Deixe aqui o seu medicamento! ;) - Unijuí

Deixe aqui o seu medicamento! ;)

Quem percorreu os corredores da Biblioteca Maria Osorio Marques, em Ijuí, pôde observar uma grande caixa de medicamento próxima a Secretaria Acadêmica.

A UNIJUÍ está participando da campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí para o correto descarte de medicamentos. Por enquanto, há somente este ponto de coleta na Biblioteca e outro na Farmácia Universitária.

O descarte de medicamentos de forma inadequada causa danos ao meio ambiente e a saúde da população em geral. Jogar medicamentos no lixo comum ou na rede de esgoto provoca a contaminação das águas e do solo. Além da questão ambiental, os medicamentos em desuso mantidos em casa aumentam o risco de intoxicações, principalmente por parte das crianças e estimulam a automedicação.

Os medicamentos passam por uma triagem feita pelos alunos de Farmácia da UNIJUÍ, que encaminham para a Secretaria Municipal de Saúde. Os medicamentos vencidos são enviados a uma empresa que realiza o tratamento correto. Já os medicamentos que não estão vencidos, a Secretaria entrega à população, mediante um controle próprio.

Portanto, se você tem medicamentos em casa que estão vencidos ou que não necessita mais, traga até a Universidade e colabore com o meio ambiente!