A importância da Regularidade e da Inovação dos Registros Acadêmicos - Unijuí

A importância da Regularidade e da Inovação dos Registros Acadêmicos

A Secretaria Acadêmica tem por objetivo planejar, coordenar, orientar e acompanhar as atividades de registro relativas a vida acadêmica dos alunos. É responsável pelo processo seletivo, ingresso, matrícula, registros, expedição de documentos e certificação da vida escolar, responsabilizando-se integralmente pela regularidade e organização da documentação e pela integralização curricular dos alunos.

A qualidade de seus registros e formas de controle é fundamental para o alcance de um alto nível de segurança e eficiência nas informações prestadas interna e externamente. Consequentemente, os colaboradores precisam ser constantemente treinados e qualificados para suas atividades, para que possuam uma ampla noção de causa e efeito, contribuindo para a construção e consolidação de uma imagem de seriedade e eficiência da Unidade.

A Secretaria Acadêmica também está constantemente em busca da melhoria no atendimento, da assessoria às Unidades e Departamentos, integração dos processos e principalmente, em busca da correta adequação das normas e legislações vigentes, maximizando a eficiência nos registros e minimizando os riscos inerentes às suas atividades.

Neste sentido, destacamos que a informatização dos processos possibilita a esta Unidade, uma configuração cada vez mais personalizada, retornos mais ágeis e resultados mais eficazes. A participação e o envolvimento de todos os colaboradores é fundamental para este avanço, identificando necessidades e sugerindo melhorias.

Conforme relata o Prof. Tiago Muriel, “com o constante avanço da internet e das novas tecnologias, diante da necessidade de se adequar a nova realidade na qual a atual geração acadêmica se desenvolve, e tendo que transformar estes desafios em oportunidades, é cada vez mais visível a crescente adesão das Instituições de Ensino ao meio eletrônico”.

Desta forma, destacamos que a Secretaria Acadêmica possui uma constante preocupação em acompanhar estes avanços tecnológicos, buscando diariamente agregar novos conhecimentos, conhecer novas práticas institucionais e projetar estruturas suficientes para uma futura implantação de processos digitais.

Texto produzido por Cátia S. Gehrke de Medeiros, Secretária Acadêmica.

Tiago Muriel. Secretaria Acadêmica Digital. Disponível em: http://consae.net.br/cursos/sead_cursos/