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Sessão de cinema marca a volta das atividades da Unijuí em 2018

             

Uma sessão de cinema marcou o início das atividades na Unijuí em 2018. O filme Cromossomo 21, produção dirigida pelo egresso Alex Duarte, foi exibido aos professores e técnicos-administrativos e de apoio, na tarde desta terça-feira, dia 06 de fevereiro, na programação especial de retorno das atividades na Instituição. Os profissionais dos quatro campi da Unijuí estiveram reunidos no Salão de Atos do Campus Ijuí.

Para iniciar o evento, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, fez uma saudação. Ela destacou a importância do ato para o início do semestre, destacando cinco desafios para a Universidade neste ano:

- Qualificar o atendimento;

- Entender como o jovem da atualidade aprende e as necessidades para a formação acadêmica;

- Enfrentar os desafios da educação à distância como uma necessidade dos novos tempos;

- Trabalhar o processo de internacionalização;

- Produzir um novo consenso sobre o impacto das universidades comunitárias na sociedade;

Logo após, o egresso do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Alex Duarte, foi convidado ao palco para dividir a experiência do projeto Cromossomo 21 com a Universidade. Ele relatou os objetivos e como foi concebido o filme. “Foi uma satisfação retornar na Unijuí. O filme, hoje, se tornou um projeto, circulamos o Brasil falando sobre inclusão. ”, observa Alex.

Também esteve presente um dos principais atores do filme, Luis Fernando Irgang, também egresso da Unijuí, no curso de administração, que fez um relato de como foi o trabalho. Após as falas, ocorreu a exibição do filme. 

O Filme

Vitória é uma garota como todas como outras. Faz faculdade, toca piano, pratica natação. Uma única diferença é que possui um cromossomo a mais, o que fez com que ela nascesse com síndrome de down. No seu destino, cruza com o sonhador Afonso, um garoto sem síndrome. O envolvimento desperta na menina em uma independência e sexualidade, e na sociedade um questionamento sobre o envolvimento do "casal para os padrões".

                                

Carreira do diretor

Alex Duarte iniciou sua carreira aos 16 anos, com o seu primeiro longa-metragem “O Quinteto”, primeira produção de longa duração assinada por jovens no RS. É graduado em “Publicidade e Propaganda” pela UNIJUÍ e formado em Master Coach, PNL e Coaching pela Internacional School Of Choaching.

Ele já trabalhou como editor no jornal A Notícia, foi professor do curso de cinema pelo Ponto de Cultura ACI, foi diretor de programação da TV Ijuí, além ministrar oficinas de tv e cinema no Canal Futura e Fundação Roberto Marinho.

Soma mais de 50 produções, entre curtas, longas, videoclipes e documentários que foram selecionadas em mais de 10 festivais nacionais e internacionais de cinema e tv. Um deles, “ONG - Unidos para o Amanhã”, foi premiado no 17º Gramado Cine Vídeo, e documentário “Haiti - A Missão de Nossas Vidas”, levou 2 troféus na 18º Gramado Cine Vídeo.

Alex é ativista há oito anos em ONGs não governamentais de inclusão social, ministra palestras em congressos, seminários e eventos relacionados a deficiência e responsabilidade social. É diretor de marketing do Instituto Tânia Zambon, autor da série “Peregrina da Felicidade”, e seu mais recente trabalho o longa Cromossomo 21 chegou nos cinemas em 2017, e venceu em Hollywood como filme destaque do Los Angeles Brazilian Film Festival, melhor filme do Festival Internacional Ficc, no Rio, e melhor filme eleito pelo voto popular no Festival de Cinema da Mulher, no Uruguai. Seu próximo longa, Sim é possível, que conta a história de Tania Zambon chegará nos cinemas em 2020. Alex também representou o Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e foi condecorado pela Academia Brasileira de Letras de São Paulo pelos serviços prestados à inclusão no Brasil.


UNIJUÍ e FUMSSAR formam mais uma turma de Especialistas em Saúde da Família

A UNIJUÍ juntamente com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) realizaram na noite de sábado, dia 03, no Auditório Central da UNIJUÍ Campus Santa Rosa mais uma formatura dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência em Medicina de Família e Comunidade.

No ato solene residentes da 7ª Turma de Residência Multiprofissional e da 11ª do Programa de Residência Médica de Família e Comunidade, receberam o título de especialistas em Saúde da Família.

O programa é financiado pelo Ministério da Saúde e conta com a parceria da UNIJUÍ juntamente com a FUMSSAR.

Processo seletivo em andamento

Está ocorrendo mais um processo seletivo da 8ª turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Na ocasião vários candidatos concorreram a 11 vagas, distribuídas nas áreas: enfermagem (4), educação física (1), farmácia (1), nutrição (1), odontologia (2), psicologia (1) e serviço social (1). As atividades da nova turma iniciam no dia 1º de março conforme determinado pela legislação.

O programa consiste em um curso em nível de pós-graduação com duração de dois anos.  As atividades práticas são desenvolvidas nas Unidades de Saúde do município de Santa Rosa e a parte teórica na UNIJUÍ. O Programa é gratuito e o aluno recebe ainda uma bolsa de trabalho, financiada pelo Ministério da Saúde, exigindo dedicação de 60 horas semanais em atividades de formação e de ensino em serviços.

Crédito das imagens: José Carlos da Silva, Assessor de Comunicação da FUMSSAR.

 


Gramado do 19 de Outubro tem assistência técnica de professores e estudantes da Unijuí

                  

Após décadas, o Esporte Clube São Luiz de Ijuí trocou o gramado do Estádio 19 de Outubro. Colocou uma grama padrão, utilizada em estádios pelo Brasil e mundo afora para jogar a 1ª Divisão do Campeonato Gaúcho novamente. O processo de troca iniciou no fim de 2017, após a disputa – e o título – da Divisão de Acesso. E a Unijuí tem contribuído, pelo trabalho de voluntários, para deixá-lo nas melhores condições de jogo.

O professor do Departamento de Estudos Agrários Emerson André Pereira, juntamente com estudantes de Agronomia e de Medicina Veterinária, e do engenheiro agrônomo Ilson Fernando Rychesky, egresso da primeira turma do curso na Universidade, além de funcionários do clube, têm realizado um intenso trabalho no gramado. O resultado pode ser conferido nas rodadas do Gauchão que está em andamento.

“Fomos chamados pela direção do clube, pois o campo não estava tendo o desenvolvimento que deveria ter. O professor Valmir de Quadros, que tem formação em solos, contribuiu. Fizemos análises e intensificamos o trabalho. Foi uma corrida para ajustar, mas deu tudo certo. Agora é só dar sequência, ajustar algumas falhas e o campo vai ficar cada vez melhor”, observa o professor Emerson, que é especializado em pastagens.

Pelo menos um grande teste já foi superado. Logo na primeira rodada do campeonato choveu fortemente em Ijuí até praticamente a hora do jogo. Houve desconfiança de que não haveria condições de jogo, mas no fim deu tudo certo. A própria engenheira agrônoma da Federação Gaúcha, Maristela Kuhn, responsável pelos gramados da Copa do Mundo de 2014, também deu assistência técnica e estava presente naquele dia. Antes do início da partida, em entrevista para a imprensa, ela garantiu que o gramado suportaria. Teve jogo e o São Luiz empatou em 1 a 1 com o Grêmio.

 

Fotos: Esporte Clube São Luiz/Divulgação

A oportunidade de contribuir para o clube e realizar um trabalho prático motivou alguns estudantes do Departamento de Estudos Agrários, que estão auxiliando voluntariamente nas atividades. “Gosto dessa parte de gramas, forragens, me interesso muito, por isso resolvi ajudar. Também pela oportunidade de praticar”, complementa o estudante de Agronomia Ricardo Schneider.

O mesmo aconteceu com o engenheiro agrônomo Ilson Fernando Rychesky. “Sou torcedor e acompanho o clube. Quando começou a troca do gramado passei a acompanhar os trabalhos, pois foi utilizada uma técnica nova, por curiosidade da profissão. Com o passar do tempo as coisas foram ficando difícil, falei com o Sadi Pereira, da diretoria do clube, e me integrei aos trabalhos. A cada dia, sempre que dá um tempo, venho no gramado”, conta.


Coordenadores de curso participam de Formação Continuada

Os coordenadores de cursos da Unijuí participam, nesta terça e quarta-feira, de atividades do Programa de Formação Continuada de Docentes, no subprograma de Formação de Gestores de Graduação, promovidas pela Vice-Reitoria de Graduação, com o objetivo de incentivar a reflexão e o debate sobre a ação docente no ensino superior.

                

Com a presença da Reitora, professora Cátia Maria Nehring, e a condução dos trabalhos pela Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Elisa Pozzobon, a formação iniciou contextualizando as legislações internas e externas, fazendo um recorte para os cursos de graduação. Na sequencia, a assessora da Reitoria, Vivian Stroschein, apresentou o Planejamento Institucional. Também participaram os setores de apoio da Unijuí, que explicitaram como desenvolvem seu trabalho e as possíveis relações destes com os coordenadores de cursos e seus professores. 

A assessoria pedagógica apresentou uma retrospectiva sobre a formação continuada docente realizada no ano de 2017. Logo após, a procuradora institucional fez uma abordagem sobre os aspectos da regulação do Ensino Superior. Na sequência ocorreu a participação da Comissão Própria de Avaliação e da Ouvidoria Institucional. E, para finalizar o primeiro dia de trabalhos, realizaram uma fala o Núcleo de Apoio e Acessibilidade Institucional (NAAI) e o Chefe do Setor de Recursos Humanos. 

Nesta quarta, segundo dia de atividades, participam a Secretaria Acadêmica, Coordenadoria Financeira e a Coordenadoria de Marketing. O perfil e atribuições do Coordenador de Curso de Graduação será tematizado, na tarde desta quarta, pela Vice-Reitora de Graduação Cristina Pozzobon.

              


Proposta do Curso de Medicina na Unijuí é homologada pelo MEC

                  

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SESu do Ministério da Educação publicou, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, no Diário Oficial da União, o Resultado Final do Edital do Curso de Medicina, homologando a Fidene/Unijuí como primeira classificada, conforme as duas etapas anteriores. Os próximos passos são a Fidene apresentar a documentação do Curso em Brasília e, posteriormente, a visita in loco, a ser realizada por especialistas à Unijuí e ao município de Ijuí, momento em que será avaliada a infraestrutura, o corpo docente, a proposta pedagógica do curso e os espaços de prática no município e hospitais. Após esta visita será publicada no Diário Oficial a Portaria de Autorização para a oferta do Curso, sendo possível a realização do processo seletivo Vestibular. 

A professora Cristina Pozzobon, vice-reitora de Graduação, destaca que, conforme prevê o projeto, serão ofertadas inicialmente 50 vagas para o curso, sendo duas entradas no curso, cujo vestibular ainda não tem data definida, com 20% de vagas ofertadas pelo ProUni. "A partir deste resultado, continuamos a trabalhar na preparação da Instituição para a visita in loco, momento que teremos a oportunidade de apresentar a Unijuí, com toda a sua estrutura física e funcional, especialmente no que diz respeito ao corpo docente, espaços e laboratórios de ensino, além da biblioteca. Concomitante, também estaremos trabalhando pela formação docente para a implantação do curso tão logo tenhamos a autorização publicada no Diário Oficial." 

Como o projeto do curso já foi aprovado pelo Conselho Universitário da UNIJUÍ, a Universidade está se preparando para a oferta do curso, já estando garantida toda a estrutura necessária para os dois primeiros anos de formação, de um total de seis anos. A Universidade projeta um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura e laboratórios para as atividades a serem desenvolvidas no terceiro e quarto ano. Para os dois últimos anos do curso, os estudantes utilizarão a estrutura do Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor e Hospital de Caridade de Panambi, com quem a UNIJUÍ possui convênios firmados. 

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, observa que este resultado materializa a caminhada da Universidade em busca do curso de Medicina e reforça o trabalho da Instituição, da comunidade e dos parceiros da Unijuí no Projeto. “A Unijuí agradece o apoio que teve de entidades, lideranças e da comunidade regional na busca do curso de Medicina. A Instituição, como em todos os 60 anos de história, trabalha arduamente pelo desenvolvimento regional, tendo formado mais de 40 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento e agora divide esta grande conquista com toda a comunidade regional”, avalia.


Ações Sustentáveis apresenta produção dos alunos durante a programação da Rádio Unijuí FM

O projeto Ações sustentáveis trabalhou mais uma vez em 2017 com meio ambiente e comunicação em 7 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, visitando a sala de aula e também recebendo as turminhas nos estúdios da Rádio UNIJUÍ FM. 

Após a fase de audições ao vivo e de pesquisa e produções em sala de aula, as crianças tiveram a chance de serem locutores por um dia, falando em uma cabine que simula um estúdio de rádio. Nesta etapa, foram locutores por um dia e puderam divulgar seus estudos e dicas sobre meio ambiente. Os aluninhos se puxaram e produziram um conteúdo de primeira.

E esse conteúdo você começa a conferir na programação da Rádio Unijuí FM a partir desta semana em cinco horários durante a programação: 8h30, 11h, 15h, 18h e 21h. Fique ligado para ficar por dentro do que essa galerinha tem para te dizer. O Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas teve o Apoio de UNIMED Noroeste/RS.

Confere aí um trechinho do que foi produzido.


Pós-Graduação Unijuí: escolha viver essa experiência transformadora

Desenvolvimento profissional, crescimento acadêmico, contatos que podem abrir portas e oportunidades. Esses são aspectos importantes na formação profissional que a Unijuí proporciona em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA e Especialização).

Para o primeiro semestre de 2018, a Universidade está preparando a oferta de 21 cursos nas diferentes áreas do conhecimento: agrárias e veterinária, direito, educação, engenharia e tecnologia, gestão de negócios e saúde. As ofertas são para Ijuí, Panambi e Santa Rosa.

No Portal da Unijuí é possível encontrar as opções e informações de cada curso, as possibilidades e forma de ingresso,pelo link www.unijui.edu.br/pos.

Em 60 anos de história a Unijuí já formou mais de 10 mil profissionais em cursos de pós-graduação, garantindo uma experiência transformadora aos seus estudantes, disponibilizando de uma estrutura com 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios organizados com qualidade e tecnologia de última geração. 


Novo grupo de estudantes vai realizar intercâmbio no início de 2018

            

Um novo grupo de intercambistas se prepara para iniciar os estudos no exterior em fevereiro de 2018. No dia 20 de dezembro o Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ realizou uma reunião de orientação com os seguintes estudantes: 

  • Luana da Silva Morini – Fisioterapia – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Natália Santos Pereira – Nutrição – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Jáderson Oliveira de Moura – Nutrição – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Matheus Antes Schwede – Direito – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Leonardo Prediger – Engenharia Civil – Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Daiara Virginia Steiernagel – Direito –  Universidade Maria Curie Sklodowska, Polônia
  • Bethina Rafaela Burckardt – Direito – Universidade do Porto, Portugal
  • Pedro Costa Beber Martins – Engenharia Civil – Universidade do Porto, Portugal
  • Carine Ott Dias – Engenharia Civil – Universidade do Porto, Portugal

Na ocasião, a intercambista que retornou do IPLeiria, em Portugal, Vitória Pause Cazalli, do curso de Direito, compartilhou sua experiência de intercâmbio com eles. O Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Fernando Jaime González e a Professora Angélica Cristiane Moreira, interlocutora do convênio entre a Unijuí e a Universidade do Porto, também estiveram presentes na reunião. 

Os estudantes têm a oportunidade de cursar um semestre ou dois de disciplinas do seu curso no exterior, em uma das universidades parceiras da UNIJUÍ. Atualmente a Universidade mantém convênios para a graduação com universidades de Portugal, Espanha, Polônia, Letônia, Alemanha, Rússia, Colômbia e Argentina. 

Convênio com a Rússia 

Visando ampliar as ações de internacionalização, no mês de dezembro a UNIJUÍ também firmou uma parceria com a Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia. As tratativas da cooperação iniciaram em agosto deste ano, quando o professor Dr. Peter Mitchell, juntamente com os estudantes Stepan Orlov e Alexander Ostrovskiy, estiveram na UNIJUÍ para participar do Seminário Internacional de Ensino de Língua Inglesa. Na ocasião, o professor se reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir as ações do acordo de cooperação, dentre as quais destacam-se: intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação, intercâmbio docente, pesquisas e publicações, entre outros. Inicialmente a cooperação abrangerá os cursos de licenciatura e também o programa de Pós-graduação em Educação. 

A Universidade de Tomsk foi fundada em 1878 e é a maior universidade clássica na parte asiática da Rússia, com qualidade reconhecida por diversos rankings internacionais. 


Retrospectiva Unijuí 2017

                 

No ano dos 60 anos de ensino superior na região, confira os fatos que foram destaque em 2017 na Unijuí:


“Não existe Judô sem Respeito, Educação e Humildade”

Durante todo o ano diversos atletas levam o nome da Universidade ao pódio, em diversas modalidades do esporte e em todos os cantos do Brasil. São atletas que se dedicam, conquistam e se superam todos os dias. O Especial UNIJUÍ no Esporte contou essas histórias inspiradoras em uma série de reportagens com atletas apoiados pela UNIJUÍ. Nesta última reportagem do especial conversamos com o judoca Jean Veiga de Souza


Em 1992, os Jogos Olímpicos de Barcelona consagravam Rogério Sampaio como medalhista de ouro no judô. Era a primeira medalha olímpica de ouro para o Brasil no esporte. A trajetória do jovem Rogério nas Olimpíadas foi acompanhada pelos olhos curiosos e atentos de Jean Veiga de Souza, que assistia a transmissão dos Jogos pela televisão. Jean, que na época era criança, se encantou com o judô e passou a praticar o esporte em em uma escola recém-formada de Giruá, cidade onde morava. “Foi paixão logo nas primeiras quedas, por todos os princípios que esse esporte proporciona”, relembra Jean.

Atualmente, o lutador comemora os resultados dos mais de 24 anos de judô, em que acumulou conquistas importantes a nível estadual, nacional e internacional. Jean foi três vezes vice-campeão brasileiro. “Meu melhor ano foi 2011, com as mais importantes conquistas: venci o Campeonato Panamericano e fiquei com o terceiro lugar no Mundial Rio de Janeiro”, comenta.

Jean é Faixa Preta e, com toda sua experiência e técnica no esporte, é também professor e responsável técnico da Equipe Sogi-Efa Noroeste de Judô, professor de judô no Centro de Educação Básica Francisco de Assis–EFA, parceiro da Secretaria de Saúde do município de Ajuricaba, com projetos sociais, e responsável pelo projeto de judô da Secretaria de Educação do município de Panambi.

Esse esporte no Brasil conquistou, ao longo da sua história, mais de 20 medalhas olímpicas. Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, Rafaela Silva conquistou o último ouro olímpico. No mesmo ano, mais duas medalhas brasileiras, as duas de bronze, foram conquistadas pelos atletas Rafael Silva e Mayra Aguiar.

“O judô não é só uma prática esportiva, é muito mais que aprender a derrubar, imobilizar e finalizar, é um estilo de vida que nos desenvolve fisicamente, cognitivamente e socialmente. Sempre falo para meus alunos que não existe judô sem respeito, educação e humildade. Não inventamos nada, só seguimos os objetivos e os ensinamentos de Jigoro Kano”, explica. Jigoro Kano foi o fundador da arte marcial judô, dentro dos princípios do Bushido (código de conduta e modo de vida para os Samurais), que buscava desenvolver as pessoas como um todo. 

 


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