Por que fazer uma pós-graduação? - Unijuí

Por que fazer uma pós-graduação?

Atualmente, a rapidez com que novos conhecimentos, processos e informações são gerados é algo que incomoda alguns, assusta outros, mas é sempre surpreendente, pois em nenhuma outra época o ser humano precisou conviver com tantas e tão rápidas mudanças.

Esse fato reflete-se, em especial, nas condições de empregabilidade e manutenção no mercado de trabalho. Cada vez mais o mercado cria novas profissões ou exigência de novos conhecimentos. Não sonhávamos com nomes como engenharia do petróleo, mecatrônica e webdesign. Em contrapartida, profissões como revelador de filmes fotográficos, datilógrafo e até alfaiate, vão desaparecendo da mente das pessoas.

Já em 2005, Pastore – grande pensador desta temática - argumentava que “Há momentos em que a história corre mais depressa. Estamos em um deles. As mudanças tecnológicas têm sido meteóricas. Na década de 70, uma inovação industrial durava, em média, dois anos. Na década de 80 passou a durar apenas um ano. Depois disso tornava-se obsoleta ou era apropriada por grande parte dos concorrentes. Na década de 90, a duração passou para apenas seis meses. Hoje em dia, há inovações que duram apenas algumas semanas ou menos do que isso. Os processadores de texto, por exemplo, mudam mês a mês”.

E, para atender essa constante necessidade de atualização, é que foi pensada a pós-graduação. Entretanto, os fatores que motivam uma pessoa a optar por continuar seus estudos por meio de um curso de especialização podem ser variados.

Poderíamos citar, por exemplo, o gosto por uma área em especial, que move o sujeito a querer aprender mais sobre aquilo que instiga o seu fascínio e traz alegria em aprender mais.

Ou então, podemos pensar nas pessoas que já estão no mercado de trabalho daquela área, mas querem aumentar a sua network, ou seja, a sua rede de contatos com pessoas ligadas àquele saber. Essa é uma atitude inteligente e altamente recomendável atualmente, pois são estes contatos que poderão, em um futuro próximo, serem fonte de resolução de problemas, de boas ideias e parcerias ou até de novas perspectivas de trabalho.

Entretanto, há aqueles que ainda não estão no mercado de trabalho, ou querem um lugar ao sol em uma área específica, pois ganhar dinheiro fazendo o que a gente gosta é o sonho de consumo de qualquer trabalhador, não é?

E, não podemos esquecer aqueles que já estão atuando na área, mas percebem que melhorar o seu currículo e atualizar-se é um diferencial para a manutenção de seu emprego em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas, não importam quais sonhos ou objetivos que cada um traz. O que importa é saber que a UNIJUÍ, por meio da Unidade de Educação Continuada, quer ser o meio para que, aqueles que escolheram esta Universidade, possam concretizar o seu sonho e atingir os seus objetivos e suas metas.

Texto produzido pela gerente da Unidade de Educação Continuada, Liane Dal Molin Wissmann.

José Pastore, em: “Evolução Tecnológica: Repercussões nas Relações do Trabalho. As tecnologias e a Velocidade da História”. Disponível em: http://www.josepastore.com.br/artigos/rt/rt_246.htm.