Conheça a AGIT – Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí - Unijuí

Conheça a AGIT – Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí

A UNIJUÍ criou, em 31 de julho de 2006, a Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ (AGIT/UNIJUÍ) através da Resolução da Reitoria nº 05/2006, vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE). A Agência atua como uma instância articuladora e facilitadora de instituições, integradora dos processos administrativos e jurídicos de inovação e tecnologia desenvolvidos prioritariamente a partir da interação Universidade-Empresa. Seu principal objetivo é ser o elo entre a academia, setor empresarial e o governo. A Agência de Inovação congrega as seguintes unidades administrativas:

• Núcleo de Assessoramento de Projetos (NUAP): o Núcleo tem por objetivo institucional apoiar as ações que visam à captação de recursos para o financiamento de programas e projetos institucionais. Para tanto, auxilia na construção de estratégias que promovam parcerias e que possam contribuir na qualificação da pesquisa e extensão institucional. Acompanha a execução financeira do projeto até a prestação de contas junto aos órgãos competentes. O NUAP foi criado pela resolução da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão nº 01/2011;
  • Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT): unidade responsável pelo fomento ao desenvolvimento tecnológico, pela proteção à propriedade intelectual: através do registro da propriedade industrial, junto aos órgãos nacionais e internacionais, assim como do acompanhamento para a manutenção dos registros. É de fundamental importância para todo pesquisador que, ao conceber uma ideia de projeto, entre em contato com o NIT/AGIT-UNIJUÍ para receber assistência necessária para garantir o sucesso da pesquisa, pela transferência de tecnologia para o setor empresarial, para a sociedade e para outras instituições/centros de pesquisa. A Resolução do Conselho Diretor n° 10/2008, dispõe sobre a proteção de direitos relativos à propriedade industrial e intelectual na FIDENE.
  • CRIATEC - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ, implantadas em Ijuí, Santa Rosa e Panambi, tem por objetivos: fomentar a criação/crescimento de empresas locais e regionais voltadas ao desenvolvimento tecnológico; a intensificação da transferência tecnológica entre universidade e às empresas nascentes; e, a criação e manutenção de postos de trabalho qualificados na região. A incubadora organiza os seus processos em 03 fases distintas: a pré-incubação (momento em que o empreendedor planeja o seu negócio por meio da elaboração do plano de negócios, para o qual conta com suporte técnico), a incubação (a empresa após a aprovação em banca está apta a se instalar nas estruturas da incubadora e usufruir dos serviços prestados) e a pós-incubação (momento em que a empresa é graduada e está pronta para atuar de forma mais independente no mercado).
  • ITECSOL – A Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da UNIJUÍ é responsável pela captação de microempreendedores na constituição de projetos de Economia Solidária. A ITECSOL atua no sentido de: contribuir na implementação de condições para a organização dos trabalhadores, em processos coletivos de geração de trabalho e renda, tendo como referência o movimento de economia solidária; na consolidação de processo de incubação, qualificando a metodologia pertinente aos empreendimentos no setor de reciclagem, artesanato e agricultura familiar; e no desenvolvimento de ações para dinamizar o movimento da economia solidária e produzir conhecimentos capazes de nortear a construção de tecnologias sociais.

Além das atividades das suas unidades, a AGIT-UNIJUÍ, contempla no rol das suas ações:

1.  Prestar assessoria no processo de implantação, desenvolvimento e acompanhamento do Sistema de Gestão pela Qualidade UNIJUÍ, que são relevantes à política de inovação e tecnologia;
  2. Contribuir com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na gestão do Programa de Polos de Inovação Tecnológica da Universidade;
  3. Fazer o gerenciamento dos projetos empresariais realizados em parceria com os governos federal, estadual e SEBRAE.