciclo.

Ana Cláudia da Silva, recepcionista da Reitoria.

Há pouco mais de um ano, Ana Cláudia iniciava sua carreira profissional na UNIJUÍ. Confira um breve relato de sua trajetória no vídeo abaixo: