Parceria entre a Unijuí e universidade da Espanha resulta na publicação de artigo em revista internacional - Unijuí

Parceria entre a Unijuí e universidade da Espanha resulta na publicação de artigo em revista internacional

A parceria entre pesquisadores da Unijuí e da Universidade de Jáen, na Espanha, resultou na recente publicação do artigo Effect of intradialytic extra virgin olive oil-based lipid emulsion on the inflammatory markers TNF alpha, IL1 and IL6 in patients with chronic kidney disease: A randomized clinical trial - ou Emulsão lipídica intradialítica à base de azeite extra virgem sobre os marcadores inflamatórios TNF alfa, IL1 e IL6 em pacientes com doença renal crônica: um ensaio clínico randomizado”, em português. O estudo foi publicado na revista de renome internacional Journal of Functional Foods, e pode ser conferido neste link

O artigo é resultado de uma parceira de coorientação da professora doutora e fisioterapeuta, Eliane Roseli Winkelmann, integrante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde da Unijuí na orientação da médica nefrologista e doutoranda da Universidade de Jáen, Olvania Basso Oliveira, sob orientação do médico Dr José Juan Gafório, ligado ao Doctoral Program of Olive Oil and Heath Departamento de Ciencias de la Salud, Instituto de Investigación en Olivar y Aceites de Oliva.

“Sabemos que os indivíduos em hemodiálise são suscetíveis à inflamação devido ao procedimento. Uma emulsão lipídica à base de azeite tem efeito anti-inflamatório e é aplicável durante a hemodiálise. Como os efeitos da emulsão lipídica à base de azeite de oliva extra virgem em pacientes em hemodiálise ainda não são claros, o estudo teve por  objetivo investigar o efeito de uma emulsão lipídica intradialítica à base de azeite de oliva extra virgem administrada por via intravenosa sobre os marcadores inflamatórios fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa), interleucina I (IL-1) e interleucina 6 (IL-6) em pacientes submetidos à hemodiálise”, explicou a professora Eliane. 

Para isso, foi realizado um ensaio clínico randomizado utilizando diferentes quantidades da emulsão lipídica à base de azeite (0,25 g/kg de peso corporal, 0,50 g/kg de peso corporal e controle) com dose semanal, durante quatro semanas consecutivas. O TNF alfa reduziu em 51% no grupo que recebeu 0,25 g da emulsão por kg de peso corporal e a IL1 foi reduzida em 66% no grupo que recebeu 0,50 g da emulsão por kg de peso corporal. 

“Esta emulsão é segura, capaz de reduzir marcadores pró-inflamatórios, atenuando, assim, a resposta inflamatória decorrente da hemodiálise. Portanto, esta parceria entre as Universidades e os Programas de Pós-Graduação reforça a importância de ações acadêmicas para o crescimento da ciência e do conhecimento”, completa a professora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.