Especial #viverUNIJUÍ do Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ do Museu Antropológico Diretor Pestana

No especial #viverUNIJUÍ do Museu Antropológico Diretor Pestana vamos conhecer a história de Belair e Liliane.

Belair Aparecida Stefanello, educadora do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Iniciei minha vida profissional na Secretaria Acadêmica da FIDENE em 15 de fevereiro de 1984 através de processo seletivo externo, no ano seguinte já estudante do curso de História, fiz seleção interna para Secretária do Museu, assumindo em 13 de maio de 1985, também tive num breve período vínculo como professora colaboradora horista.

Posso dizer que aqui me constitui cidadã. Os anos 80 foram anos de efervescência política e anseios por transformações, no país a redemocratização e na instituição a transformação em Universidade. As relações de trabalho também sofrem um amadurecimento com a criação dos sindicatos tanto de técnicos administrativos como de professores.

Estar na UNIJUI, independente do vínculo, era sobretudo lutar por um Brasil mais democrático e inclusivo, e consequentemente a tarefa começava dentro do trabalho. Ser um trabalhador eficiente implicava em contribuir para uma constante qualificação do setor, no meu caso do Museu, tornando-o cada dia mais comprometido com o discurso acadêmico institucional. Tenho muito orgulho do resultado do trabalho que ajudei a desenvolver nos últimos 30 anos no Museu, hoje uma instituição reconhecida nacionalmente.

Gravação para o Museu da Mobilização MST Fazenda Annoni julho de 1985

Liliane Agertt Reis Blume, secretária do Museu Antropológico Diretor Pestana

Faço parte da equipe do MADP há pouco tempo, nesse período fui muito bem acolhida por toda a equipe. Já tive experiência como secretária anteriormente, mas vejo hoje um novo desafio, talvez o maior que já tive profissionalmente falando, pois não foi fácil chegar aqui, havia muitos candidatos concorrendo à vaga, cheguei a ficar um pouco desanimada em alguns momentos achando que não ia conseguir, mas para a minha surpresa, ao conferir o resultado, meu nome estava lá, em primeiro lugar. Fiquei muito feliz, nunca desejei tanto ser aprovada em um emprego, tenho muito a aprender e a UNIJUÍ é o melhor lugar para isso, quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, minhas expectativas são as melhores possíveis, pois sei que aqui posso ter o meu crescimento pessoal e profissional que tanto espero.