Especial #viverUNIJUÍ da Coordenadoria de Informática - Unijuí

Especial #viverUNIJUÍ da Coordenadoria de Informática

No especial #viverUNIJUÍ da Coordenadoria de Informática vamos conhecer as histórias de trabalho de Elen e Éder.

Elenir Lazzarottto (Elen), Analista de Sistemas

Minha trajetória iniciou como auxiliar de matrículas na FIDENE, época em que esse processo acontecia manualmente e realizado na Cripta da Matriz São Geraldo, ano este em que a FIDENE tornou-se Universidade. Terminado o processo de matrículas fui transferida para a tesouraria no atendimento a alunos, posteriormente com início da informatização, responsabilizei-me pela digitação dos lotes da tesouraria e, em época de vestibular, auxiliava na digitação dos cartões.

Com a implantação da universidade, novos cursos foram criados, entre eles Informática, o qual cursei. Com isso fui convidada para trabalhar no laboratório de informática. Nesta época a Universidade já tinha seu próprio CPD (Centro de Processamento de Dados), hoje Coordenadoria de Informática.

Em 1992 realizei concurso interno para programação, fui programadora “trainee” por longo tempo. Caminhei lentamente, fui conquistando meu espaço, sempre otimista, na perspectiva de construir um saber fundado na teoria e na prática que estava vivenciando. Consolidei-me como analista de sistemas, no Sistema Acadêmico. Nesta função tive a oportunidade de produzir, avançar e aprender. Muitos foram os desafios e realizações, jamais me amedrontei ou intimidei diante das situações. Ser uma pessoa de fácil relacionamento proporcionou-se uma integração ímpar com meus colegas, todos homens, numa área extremamente discriminada para as mulheres.

Imagem dos primeiros anos de trabalho de Elen

Nesta trajetória passei por momentos bons e outros nem tanto, como a perda de doze colegas que optaram em trabalhar para uma empresa de Brasília e a sobrecarga de trabalho, o bug do milênio, a decisão pelo novo sistema, o desprender do saber dominado, pelo desconhecido. Participar do projeto de implantação do SIE, desvendar o desconhecido, dominar o que outrora se apresentava quase impossível, e olhar para traz com a certeza de ter vencido, de saber que a união faz a força, de que estar ali mesmo que seja para um café, uma palavra de conforto, um riso franco, um dizer “não, assim não dá”, ou chorar sentado em cima do lixo com os colegas que buscavam o mesmo objetivo, e recomeçar; tudo isso fez parte de minha caminhada na implantação do novo Sistema de Informações para o Ensino (SIE).

Só posso me orgulhar ao olhar hoje o sistema consolidado e extremamente funcional a toda a universidade e aos colegas que se incorporaram a equipe da coordenadoria nestes 23 anos que faço parte, com muito respeito, união e dedicação de todos estamos caminhando, trabalhado e melhorando cada vez mais.

Depois de tanto tempo, vivenciado épocas extremas - do controle manual a alta tecnologia, de uma faculdade com poucas pessoas onde todos se conheciam a Universidade com tantos funcionários. Posso afirmar com toda a convicção e certeza que a UNIJUI é minha casa, faz parte de minha família, é minha vida.

Hoje minha expectativa é continuar produzindo, contribuindo, me envolvendo, principalmente agora que a vida e a experiência me tornam uma pessoa mais segura, estável e tranquila. Com mais tempo para me dedicar ao trabalho, também, quero ver esta universidade conquistando novos espaços, orgulhando ainda mais cada um que fez e que faz parte dela.

Éder Pereira, Programador de TI - Junior

Éder é o mais novo membro da equipe do Núcleo de desenvolvimento de Sistemas, alocado junto a Coordenadoria de Informática, atuando no cargo de Programador de TI - Junior. Apesar de ter entrado recentemente na instituição como Técnico-Administrativo, Éder afirma ser muito gratificante sua estadia aqui, principalmente pela boa convivência com os colegas de trabalhos, e pelo trabalho em equipe realizado pelo grupo, que nem sempre encontrado em outras empresas, mas que é muito importante para o bom andamento das atividades.

Ressalta ainda que tem a expectativas de construir uma carreira aqui dentro, ao mesmo tempo, espera conseguir suprir as expectativas que há sobre ele dentro do setor realizando o melhor trabalho possível.

Confira abaixo um breve depoimento do nosso colega Éder: