A expansão da Educação a Distância e seus desafios: um convite à aceitação - Unijuí

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A expansão da Educação a Distância e seus desafios: um convite à aceitação


A História

 A Educação a Distância tem uma história bem mais antiga que imaginamos, alguns autores dizem que as primeiras cartas de São Paulo as comunidades cristãs são as primeiras experiências da educação a distância, já que estas tinham o objetivo de ensinar preceitos de vida.

Com o avanço da tecnologia, o surgimento do correio, do computador e internet a Educação a Distância toma novos rumos e começa a se expandir. Segundo o senso da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância comparando os dados do senso feito em 2011 e 2012 só neste ano houve um crescimento de 52,5% nas matrículas durante o período, alcançando a marca de quase 5,8 milhões de inscritos.

Não dá para voltar atrás

O que ouvimos no senso comum e parece-nos obvio é: a educação a distância é um caminho sem volta. No entanto, ainda é grande a resistência existente em relação a esta modalidade. Muitos ainda questionam a eficiência e a eficácia desta modalidade. Mas realmente uma modalidade que cresce 52% em um ano deve ser questionada. Não para desmerecê-la ou acabar com ela, (lembrem, é um caminho sem volta), mas para que as pessoas que trabalham com ela estejam constantemente avaliando seu trabalho e buscando melhorar.

A UNIJUI no contexto do EaD

Nesta perspectiva a UNIJUÍ, iniciou seus trabalhos com Educação a Distância com cursos semipresenciais, e em 2008 efetivamente abriram os primeiros cursos EaD.

Desde então se vem discutindo e avaliando seus processos para melhorar este formato, visto que a metodologia de ensinar mediado pela tecnologia é um desafio que está posto para esta modalidade, não só na Unijuí, mas em todas as instituições. São anos de ensino presencial; é preciso repensar a educação nesta nova forma, é preciso romper paradigmas, pré-conceitos, acomodações.

Para isso acontecer é preciso primeiramente a aceitação, toda a comunidade acadêmica, professores, alunos, técnicos, devem repensar seus preceitos e aceitar a Educação a Distância como uma forma de expansão da educação que pode sim ser feita com qualidade.

Se a EaD é um caminho sem volta, façamos (todos somos responsáveis) deste caminho, um caminho de construção de uma educação contemporânea que construa sujeitos críticos, autônomos e capacitados.  


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