Especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Estudos Agrários - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Estudos Agrários

 
 

No especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Estudos Agrários vamos conhecer a história do professor Nilvo e da Priscilla.

Nilvo Basso, professor de Departamento de Estudos Agrários.

 Conhecido de muitos nesta Instituição, o Prof. Nilvo Basso iniciou sua história na FIDENE/UNIJUÍ em 1977, aos 19 anos, como Técnico de Extensão do CeCA – Centro de Ciências Agrárias. Atuava em um projeto de extensão na área de Contabilidade Rural, a partir de um convênio entre a FIDENE e a COTRIJUÍ.  A experiência do  projeto com a COTRIJUI permitiu estender o trabalho para outras regiões do Estado através do movimento sindical. “Fizemos muitos seminários de conscientização sobre Realidade Brasileira pelo Rio Grande afora nos anos 80”, recorda o professor.

Formou-se em 1984 no curso de Tecnologia Agronômica, ofertado pelo CeCA/FIDENE e, em 1985 concluiu o curso de Administração de Empresas.  Nilvo trabalhou também na campanha de arrecadação de fundos para construção do Câmpus. Ele conta que percorriam o interior da região com uma caminhonete Ford 1000 amarela, arrecadando doações de soja, gado, porco e até galinha. Graças também a este trabalho, ele vivenciou em 1985 o reconhecimento da Universidade de Ijuí: “Foi uma grande festa no Câmpus. Ijuí parou no dia em que foi oficializada essa notícia”, relata.

No ano seguinte prestou concurso e passou a atuar como professor do curso de Agronomia. Contribuiu desde a elaboração do projeto à qualificação permanente do curso. Juntamente com um grupo de colegas, foi para a França em 1987 através de um intercâmbio para conhecer metodologias de formação nas ciências agrárias visando incorporar ao projeto do curso de Agronomia.

Em 1990, tirou o banco traseiro do seu Fusca, colocou dentro as tralhas e a família, e partiu em viagem para Lavras/MG fazer Mestrado. Ficou lá por dois anos e voltou com o diploma, a família e o Fusca.

Imagem do professor Nilvo em 1985

 

Foi chefe do DEAg em 1994/95 e nos anos 2000 atuou como coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Rural nos Câmpus e Núcleos da UNIJUÍ. Além de professor sempre atuou em projetos de extensão estruturantes do Departamento de Estudos Agrários.  

 
 

 

Priscilla Schott de Paula, Assistente de Laboratório.

 

Embora recentemente contratada como funcionária, a história da Priscilla na UNIJUÍ já tem algum tempinho. Em 2013 ela nos procurou solicitando uma vaga para realizar o estágio obrigatório do curso Técnico em Agropecuária do IMEAB. Oferecemos uma oportunidade no Laboratório de Análises de Solos e, até hoje, a Priscila não conseguiu mais sair de lá: no mesmo ano, iniciou o curso de Agronomia na UNIJUÍ, conquistou uma vaga de estágio remunerado e no mês passado foi contratada como Técnica Horista, substituindo uma colega que está em licença maternidade.

“Minha família sempre incentivou que eu trabalhasse na UNIJUÍ. Converso com amigos e tenho a certeza de que na nossa região esta é uma das melhores empresas para se trabalhar. Minhas expectativas foram superadas, pois tive a oportunidade de crescer profissionalmente em pouco tempo. Por isso, desejo poder continuar investindo na minha carreira aqui dentro”, destaca Priscila.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.