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Cia Cadagy reapresenta o espetáculo “La Cumparsita - o tango da diversidade” no Salão de Atos da Unijuí

Na noite deste domingo, 8 de outubro, a Cia Cadagy - Corpo e Movimento reapresentou o espetáculo “La Cumparsita - o tango da diversidade”, no Salão de Atos da Unijuí. Com financiamento do Fundo Pró-Cultura, o musical contou com apoio da Unijuí, do Município de Ijuí e do Sesc-RS.

Conforme explicou o coordenador da Cia Cadagy, Dionatan Mânica dos Santos, o espetáculo conta a história da música La Cumparsita e do tango, cujo texto foi escrito por João Atenágoras. “É um orgulho, por meio da Cia Cadagy, estarmos representando esse sonho que começou há cerca de 10 anos, quando João Atenágoras escreveu, pela primeira vez, o texto da La Cumparsita. Com projeto aprovado via Lei de Incentivo à Cultura, hoje damos vida a essa história, e agradecemos a todos os nossos apoiadores”, destacou Dionatan, antes de dar início à apresentação.

O público pôde conferir coreografias bem elaboradas e interpretadas pelos integrantes da Cia Cadagy, que mesclaram o tango com elementos da ginástica, do teatro e das artes circenses, que são marcas do grupo. O uso da música, em diferentes ritmos, também foi lembrado e conferido pelos presentes. 

A entrada para o espetáculo foi gratuita, mediante a apresentação de ingresso entregue previamente. A primeira apresentação do espetáculo ocorreu no mês de setembro, junto ao Sesc de Ijuí.


Unijuí recebe comitiva de San Marcos, México

A Unijuí recebeu nesta segunda-feira, 9 de outubro, a visita de uma comitiva da cidade de San Marcos, México, com o objetivo de estreitar as relações entre a Universidade e o município mexicano. Estiveram presentes o prefeito de San Marcos, Tomás Hernández Palma; o assessor de turismo, Carlos Gallegos García; o diretor de Desenvolvimento Urbano e Ecologia Municipal, Enrique Garibo Hernandez; e o professor da Universidade de Cambridge, Carlos Molina acompanhados pelo estudante mexicano do Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, Arturo Dina Valente e pelo professor da Unijuí, Rafael Zancan Frantz. 

A comitiva foi recepcionada pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; e pela Assessora do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), Vanderléia Haiski.

Segundo o professor da Unijuí, Rafael Frantz, que integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada da Universidade, a visita também teve como objetivo apresentar o trabalho sobre a temática de Cidades Inteligentes, que é desenvolvido pelo GCA desde 2021. “Eles têm interesse e buscam se desenvolver como cidade inteligente e é justamente nesse contexto que acontece essa visita em que eles conhecerão o nosso projeto e as iniciativas que são desenvolvidas em Santa Rosa”, destacou Frantz informando que após conhecer o campus Ijuí, a comitiva segue para Santa Rosa, onde mais uma série de atividades estão previstas para ocorrer. 

Durante a reunião, o prefeito de San Marcos, Tomás Hernández Palma, destacou o interesse acadêmico que o município possui, visto que eles também buscam incentivar a vinda de novos estudantes para a Unijuí. "Queremos trabalhar esse conceito em San Marcos. Temos muitas riquezas naturais, mas falta estruturar melhor o turismo. Por isso, precisamos de aliados e somar esforços. Estamos aqui pois o conhecimento acadêmico nos interessa muito”, explicou. 

A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, agradeceu a vinda da comitiva. “É um prazer imenso recebê-los aqui. Nossa Universidade tem mais de 65 anos de atuação, e conta com cursos que vão da Graduação ao Doutorado, em quatro campi”, destacou, apresentando a estrutura da Unijuí e das demais mantidas integrantes da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene).


Curso de Medicina realiza aula inaugural e cerimônia de entrega dos jalecos à 8ª turma

O curso de Medicina da Unijuí promoveu na noite da última sexta-feira, 6 de outubro, sua aula inaugural, que contou com a cerimônia de entrega dos jalecos aos calouros da oitava turma. O evento foi realizado no Salão de Atos da Universidade e contou com a presença de pais, professores e estudantes, tanto ingressantes quanto veteranos. 

A saudação inicial ficou a cargo do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, que destacou que o curso está em seu quinto ano de implementação e já conta com mais de 300 estudantes. “A Universidade está realizando o processo de implementação com muita responsabilidade, a partir de uma proposta pedagógica diferenciada, que vem dando resultados. Hoje, mesmo, um grupo de profissionais do Grupo Helios, maior rede de hospitais e clínicas da Europa, esteve na Unijuí conferindo as estruturas do curso de Medicina. E eles, que possuem 111 hospitais na Alemanha, 90 centros médicos e 21 centros de reabilitação, disseram que têm muito a aprender conosco, tanto em qualificação quanto no uso de tecnologias”, comentou o vice-reitor. 

O curso, conforme destacou o coordenador, professor Jorge Brust, possui 9 mil horas e mais de 130 professores atualmente. “Nos orgulhamos em ter mais de 90% dos estudantes oriundos de Ijuí e região, o que atende ao nosso anseio inicial, de poder ofertar esse curso aos nossos jovens”, disse, lembrando que o curso também vem para ampliar o número de profissionais médicos na região.

“Enquanto nos países desenvolvidos há 3,5 médicos para cada mil habitantes e o Ministério da Saúde preconiza que haja no mínimo 2,5, nossa região possui uma média de 0,80 médico para cada mil pessoas. Em Porto Alegre, para se ter uma ideia, há 10 médicos para cada mil habitantes. Nosso curso vem, portanto, para tentar suprir a demanda e melhorar o atendimento na área da saúde - algo que já é possível observar com a inserção dos nossos estudantes na rede de saúde”, destacou o professor. 

Na sequência, ocorreu a palestra “Excelência na profissão e qualidade de vida”, com o professor doutor Adelar Francisco Baggio. Por fim, o professor Jorge Brust deu as orientações necessárias sobre o uso do jaleco, considerado um importante Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

A aula inaugural foi encerrada com a cerimônia de entrega dos jalecos pelos veteranos aos estudantes ingressantes. 


Estudantes de escolas de Santa Rosa finalizam Curso de Formação de Jovens Lideranças Estudantis da Unijuí

Nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, ocorreu o último encontro do Curso de Formação de Jovens Lideranças Estudantis, promovido pela Unijuí – campus Santa Rosa. Com duração de 10 horas, a formação foi dividida em três encontros, que aconteceram nos meses de agosto, setembro e outubro. 

Participaram do curso estudantes representantes de turma, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, Escola Estadual De Ensino Médio Pedro Meinerz, Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu e Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont - Polivalente.

O primeiro encontro realizado foi com o professor do curso de Direito, Thiago dos Santos da Silva, que abordou o tema "Meu sonho é ser o maior Hokage: Juventude, Cidadania e Política a partir do anime Naruto”. No segundo, o tema abordado foi “Da escola à universidade: experiências para compartilhar sobre movimento estudantil”, sob mediação da professora Fernanda Serrer, com participação da estudante do curso de Direito e presidente do Centro Acadêmico de Direito da Unijuí, Laura Jurack; da advogada do Escritório Modelo de Direito da Unijuí, Simone Stringari; e da assessora jurídica do município de São José do Inhacorá, Jaqueline Beatriz Griebler. 

O terceiro encontro abordou o tema “É hora de planejar: como posso contribuir com a minha escola?”, com participação das professoras da Unijuí Fernanda Serrer, e Taciana Paula Enderle, e do coordenador da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) no campus Santa Rosa, Lucas Escher. Com auxílio, os estudantes analisaram demandas que precisam de melhorias em suas escolas, e ao final da tarde apresentaram soluções que eles podem promover em cada educandário. 

Segundo a professora Fernanda Serrer, o curso teve como propósito fomentar a liderança nos jovens, para que eles saibam usá-la em suas escolas. “ Os estudantes passaram por dois encontros de formação, o primeiro com o objetivo de despertar o sentimento da liderança juvenil e abordar sua importância, especialmente nos espaços das escolas, mas como isso também  repercute na vida pessoal e profissional. O segundo encontro de socialização de experiências com estudantes da Unijuí, que já foram presidentes do Centro Acadêmico do curso de Direito, foi um momento de troca de experiências, com o objetivo de motivá-los. O encontro realizado hoje foi para elaborar e planejar projetos de intervenção nas quatro escolas participantes, a partir do diagnóstico de demandas prioritárias em cada educandário”, explicou. 

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, Sara Cristina, o curso mostrou a importância dos temas abordados em cada encontro. “A formação nos fez ver como esses assuntos são necessários e influenciam a nossa vida”, disse. 


Rally Latinoamericano de Innovación tem início nos campi Ijuí e Santa Rosa

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, ao meio-dia, teve início mais uma edição do Rally Latinoamericano de Innovación 2023. Pelo quarto ano consecutivo, a Unijuí é sede do evento, por meio dos campi Ijuí e Santa Rosa. O propósito da competição é desenvolver a cultura de inovação.

Por se tratar de um evento internacional, as 175 sedes tiveram início simultâneo das atividades. Além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai também participam da competição.

Nesta edição, o Rally recebeu mais de dez mil inscrições, e nas sedes de Ijuí e Santa Rosa, estão participando 38 inscritos. As equipes escolheram um dos nove desafios sugeridos pelo evento, que são de grande importância para a sociedade, e devem criar uma solução criativa e viável para o problema em 28 horas. Os participantes do Rally de Innovación têm até às 16h deste sábado, 7, para finalizar suas propostas e apresentá-las aos jurados por meio de um vídeo com duração de até 2 minutos, juntamente com um relatório programado que explicará a viabilidade e o impacto da ideia.

Após a entrega dos trabalhos, os jurados escolherão os vencedores em três níveis: sede, nacional e internacional, e nas categorias, inovação e impacto social. Os vencedores nos níveis sede e nacional serão conhecidos em até 3 horas após o término da competição, e os escolhidos no nível internacional serão revelados em até 72 horas após o término do evento.

De acordo com o coordenador da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) no campus Santa Rosa, Lucas Escher, as equipes vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social das sedes de Ijuí e Santa Rosa serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec e mais 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio.

Com o objetivo de promover a integração entre os estudantes latinos, durante a competição, equipes dos países participantes serão escolhidas de forma aleatória para participar de uma dinâmica pelo TikTok, através de um vídeo no qual deverão apresentar a cultura de seu país.

Lucas destaca a relevância do evento para os acadêmicos da Universidade. “O Rally Latinoamericano de Innovación proporciona aos estudantes de graduação da Unijuí uma grande experiência no sentido de desenvolver soluções criativas para problemáticas reais, e também, proporciona a eles a possibilidade de trabalhar em equipe, além de desenvolver habilidades criativas e empreendedoras, através das soluções que estarão desenvolvendo durante 28 horas”, enfatiza.

O evento atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, focado em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação."


Evento Arte e Saúde Mental compartilha vivências da Assami/Casa Ama

Na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, aconteceu no Salão de Atos da Unijuí o evento Arte e Saúde Mental Assami/Casa Ama, organizado pelos estudantes do Projeto Integrador IV: Gestão em Saúde do Núcleo da Saúde, juntamente com professores da disciplina e com integrantes da Associação de Saúde Mental e da Casa de Auto-Mútuo-Ajuda de Ijuí.

Componente curricular da Graduação Mais, o Projeto Integrador (PI)  tem o intuito de mobilizar os estudantes na busca por soluções para desafios reais, que são encaminhados pelas comunidades local e regional. Neste PI, o grupo - integrado por acadêmicos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição - teve o desafio de sensibilizar as comunidades de Ijuí e região sobre a função desempenhada pela Assami/Casa Ama no apoio à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A Assami/Casa Ama realiza um papel protagonista na ampliação e discussão dos modos  de atenção à saúde mental, utilizando a filosofia do “fazer juntos”, por meio de oficinas terapêuticas e outras atividades que contribuem para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos usuários e voluntários da casa.

Ontem, foram realizados três momentos: primeiro, uma abertura com vivências musicais e, depois, o público pôde conferir a fala do psiquiatra italiano Renzo De Stefani, de Ana Guirardello e Antonio Guirardello, que participaram de forma online. Por fim, o evento contou com poesias e apresentação teatral do Grupo da Casa Ama.

Presidente da Casa Ama, Sirlei Fátima Gomes destacou, em sua fala, a satisfação em ter a Unijuí ao lado da associação. “Vemos isso como um reconhecimento ao nosso trabalho. Todos somos voluntários e todos cuidamos um do outro na Casa Ama, a partir da filosofia do fazer juntos. Quando você passa pelo sofrimento mental, você acaba reconhecendo a dor do outro e sabe como acolhê-lo. E é isso que fazemos”, destacou a presidente, ao convidar o público para conferir as vivências e falas da noite.


Abertas inscrições para bolsas de estudo para intercâmbio em Nova York

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais em Nova York, nos Estados Unidos, ofertado pela State University of New York. Podem participar estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unijuí, que tenham concluído o curso em, no máximo, um ano.

O objetivo do programa é oferecer a oportunidade para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos na área de administração e desenvolverem o idioma inglês. Com duração de três semanas,  em janeiro ou julho de 2024 ou 2025, os cursos contam com aulas e atividades em período integral, ministradas em inglês, exigindo proficiência de nível a partir do intermediário. Confira os cursos ofertados: 

-  Business English;

- Strategic Thinking;   

- Marketing & Value Management;   

- Corporate Financial Management;   

- Competitive Project Management; 

- Business Sustainability for Leaders.

Além disso, o programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação. Para os estudantes que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, há a possibilidade de fazer o Business English.

As inscrições podem ser realizadas até dia 22 de outubro de 2023. Interessados devem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do  e-mail eri@unijui.edu.br ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.


Concurso “Meu Podcast nas ondas do Rádio” chega à fase final

O concurso “Meu Podcast nas ondas do Rádio”, promovido pelo Projeto de Extensão Traças Digitais da Unijuí, em parceria com a Unijuí FM, está na sua reta final. A iniciativa tem o objetivo de desafiar estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a desenvolverem, juntamente com seus professores orientadores, podcasts como ferramentas de aprendizagem dos conteúdos escolares.

O tema geral escolhido para servir de referência para as produções foi “Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcast”. Durante a segunda fase do concurso, os podcasts foram hospedados numa playlist no canal do Projeto Traças Digitais, no Youtube (www.youtube.com/@TracasDigitais), ficando disponíveis para o público que acompanha o projeto e, também, para os estudantes divulgarem em suas próprias redes sociais, uma vez que o critério classificatório foi a popularidade.

A escolha dos finalistas de cada categoria considerou um conjunto de fatores como o índice de curtidas por visualização e o índice do tempo médio de visualização em relação ao tempo dos episódios. Na terceira e última fase, os podcasts classificados serão avaliados por uma banca, composta por membros do Projeto Traças Digitais, da Rádio Unijuí FM e do setor de Tecnologias Educacionais da SMEd - Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, que irão considerar dois critérios fundamentais: qualidade do conteúdo e qualidade técnica. 

Entre os finalistas estão:

CATEGORIA 1 - Divulgação científica: meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis

BeeCast

Sustentabilidade em Ação: Cuidando do Nosso Planeta

Vida saudável e alimentação equilibrada.

Planeta em Pauta 

Meio ambiente - Aquecimento global

CATEGORIA 2 - Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias

Buraco Negro 

PodHelp: Earth Hero:Ação climática

Hay Day(fazendinha)

A culpa realmente e dos jogos 

Verdades sobre livros 

RPG na escola

Debatendo Fatos

GamesTalk "Games"

Uma viagem até o metaverso

Assuntos do Momento

CATEGORIA 3 - Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais

Pod Hablar Brazil

PodCe

Os estudantes representam as escolas Antônio Mastela (Jóia), inscrita nas três categorias; CEAP (Ijuí), também inscrita nas três categorias; a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, inscrita nas categorias 1 e 2; Escola Ruy Barbosa (Ijuí), inscrita na categoria 2; Escola José Anchieta (Panambi), somente na categoria 1; e a Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha, inscrita na categoria 2. Todos os finalistas serão certificados pela Unijuí.

A votação da banca, que acontece ao longo da semana, irá definir os três melhores podcasts de cada categoria. Ao longo da próxima semana serão divulgados os podcasts ganhadores, e os respectivos estudantes e orientadores de cada categoria. O evento de premiação será no dia 28 de outubro, pela manhã, na Livraria Literatus Xoks.


Sarau Literário da Bumom acontece neste mês, junto ao Palco Cultural

No dia 30 de outubro, acontece no Palco Cultural, junto ao Gastéiz Vitória do campus da Unijuí em Ijuí, o Sarau Literário da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom). Agendado para acontecer às 18h30, o evento contará com música, poesia e histórias dos “livros vivos”.

O evento será realizado a partir de uma parceria com o curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí e do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí. 


Madp promove debate sobre a relação entre afeto, alimentação e literatura

Na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu o encontro "Resgatar o poder criativo do fogo: afetos culinários entre a alimentação e a literatura", que integrou as comunidades local e acadêmica, estimulando a discussão sobre a relação do afeto, da alimentação e da literatura. Discussão que foi desencadeada a partir do livro “Segredos sussurro enquanto a ambrosia cozinha”, que será lançado dia 15 de outubro na ExpoFest Ijuí pela autora Mariana Vogt Michaelsen. 

O evento contou com a participação de Bruna Endl Bilibio, nutricionista pela Unijuí, mestre em Atenção Integral à Saúde pela Unijuí e pela Unicruz, especialista em Psicopatologia e Saúde Mental pela Unesc; e de Mariana Vogt Michaelsen, graduada bacharel em Psicologia, mestra e doutoranda em Literatura pela UFSC; além da mediação de Karina Ribeiro Rios, professora coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia - Unijuí, mestre em Alimentos e Nutrição pela Unicamp.

De acordo com a professora Karina, o evento proporcionou a integração dos cursos de Nutrição e Gastronomia com estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, além de amigos e convidados. “Dialogar sobre a cultura alimentar e culinária no Madp é uma forma de manter viva a nossa história. Diversos relatos sobre fatos que ocorreram em torno do fogo e do fogão proporcionaram uma noite de trocas,  saudosismo e perspectivas da boa saúde por meio de uma alimentação com comida de verdade. ‘Uma casa, para ter vida, precisa de fogo’, assim lembro de mais uma das frases de efeito que minha mãe dizia, ao mencionar o poder criador do fogo para preparar a comida e aquecer o ambiente”, destacou a docente. 

De acordo com Karina, a turma de Nutrição da disciplina de Atenção Dietética nos Ciclos da Vida, do 4º módulo, está estudando a alimentação e a nutrição do idoso, fase em que as memórias estão vivas, nutrindo os indivíduos. A disciplina Gastronomia Europeia também se fez presente, segundo ela, ressaltando que a história é um dos principais ingredientes da Gastronomia.

Para a nutricionista Bruna Bilibio, a ligação que temos com o ato de cozinhar está entrelaçada com o desenvolvimento da linguagem e, desse modo, a arte da literatura ajuda a compreender a importância da cozinha na sociedade contemporânea. “O resgate da cozinha é uma forma de fortalecer laços afetivos que favorecem o desenho de novas estratégias de cuidado, visando a saúde e bem-estar aos indivíduos e às populações. Pensar nessa ligação, portanto, pode nos possibilitar nutrir não só o corpo, mas também nossas relações intergeracionais e históricas com a própria alimentação”, disse.

Como lembrou Mariana Vogt, nem só de passado vive um museu. E na cozinha, sempre buscamos algo sobre nossas origens. “A professora Karina, inspirada pelo título do meu novo livro, fez ambrosia pela primeira vez e compartilhou conosco. No gesto de Karina poderia resumir esse encontro, mas outros nomes próprios cercaram as nossas conversas sobre alimentação, memórias, afetos e literatura. A importância dos retornos, dos encontros, do poder criativo do fogo. Como se estivéssemos ao redor do fogo, contamos segredos culinários que não cabem nesse breve relato sobre o encontro no museu”, finalizou. 


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