O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, juntamente com o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Jorge Oneide Sausen, integraram uma missão internacional pela Universidade, onde visitaram instituições de ensino superior da Europa, com o objetivo de avançar com alguns convênios e ampliar a internacionalização da Unijuí com universidades europeias.
As visitas foram feitas à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real (Portugal), à Universidade Lusófona, em Porto (Portugal); Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal); e à Universidade de Innsbruck (Áustria). Conforme destaca o professor Daniel Baggio, essa viagem foi importante para fortalecer as relações, parcerias e os convênios, além de se iniciar novos, com a proposta de criar oportunidades para estudantes, professores e pesquisadores da Unijuí.
O vice-reitor salienta que é necessária a integração entre as instituições, pois fortalece tanto a ida de estudantes ou professores da Unijuí para o exterior, quanto a vinda de docentes estrangeiros para ofertar formações, aulas e outras atividades à comunidade acadêmica da Universidade.“Foi uma visita importante para a internacionalização institucional, tanto a nível da graduação, quanto da pós-graduação da Unijuí. Na visita conseguimos fortalecer os convênios já existentes com as instituições de Portugal e da Áustria, os quais são importantes para as pesquisas, publicações e, principalmente, inserção e impacto da produção acadêmica da Unijuí”, ressalta.
Ele acrescenta que as visitas proporcionaram a conhecer a inovação presente, o desenvolvimento e o que vem sendo trabalhado dentro dos PPGs dessas instituições, para tentar buscar novas ideias a serem implementadas na Unijuí.
O professor Baggio diz, avalia, que a missão internacional foi positiva para estabelecer relações e projetar futuras atividades integrativas entre os programas de pós-graduação, tanto da Unijuí quanto das demais universidades europeias, em especial aquelas no qual já existem parcerias consolidadas. “Exemplo disso é que teremos o professor Martin Coy, o qual ministrará uma das aulas no nosso Dinter, que é um doutorado que teremos em conjunto com a Universidade La Salle de Lucas do Rio Verde (MT). Isso mostra a importância das visitas para concretizarmos ações futuras para nossos estudantes”, finaliza.
Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, o vice-reitor de Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, recebeu uma comitiva da Fockink Indústrias Elétricas Ltda, de Panambi, composta pela equipe agronômica e de hardware e liderada pelo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Alejandro Meyer. O professor esteve acompanhado de pesquisadores da área do agro e representantes da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Núcleo de Logística da Unijuí.
Ainda neste semestre, a empresa deve instalar no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), a Escola Fazenda da Unijuí, um pivô de irrigação, ampliando as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas, inovação tecnológica avançada e alta conexão na área do agronegócio.
O encontro foi um brainstorm de projetos a partir de algumas necessidades já identificadas e das potencialidades que o equipamento apresenta. Conexão de dispositivos, armazenamento de dados em nuvem, geração de informações e análises integradas a soluções foram temas que pautaram a conversa.
A reunião foi concluída com uma visita à Escola Fazenda da Unijuí para reconhecimento da área onde será instalado o pivô de irrigação e infraestrutura necessária. Nos próximos dias, será assinado o contrato de parceria e termo de doação.
Com o objetivo de especializar enfermeiros para atuarem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), capacitando-os para exercer atividades de maior complexidade, a Unijuí está com inscrições abertas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva.
O curso tem como objetivo especializar o profissional de Enfermagem com capacidade crítico-reflexivo em terapia intensiva com ênfase no processo assistencial com enfoque humanístico, comportamental e qualificado, além de ampliar e atualizar os conhecimentos na avaliação, fundamentação de técnicas conservadoras ou intervencionistas e conceitos necessários para a atuação na assistência direta ao paciente crítico.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de março, neste link. Já as aulas estão previstas para iniciarem no dia 29 de março. A especialização será realizada de forma presencial no campus Ijuí, com a duração de 360 horas/aula, incluindo estágio em uma UTI.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A Unijuí deu início, na última semana, a uma série de cursos de qualificação envolvendo a área de sementes. O primeiro deles foi ministrado pela professora doutora Maria de Fátima Zorato, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, e foi um treinamento de nível avançado em Envelhecimento Acelerado e Tetrazólio em sementes de soja. O treinamento foi uma promoção da Unijuí em parceria com a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do RS (Apassul).
O outro curso realizado na Universidade teve início no dia 22 de fevereiro e é dividido em quatro módulos, a partir de aulas práticas e teóricas. Chamado de “Programa de Treinamento para Operadores de Unidades de Beneficiamento e Armazenamento de Sementes (UBS) de Grandes Culturas”, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais do agronegócio com formação voltada à compreensão das diferentes etapas do recebimento, beneficiamento, armazenamento, tratamento Industrial e aspectos importantes relacionados aos princípios de qualidade e legislação no pós-colheita de sementes de grandes culturas.
A formação, conforme explica o professor, Nilson Mattioni, que ministra as atividades, também abordará tópicos relacionados à segurança do trabalho nas UBS e oportunizará visitas in loco a empresas da região que fazem este trabalho. “São quatro módulos, que contam com três instrutores, do qual participam pessoas que estão à frente do processo em cooperativas e empresas aqui na região e em outras partes do Estado. São diversas atividades, no qual se usa a estrutura dos laboratórios da Unijuí e se conhece empresas para clarear mais ainda as informações e aprendizados obtidos durante as aulas”, comenta.
O Programa de Treinamento para Operadores de UBS de Grandes Culturas vai se estender até junho deste ano. Ambas as formações são coordenadas pela professora do curso de Agronomia da Unijuí, Gerusa Massuquini Conceição.
Na última segunda-feira, 26 de fevereiro, a coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, juntamente com a gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab pela região Noroeste e Missões, Juliana Capssa Sausen, estiveram na Criatec no campus de Santa Rosa. O objetivo da visita foi divulgar a Fase II do Programa Startup Lab para as empresas incubadas, juntamente com o coordenador da Criatec do campus de Santa Rosa, Lucas Escher.
Promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul - SICT/RS e financiado pela Fapergs, o Startup Lab busca fomentar a inovação aberta e facilitar conexões entre startups e empresas locais e regionais, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento.
A adesão ao programa ocorre de forma gratuita, via preenchimento de formulários, através deste link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0212 - Criatec da Unijuí - ou pelo e-mail startuplab@unijui.edu.br.
Universidade Tecnológica Nacional, na Argentina, é uma das instituições que mantém cooperação com a Unijuí
O intercâmbio é uma das melhores maneiras de qualificar o currículo, aprender ou aprimorar um novo idioma e conhecer pessoas de culturas diferentes. E na Unijuí, os acadêmicos têm a possibilidade de realizar o intercâmbio para diferentes locais do mundo, graças aos inúmeros acordos de cooperação firmados pela Instituição.
Entre os destinos, estão países da América Latina, com os quais a Unijuí possui cooperação através de universidades de alto nível: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.
“A Unijuí possui diversas cooperações na América Latina, que permitem aos nossos estudantes cursarem até dois semestres do seu curso no exterior”, explicou a assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, lembrando que entre os benefícios de cursar um intercâmbio na América Latina está a oportunidade de aprender e adquirir fluência em um novo idioma.
“O estudante tem a possibilidade de conhecer diferentes hábitos culturais e estilos de vida, agregar experiência internacional ao currículo e criar uma rede de contatos, favorecendo o ingresso nos mercados de trabalho nacional e internacional. Além disso, há a possibilidade de descobrir novos interesses e áreas de pesquisas e estudos”, destacou.
De acordo com Vanderléia, a questão financeira também pode favorecer o intercâmbio na América Latina, já que muitos países possuem um custo de vida semelhante ou até mais baixo do que o Brasil.
Para conhecer as instituições com as quais a Unijuí mantêm acordos, acesse este link. Para mais informações, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, através do e-mail eri@unijui.edu.br ou presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
A contabilidade, especialmente em sua dimensão fiscal, passa periodicamente por processos de alterações, por meio de leis, decretos, portarias e instruções normativas. Os avanços tecnológicos desencadearam alterações nas técnicas e procedimentos contábeis oriundos das demandas das Normas Brasileiras de Contabilidade e dos agentes fiscalizadores nas esferas Federal, Estadual e Municipal, o que aumenta a necessidade de buscar novos conhecimentos na área.
Neste sentido, a Unijuí está com inscrições abertas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria e Planejamento Tributário. A especialização tem como objetivo oportunizar conhecimentos aprofundados contábeis e jurídicos para auxiliar nas práticas de auditoria contábil, interna e externa e no planejamento tributário das organizações.
O curso é destinado a profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março de 2024, neste link. As aulas estão previstas para ocorrer de forma presencial, no campus Ijuí, na sexta-feira, das 18h30 às 22h30 e ao sábado, das 08h30 às 12h30, a partir do dia 22 de março de 2024.
Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
A reitoria da Unijuí apresentou, nesta semana, em Santa Rosa, o projeto para implantação do curso de Medicina no município. A apresentação ocorreu no Hospital Vida e Saúde e contou com a presença do reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg; da vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi; do vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin; a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle; o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust; além da direção do Hospital Vida e Saúde e corpo clínico da instituição de saúde.
A proposta da apresentação, conforme explica o reitor da Unijuí, foi de dar início a uma etapa importante e significativa de construção da proposta, que deve ser feita de maneira colegiada em conjunto com o corpo clínico do Hospital e médicos que atuam na casa de saúde. “É um momento que é necessário para mostrarmos as especificidades do edital, que são muito claras em termos de pontuação e critérios de avaliação. A ideia foi evidenciar isso para o corpo clínico que poderá atuar no curso de Medicina, pois há necessidade de qualificação e outros procedimentos inerentes ao edital”, enfatiza o professor Dieter Rugard Siedenberg.
Outro destaque do encontro foi a iniciativa de apresentar as possibilidades que a Unijuí conta, como o mestrado ou doutorado em Atenção Integral à Saúde. “A Unijuí tem esses cursos para qualificar esses profissionais, com o objetivo de que eles possam atuar no curso de Medicina caso consigamos ofertar a formação em Santa Rosa”, comenta o reitor.
O professor Dieter também salienta que novas reuniões serão feitas na cidade com o objetivo de apresentar a proposta da Universidade em implantar o curso de Medicina. Uma delas será com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). “A reunião desta semana buscou levar uma socialização e apresentarmos as informações básicas de como funciona o edital, prazos, condições, além de enfatizar que é preciso se qualificar. É uma proposta complexa que vem sendo oferecida de maneira bem responsável pela Unijuí para que seja viável que Santa Rosa, de fato, tenha um curso de Medicina”, completa.
Na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu o presidente e vice-presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí, Rinaldo Egídio Gabbi Pezzetta e Joselei Kuff. A reunião ocorreu com o intuito de formar uma parceria entre as instituições para a realização de atividades em comemoração aos 200 anos da imigração alemã.
Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, ressalta que o encontro foi significativo para ambas as instituições, mostrando que existe a possibilidade da realização de trabalhos conjuntos. Mais encontros serão realizados com o objetivo de concretizar a proposta.
Desde 2021, a Graduação Mais da Unijuí conta com o Projeto Integrador, componente curricular que proporciona diferentes experiências profissionais aos acadêmicos, visto que durante os PIs são desenvolvidas soluções para desafios reais apresentados pela própria comunidade. Neste sentido, a parceria com instituições e empresas têm contribuído positivamente para a realização dos projetos.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins, os benefícios dessa interação são múltiplos e trazem a possibilidade de aproximação entre a Universidade e a comunidade, compreendendo as demandas e buscando o desenvolvimento de soluções.
“A partir desta aproximação, os estudantes são beneficiados porque têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A partir do desenvolvimento da solução de problemas reais da sociedade, constroem aprendizados mais consistentes, já que eles estão praticando o exercício de suas futuras atividades profissionais desde o primeiro semestre, com a supervisão de um professor. Também desta maneira, estamos formando profissionais mais engajados socialmente e conscientes da importância do serviço à sociedade”, explicou Mariane.
Para o primeiro semestre deste ano, diversas parcerias já estão fechadas, a exemplo da Cisbra Agroindustrial, Prefeitura Municipal de Ijuí, Prefeitura de Santa Rosa, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta - Santa Rosa, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz - Santa Rosa, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) - Ijuí, Caps I - Ijuí, Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Associação de Saúde Mental de Ijuí - Assami Casa AMA, Escola Técnica Estadual 25 de Julho - Ijuí, Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), Clínica La Vie, Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Ijuí, empresa Suport de Leite, agricultores da Emater e Agriplan.
A coordenadora do NIP destaca ainda a importância das parcerias. “É imensa, porque permite que a Universidade se aproxime mais ainda da comunidade, para compreender suas necessidades reais, somando-se a outras atividades de extensão que são desenvolvidas. Estas atividades refletem o comprometimento da Unijuí em desenvolver sua missão que é a de contribuir para o desenvolvimento regional. Outro diferencial, que implica na importância das parcerias, é a sensibilização destes futuros profissionais para as diferentes realidades sociais, já que em sua formação os estudantes poderão se aproximar das mais diversas entidades, desde uma grande empresa, até uma microempresa familiar, ou ainda uma comunidade carente que precisa de atenção da sociedade. Assim, este futuro profissional poderá ter um olhar mais amplo da sociedade, conhecendo as diferentes realidades”, pontuou.
A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, acredita que as experiências adquiridas por meio da busca por soluções para desafios reais, através dos Projetos Integradores, podem influenciar positivamente na empregabilidade dos estudantes, fornecendo-lhes competências essenciais para o sucesso profissional além de experiência relevante para o mercado do trabalho.
“A aprendizagem apoiada no desenvolvimento de Projetos Integradores busca institucionalizar o aprender a fazer, fazendo. Os PIs propõem uma metodologia orientada para a solução de problemas reais da profissão, o que se entende ser eficaz para o desenvolvimento das competências necessárias à formação profissional e pessoal do estudante. Além disso, a abordagem de conhecimentos, quando associada a problemas reais da profissão, adquire uma perspectiva significativa para o estudante, tornando o processo de formação mais atrativo e estimulante, desenvolvendo a reflexão teórica sobre as vivências e experiências”, frisou a vice-reitora
Quem tiver interesse em ser parceiro da Unijuí para os Projetos Integradores, ainda há a possibilidade de participar. Basta acessar a plataforma Sou mais e inscrever a sua demanda.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.