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Professores estrangeiros participam de evento do Mestrado em Direitos Humanos

Os professores italianos Giuseppe Ricotta (da Universidade de Roma – La Sapienza) e Kátia BalLocchino (Universidade de Molise) participaram do Seminário Conflitos Urbanos, Mediação e Exclusão Social, no último dia 21.


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Programa de Mestrado em Direito abre inscrições para aluno especial

O Programa de Pós-Graduação em Direito – Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ divulgou edital para seleção de alunos especiais, para o segundo semestre de 2013.


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Aula Inaugural do Curso de Direito e do Mestrado em Direitos Humanos

Os Cursos de Graduação em Direito e de Mestrado em Direitos Humanos realizaram em conjunto, nesta quarta-feira, dia 20 de março, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2013.


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Professores e alunos do mestrado em Direitos Humanos participam de evento em Roma

Os professores Doglas Cesar Lucas e Fabiana Marion Spengler, vinculados ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e dos Cursos de Graduação em Direito e de Mestrado em Direitos Humanos, junto com alunos do curso, participaram, no final do mês de janeiro, da Jornada de Estudos Conflitos, Mediação Social e Dirietos Humanos, realizado pela Universidade de Roma - La Sapienza, da Itália.


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Curso de Mestrado em Direitos Humanos participa de evento no Chile

A Coordenação do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ organizou de 03 a 13 de janeiro uma viagem de estudos para seus professores e estudantes para a Argentina (Mendonza) e para o Chile (Santiago).


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Professor chileno ministra seminário no Curso de Mestrado em Direitos Humanos

 

O Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ promoveu entre nos dias 13 e 14 o Seminário ‘O Pensamento Latino-Americano e Novas Formas de Entender a Realidade Atual’.

O Evento contou com a presença do professor Eduardo Devés Valdés da Universidade de Santiago do Chile. O professor é doutor em filosofia pela Universidade de Louvian, da Bélgica, e em Sociedades Latino-Americanas pela Universidade de Paris III, da França. Durante o Seminário o professor Eduardo Devés Valdés fez o lançamento do seu livro O Pensamento Latino-Americano na Virada do Século, que foi traduzido pelo professor Gilmar Antonio Bedin e publicado pela Editora UNIJUÍ. 

 


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Fala do Coordenador

 

"O Curso de Mestrado tem como objetivo aprofundar a pesquisa e a reflexão sobre os desafios que os direitos humanos enfrentam na atualidade nos diversos contextos. Por isso, se constitui num espaço de formação qualificada e comprometida com a cultura democrática e o desenvolvimento da cidadania.

O perfil do futuro egresso é o de um profissional capaz de refletir sobre o tema dos direitos humanos, de construir conceitos e de se posicionar diante da realidade atual. Isto é possível devido à sólida formação, de base interdisciplinar, pelo curso e pelos intensos debates realizados durantes as disciplinas.

 O Curso surgiu a partir do desmembramento das áreas de concentração do atual Curso de Mestrado em Desenvolvimento e seus professores têm uma longa experiência acadêmica. As linhas de pesquisa são: a) Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos; b) Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade e c) Direitos Humanos, Meio Ambiente e Novos Direitos.


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Parceria entre a Unijuí e universidade da Espanha resulta na publicação de artigo em revista internacional

A parceria entre pesquisadores da Unijuí e da Universidade de Jáen, na Espanha, resultou na recente publicação do artigo Effect of intradialytic extra virgin olive oil-based lipid emulsion on the inflammatory markers TNF alpha, IL1 and IL6 in patients with chronic kidney disease: A randomized clinical trial - ou Emulsão lipídica intradialítica à base de azeite extra virgem sobre os marcadores inflamatórios TNF alfa, IL1 e IL6 em pacientes com doença renal crônica: um ensaio clínico randomizado”, em português. O estudo foi publicado na revista de renome internacional Journal of Functional Foods, e pode ser conferido neste link

O artigo é resultado de uma parceira de coorientação da professora doutora e fisioterapeuta, Eliane Roseli Winkelmann, integrante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde da Unijuí na orientação da médica nefrologista e doutoranda da Universidade de Jáen, Olvania Basso Oliveira, sob orientação do médico Dr José Juan Gafório, ligado ao Doctoral Program of Olive Oil and Heath Departamento de Ciencias de la Salud, Instituto de Investigación en Olivar y Aceites de Oliva.

“Sabemos que os indivíduos em hemodiálise são suscetíveis à inflamação devido ao procedimento. Uma emulsão lipídica à base de azeite tem efeito anti-inflamatório e é aplicável durante a hemodiálise. Como os efeitos da emulsão lipídica à base de azeite de oliva extra virgem em pacientes em hemodiálise ainda não são claros, o estudo teve por  objetivo investigar o efeito de uma emulsão lipídica intradialítica à base de azeite de oliva extra virgem administrada por via intravenosa sobre os marcadores inflamatórios fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa), interleucina I (IL-1) e interleucina 6 (IL-6) em pacientes submetidos à hemodiálise”, explicou a professora Eliane. 

Para isso, foi realizado um ensaio clínico randomizado utilizando diferentes quantidades da emulsão lipídica à base de azeite (0,25 g/kg de peso corporal, 0,50 g/kg de peso corporal e controle) com dose semanal, durante quatro semanas consecutivas. O TNF alfa reduziu em 51% no grupo que recebeu 0,25 g da emulsão por kg de peso corporal e a IL1 foi reduzida em 66% no grupo que recebeu 0,50 g da emulsão por kg de peso corporal. 

“Esta emulsão é segura, capaz de reduzir marcadores pró-inflamatórios, atenuando, assim, a resposta inflamatória decorrente da hemodiálise. Portanto, esta parceria entre as Universidades e os Programas de Pós-Graduação reforça a importância de ações acadêmicas para o crescimento da ciência e do conhecimento”, completa a professora.


PPG comemora 10 anos do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e inicia aulas do Doutorado

O Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ofertado em associação entre a Unijuí e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz), completou nesta quinta-feira, 9 de maio, 10 anos de história. Com característica interdisciplinar e interinstitucional, o Mestrado iniciou suas atividades em 9 de maio de 2014, formando, até o momento, 169 mestres, com diferentes graduações - como enfermeiros, médicos, biólogos e educadores físicos. Hoje, estes profissionais atuam como docentes em universidades, instituições de ensino e serviços de saúde, sejam públicos ou privados.

Dez anos após a implantação e fortalecimento do programa, iniciam as aulas da primeira turma do Doutorado, oportunidade em que mestres poderão dar continuidade à sua formação. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde conta com 23 professores das diferentes áreas de formação e com a associação entre Unijuí, Unicruz e Universidade do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim.

O programa tem a missão de formar mestres e doutores com consciência crítica, ética e excelência técnica para produzir e difundir conhecimento científico na área da saúde, contribuindo para o desenvolvimento regional. O PPG forma mestres e doutores capazes de avaliar as condições de saúde de indivíduos e populações; aptos a analisar os serviços de saúde, gerar diagnósticos, evidenciar problemas e causas; e intervir na realidade, por meio de ações pautadas no rigor científico e inovador, de modo a atender às demandas vinculadas à atenção integral à saúde.

O programa atua em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado, que investiga a atenção à saúde, nas diferentes fases do curso da vida, e que estuda, de forma interdisciplinar, os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, com foco na proteção, cuidado, reabilitação e na prevenção de riscos, agravos, intercorrências e modalidades terapêuticas em saúde; e Processos químicos e biológicos em saúde, que desenvolve pesquisa experimental e aplicada de forma interdisciplinar, e que investiga e desenvolve biomarcadores por meio de estudos in vitro, com modelos animais e com seres humanos. 

A coordenadora do Programa, professora doutora Adriane Kolankiewicz, comenta sobre a relevância do PPG para promoção do impacto social. “Isso ocorre por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa articulados e desenvolvidos nos serviços de saúde, a partir de estudos em campo e com populações diversas, especialmente pessoas que vivem com doenças crônicas. Este impacto social também é observado por meio da pesquisa básica e aplicada, que qualifica os processos de diagnóstico laboratorial e prognóstico dos pacientes”, destacou a coordenadora.

Para saber mais sobre o programa e conferir os editais que estão abertos, acesse unijui.edu.br/ppgais.


Dissertação do mestrado em Atenção Integral à Saúde aborda letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Eliana Gheno, defendeu, na última semana, a sua dissertação de mestrado. A pesquisa teve como tema “Letramento em saúde na perspectiva de pessoas com transtornos mentais”, e contou com orientação da professora Adriane Kolankiewicz. 

A dissertação avaliou as potencialidades e fragilidades do letramento, que é a capacidade das pessoas de obter, compreender e utilizar informações sobre saúde para tomar decisões adequadas em relação à sua saúde e de outros, dos usuários que são acompanhados por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e que possuem transtornos mentais. 

O estudo é inédito e como resultado a mestranda conseguiu evidenciar que as principais potencialidades dos participantes estavam relacionadas à interação com profissionais de saúde e à compreensão de informações sobre saúde, aspectos fundamentais aos usuários. Por outro lado, as maiores fragilidades estão na avaliação das informações de saúde e no cuidado ativo da saúde. 

Os resultados também apontaram que o letramento em saúde é influenciado por características sociodemográficas e de condições como idade, escolaridade do participante, da mãe e do pai, estado civil e tempo de acompanhamento no serviço. O estudo também contribui para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a agenda de prioridades de pesquisa do Ministério da Saúde. 

Para a estudante e agora mestre em Atenção Integral à Saúde, o estudo tem grande relevância. “Destaca a importância da atenção das equipes de saúde frente a estes resultados, de modo a orientar e conduzir os usuários do serviço de modo que eles compreendam e possam fazer seu autocuidado, assim como tomar decisões”, ressalta Eliana.  

Já a orientadora da dissertação, a professora Adriane Kolankiewicz, o estudo contribui ao entregar um instrumento validado para uso na população brasileira. “Com o diagnóstico de como é o letramento em saúde desta população, o estudo pode servir para planejamento e gestão do serviço de saúde, bem como subsidiar novas pesquisas”, comenta. 

A banca de defesa da dissertação foi formada pela professora Andreia Catia Jorge Silva Costa, da  Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal; a consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Virginia Visconde Brasil; a coordenadora da rede Brasileira de Letramento em Saúde do Brasil, da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Luciane Prado Kantorski; e pelo professor do PPGAIS, da URI de Erechim, Arnaldo Nogaro.


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