Na última chamada divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mais cinco professores da Unijuí foram contemplados com bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Com esse resultado, a Universidade apresenta 11 docentes com bolsas PQ e outros três com bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), totalizando 14 professores da Pós-Graduação Stricto Sensu que possuem bolsas do mais alto nível do CNPq, destinadas a pesquisadores de destaque em suas áreas.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, esse número expressivo é motivo de orgulho para a Unijuí, resultado do intenso trabalho de valorização da produção científica na Instituição. “É muito importante destacar o momento inédito que vive a Universidade. 20% do quadro de professores dos nossos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu é composto por docentes que fazem parte do mais alto nível de pesquisadores do país, nos critérios do CNPq”, ressalta.
Os professores selecionados na Chamada 09/2022 do CNPq, divulgada no dia 10 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial da União, foram: Helena Copetti Callai (Nível PQ-1D), José Antonio Gonzalez da Silva (Nível PQ-1C), Marli Dallagnol Frison (Nível PQ-2), Pedro Luis Buttenbender (Nível PQ-2) e Thiago Gomes Heck (Nível PQ-2). “Os professores Helena e José conseguiram a renovação de suas bolsas, sendo que o professor José conquistou ainda um nível mais elevado dentro da classificação”, explica a assessora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unijuí, Cláudia Didoné.
Além dos novos nomes, também são pesquisadores de destaque os seguintes docentes: Jorge Oneide Sausen (Nível PQ-2), Sérgio Luís Allebrandt (Nível PQ-2), Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz (Nível PQ-2), Ivan Ricardo Carvalho (Nível PQ-2), Maria Simone Vione Schwengber (Nível PQ-2), Maurício de Campos (Nível DT-2), Luiz Antônio Rasia (Nível DT-2), Paulo Sausen (Nível DT-2) e Rafael Zancan Frantz (Nível PQ-2).
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí abriu na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro, as inscrições para a 4ª edição do programa Decolar, voltado às pessoas que têm interesse em empreender.
Conforme destaca a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, o Decolar é destinado para quem tem uma ideia e precisa de auxílio para planejar, validar, prototipar e testar seu modelo de negócio. “No programa, o participante terá um conjunto de qualificações coletivas e mentorias individualizadas, e poderá usufruir de uma infraestrutura física e tecnológica de uso compartilhado”, destacou.
Comunidade acadêmica e público externo podem se inscrever no Decolar até o dia 15 de março, pelo endereço criatecunijui.com/programas. O teste Perfil Empreendedor será realizado no dia 16 de março, em horário a ser agendado com inscritos, e em abril terão início as qualificações, conforme cronograma que será divulgado.
Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, a Unijuí sediou o curso “Teste de Tetrazólio em Sementes de Soja”, promovido pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul). O treinamento teve como objetivo atualizar profissionais, mostrando por meio da teoria e da prática a metodologia e interpretação do teste de Tetrazólio em sementes de soja.
O curso foi ministrado pela doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, Maria de Fátima Zorato. Segundo Fátima, por meio do teste de tetrazólio é possível indicar junto ao processo de qualidade a dinâmica da eliminação, redução, criação e elevação de fatores, visando melhorias. “Abordamos o teste de tetrazólio, a importância dele e a implicabilidade nas respostas que ele nos dá, trazendo os tipos de danos. Trabalhamos também as principais atualizações referente à genética, além dos danos clássicos, enfatizando a importância das metodologias que utilizamos no teste”, explicou.
Para a coordenadora do curso, professora doutora da Unijuí, Gerusa Massuquini Conceição, foi uma semana de muito aprendizado e atualização. “Mais uma vez contamos com a participação de diversas empresas sementeiras de todo o Estado. A doutora Fátima é uma referência no teste de tetrazólio em soja e tê-la conosco na nossa instituição é muito gratificante”, pontuou, ressaltando que somente em fevereiro, mais de 70 profissionais estiveram qualificando-se na área de produção e tecnologia de sementes na Universidade.
Nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, a Unijuí realiza o retorno às aulas para os estudantes da modalidade presencial dos quatro campi da Universidade. Com o objetivo de acolher os estudantes da Instituição, foi organizada uma programação intensa, contemplando ingressantes e veteranos ao longo dos próximos dias.
Iniciando nesta quarta-feira, 22, os estudantes calouros alocados ao campus Ijuí serão recepcionados a partir das 19h10 em dois locais distintos. Os estudantes com aulas no campus serão recebidos pela reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring, e pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, no Salão de Atos da Universidade para o momento de ambientação. Já os acadêmicos com aulas nos prédios 1 e 8 da Sede Acadêmica serão recepcionados no Auditório do Espaço + Inovação, Prédio 7, pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. Ainda na quarta-feira, no campus Santa Rosa, no Miniauditório B-105, os calouros serão recepcionados pelo vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e pela coordenadora do campus, professora Taciana Paula Enderle.
Na próxima semana, dia 27 de fevereiro, será o dia do campus Três Passos realizar suas atividades de recepção aos estudantes. Dessa vez, de forma integrada, os estudantes calouros e veteranos vão participar das atividades de recepção e integração de forma conjunta. Neste dia haverá, além da ambientação aos novos estudantes, também distribuição de cadernos e, em parceria com o DCE Podemos + Unijuí, será realizada a distribuição de picolés e realizada uma apresentação musical para o momento de integração.
Na terça-feira, dia 28, os campi de Ijuí e Santa Rosa, voltam a ter atividades integrativas, desta vez ofertadas de maneira conjunta para calouros e veteranos. “Das 18h30 às 21h será realizada uma Sunset, com distribuição de erva e suco para tereré em parceria com a Especiarias do Mate, entrega de cadernos e DJs. Além disso, em parceria com os DCE Podemos + e DCE Paulo Freire teremos a distribuição de picolés e apresentação musical com banda”, destacou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.
Por fim, para encerrar as atividades de retorno às aulas, no dia 2 de março, o campus Panambi realiza uma recepção integrada aos estudantes ingressantes e veteranos de forma conjunta. Além da ambientação aos novos estudantes, também distribuição de cadernos e, em parceria com o DCE Podemos + Unijuí, será realizada a distribuição de picolés e um karaokê para os estudantes e professores.
Os alunos ingressantes que tiverem dúvidas sobre suas salas devem contatar os professores das disciplinas. Para conferir o mapa dos prédios da Sede Acadêmica, basta clicar neste link. Para acessar o mapa do campus, basta acessar esse link.
Até o dia 21 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o curso de Atualização em Automação Hematológica, que será ofertado pela Unijuí nos dias 3 e 4 de março. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
Direcionado a estudantes e egressos dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina e demais profissionais da área da saúde, o curso visa qualificar os participantes desenvolvendo a competência técnico-profissional, a fim de possibilitar a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias hematológicas, bem como sua atuação em hemocentros e bancos de sangue.
Como objetivos específicos, a qualificação tem o intuito de atualizar o conhecimento teórico e prático na área de hematologia e hemoterapia; analisar as principais alterações fisiopatológicas relacionadas às doenças hematológicas como anemias, leucemias, distúrbios da coagulação e processos associados à imunohematologia; e discutir novos métodos de diagnóstico laboratorial, a correlação clínica e a interpretação dos resultados das principais patologias hematológicas.
O curso será ofertado de forma presencial, no campus de Ijuí, em conjunto com as aulas da Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial.
Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Educação Continuada pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Nesta semana, foi realizada uma reunião para apresentação do Same à Secretaria Municipal de Educação de Três Passos
A Unijuí já iniciou a devolutiva dos resultados aos municípios que participaram do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), no ano de 2022. Criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental, o sistema avalia alunos do 2º ao 9º Ano, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. A avaliação tem sido uma importante ferramenta aos gestores que buscam identificar o impacto da pandemia de covid-19 no aprendizado dos seus alunos.
De acordo com a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, nesta semana, o município de Nova Ramada e o Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em Ijuí, receberam a plataforma com todos os resultados da avaliação e um relatório, focado nas orientações didático-pedagógicas para os professores em exercício. Essa devolutiva ocorreu por meio de uma formação, que será, nas próximas semanas, realizada com os municípios de Esperança do Sul, Bozano, Entre-Ijuís e Coronel Barros.
“Essas orientações têm o objetivo de reforçar o trabalho com aqueles alunos que apresentaram proficiência elevada e trabalhar com outras atividades com aqueles alunos que apresentaram dificuldades conceituais”, explicou a reitora. A Unijuí, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação dos municípios, onde os secretários municipais de Educação decidem entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
Concomitante à devolutiva, também ocorre o planejamento de novas ações do Same em 2023. Nesta semana, foi realizada uma reunião de apresentação do sistema à Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, que tem interesse em aplicar duas avaliações diagnósticas neste ano: uma no mês de abril ou maio, e outra no mês de outubro ou novembro.
O encontro contou com a presença da reitora; do supervisor do Campus da Unijuí em Três Passos, professor André Giovane de Castro; da responsável pelo Escritório Universidade - Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo; do secretário de Educação de Três Passos, Osvaldir José Urnau; das coordenadoras da Educação Infantil, Jucemara Luciana Tomazzoni e Ana Paula Ranow dos Santos; e das coordenadoras dos Anos Iniciais e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Rosana Heloisa Scherer e Fátima Goldharth Larssen.
Gestores que desejam aplicar a avaliação diagnóstica em seus municípios podem entrar em contato com o Escritório de Relações Universidade - Comunidade pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br.
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na Califórnia, nos Estados Unidos, ofertado pela State University, Northridge e University of La Verne. Podem participar estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, técnicos-administrativos e egressos da Unijuí, que tenham concluído o curso em, no máximo, um ano.
A oportunidade surge por meio de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS), que visa ofertar cursos que aliam formação acadêmica com experiência executiva no exterior, para alunos que buscam desenvolver o idioma inglês com foco em negócios. Para isso, os estudantes receberão uma bolsa de estudos parcial que cobre 70% do investimento do programa escolhido. Os selecionados também terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações.
Com duração de três semanas, os cursos contam com aulas e atividades em período integral, ministradas em inglês, exigindo proficiência de nível a partir do intermediário. Confira os cursos ofertados:
- Strategy and Marketing (Campus ULV)
- Finance and Accounting (Campus ULV)
- Leading & Coaching the Human Organization (Campus ULV)
- Contemporary Topics in Public Administration (Campus ULV)
- Communication, Design & Innovation (Campus CSUN)
- Digital Companies & E-Business Revolution (Campus CSUN)
- Design Thinking & Innovation (Campus CSUN)
- Leadership In An Age Of Disruption (Campus CSUN)
- Business English
O programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação. Para os estudantes que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, há a possibilidade de fazer o Business English.
As inscrições podem ser realizadas até dia 26 de fevereiro de 2023. Interessados devem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, Whatsapp (55) 98146-1888, página do escritório no instagram ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
Na noite da última quarta-feira, 15 de fevereiro, aconteceu o encontro da Associação de Artistas Visuais de Ijuí - AAVI, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). O momento foi conduzido por Maria Regina Johann, que recebeu os artistas, associados e representantes da comunidade para uma conversa sobre a Arte Contemporânea e criação artística.
Maria Regina, que é professora da Unijuí com formação em Educação Artística, doutora em Educação nas Ciências e também integrante da AAVI, comenta sobre a parceria entre as instituições e o Museu. Ela destaca a importância deste espaço como promotor das diversas manifestações artístico-culturais e reforça que a vida do Museu depende do acolhimento da sociedade em relação às propostas de exposições e projetos educativos.
Nesse sentido, as visitas do público em geral, assim como dos estudantes e professores, são fundamentais para dinamizar o belíssimo acervo que o Museu dispõe. Os artistas também aproveitaram a oportunidade para apreciar as obras inseridas na Exposição Coletiva “Arte na União das Nações”, que permanece no Espaço Ijuí Hoje até o dia 3 de março.
Sobre a Exposição
Tendo como ponto de partida a ideia de que as diferenças nos unem, a exposição visa enaltecer e abordar aspectos acerca das culturas das nações que constituem a comunidade regional. A mostra conta com obras de 20 artistas locais que fazem parte da Associação de Artistas Visuais de Ijuí - AAVI.
Na última terça-feira, 14 de fevereiro, foi ao ar o terceiro episódio do Campus Fashion Cast, realizado pela Unijuí FM. O podcast apresenta uma série de conteúdos sobre moda, sendo que, nesta edição, foi abordada a temática “Armário em Cápsula”, já disponível nos canais oficiais da Rádio Unijuí FM no YouTube e Spotify.
O programa tem apresentação da jornalista e diretora da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer; da criadora de conteúdo digital e referência em moda e provador fashion, Day Fabrim; da jornalista, especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel; e da designer de Moda e consultora de Imagem e Estilo, Constantine Fornasier.
O bate-papo explora assuntos sobre o consumo consciente e a imaginação para selecionar poucas roupas e acessórios para serem usados entre si, com dicas sobre peças, cores e estampas para começar a compor um armário cápsula.
O Campus Fashion Cast é uma realização da Rádio Unijuí FM e Unijuí, com apoio de Day Fabrim, Ana Louise Diel, Constantine Fornasier, Marcia Campos, Leviossa, Davanti, Pano Leve, Pano Leve Store, Sapatinho de Luxo (por Genifer Santos), Gasteiz Vitoria, Mobiliário 21, Jéssica Schirmer Espaço de Beleza e Zug Vídeos.
Na última semana, a professora Angélica Cristiane Moreira, coordenadora de cooperação entre a Unijuí e a Universidade do Porto (UP), esteve em Portugal, realizando uma série de atividades junto à instituição.
Com suporte do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, foram organizadas reuniões com diferentes departamentos da Universidade do Porto: reitoria, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Nutrição, Faculdade de Direito, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina e com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Conforme explica a professora Angélica, a Unijuí possui acordos de mobilidade com várias instituições de outros países, primando pela internacionalização. “Na Unijuí, buscamos a excelência no ensino e não é diferente ao escolhermos as universidades parceiras. A Universidade do Porto é uma referência internacional, com excelentes professores e pesquisadores, ocupando um dos melhores lugares no ranking das universidades europeias, sendo a maior universidade de Portugal”, destacou a professora.
Somente na Faculdade de Engenharia - FEUP, há 7.876 estudantes sendo 1.316 estudantes estrangeiros, dentre os quais encontram-se 622 brasileiros aceitos via convênio. Em Portugal, os alunos com classificações mais altas procuram por esta universidade. Na busca pela internacionalização, a Universidade do Porto faz parceria com as instituições mais bem conceituadas e, no caso do Brasil, a referência buscada é a classificação no Ministério da Educação e Cultura (MEC).
“O convênio entre a Unijuí e a Universidade do Porto existe há 16 anos, entretanto, o mesmo expirou em novembro de 2022. Por este motivo, e no intuito de manter a relação entre as universidades, buscamos realizar reuniões para fortalecer este laço, renovar e criar novos convênios, como para o curso de Medicina, dialogando sobre alterações curriculares europeias. O intercâmbio acadêmico oferece um mundo de oportunidades de enriquecimento pessoal e de currículo. O Porto tem enorme riqueza histórica e arquitetônica, eleita uma das melhores cidades da Europa”, reforçou a professora Angélica.
Atualmente, quatro estudantes da Unijuí, dos cursos de Engenharia Elétrica, Biomedicina e Farmácia, realizam intercâmbio na UP.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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