Especial #viverUNIJUÍ do DACEC - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ do DACEC

No especial #viverUNIJUÍ do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis,  Econômicas e da Comunicação vamos conhecer a história de Adelar e Fabiani.

Adelar Francisco Baggio, professor do Curso de Administração.

São 42 anos de Fidene/Unijuí e muitas histórias para contar. E não à toa, o professor Adelar Francisco Baggio também faz parte da história dessa Instituição. Em 1973, começou como datilógrafo, e em 1974, passou para a docência. Em 1981, assumiu a presidência da Fidene; e em 1984, foi o primeiro Reitor da Unijuí. “Em minha trajetória na Instituição, eu poderia destacar muitos fatos marcantes. Mas ter coordenado o processo de criação da Unijuí, certamente, é o que me dá mais orgulho.”

O professor, que hoje atua no Curso de Administração, também nos conta que coordenou a mudança da Fidene/Unijuí resistente à Ditadura para uma Instituição prospectora do desenvolvimento regional. Foi ele que, na década de 80, encaminhou o processo de criação da Rádio da Unijuí, buscando a interação da Universidade com a comunidade.

Além disso, atuou fortemente no desenvolvimento do cooperativismo empresarial e publicou dez obras, todas relacionadas à Unijuí. Questionado sobre expectativas para o futuro, o professor é pontual: “Quero fazer o curso de Doutorado em Desenvolvimento na Unijuí e, depois, quero trabalhar em cursos da pós-graduação e coaching familiar e para executivos. ”

Imagem do professor Adelar Baggio em 1985

Fabiani Schemmer, Analista do Laboratório de Economia Aplicada.

Graduada em Ciências Econômicas e pós-graduada pela Unijuí em Controladoria e Gestão Empresarial, Fabiani Schemmer viu na Instituição a oportunidade de voltar a atuar em sua área de formação. E apesar do pouco tempo de casa (ingresso em fevereiro desse ano), afirma estar gostando muito da experiência, principalmente pelo contato diário que tem com os professores e estudantes do Curso de Ciências Econômicas. E não é a toa que vive cercada por eles: além de carismática, ela é muito atenciosa, e sempre deixa café e chimarrão à disposição de todos no Laboratório.

Fabiani aceitou o desafio e contou suas expectativas em relação a Unijuí no vídeo abaixo.