Conhecendo o Sistema de Informações Gerenciais e o Business Intelligence - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conhecendo o Sistema de Informações Gerenciais e o Business Intelligence

No cenário atual de competitividade empresarial, a informação passa a ser o bem mais precioso de uma organização, porém o volume de informações disponíveis hoje, com a velocidade da tecnologia, também pode representar um risco para a área de gestão quando não é corretamente interpretado, e é ai que entra em cena a necessidade de constituir ferramentas que gerem informações de qualidade e úteis para a gestão.

Vamos conhecer um pouco das duas principais ferramentas de gestão da informação, o Sistema de Informações Gerenciais, conhecido como SIG, e o Business Intelligence, conhecido como BI.

A constituição destes dois grupos de informações faz necessária para organizar e unificar as diversas formas de apresentação de informações financeiras e operacionais, definidas como ferramentas de gestão, e que na maioria das vezes vem sendo utilizado de forma fragmentada, o que torna a análise destes resultados um tanto complexa para o gestor.

O SIG consiste em um processo de transformar dados operacionais e financeiros em informações que auxiliem na tomada de decisões dentro de uma organização, passando a ser constituído a partir de uma reestruturação das informações econômico-financeiras e operacionais, e só é possível a partir de uma base de informações confiáveis e validadas. O processo de organização da informação disponível é fundamental para dar início à construção de uma base de informações úteis para a gestão, estabelece-se a partir daí as necessidades de coleta e de transformação de dados objetivando utilizar um vasto campo de dados e transformando-o em informação útil para a gestão, trazendo, a partir das análises, resultados e apontamentos necessários para o bom desempenho da organização.

Business Intelligence, traduzido, significa inteligência para os negócios, ou seja, informações inteligentes para os negócios da empresa. Mas toda a informação já deveria ser inteligente, então onde está o diferencial do BI perante o SIG? Conceitualmente, Business Intelligence é um sistema que constitui uma visão de negócio extraindo informações de diversos outros sistemas, gerenciais ou não, de forma on-line, ou pelo menos automatizada, atendendo prontamente a necessidade do gestor. Portanto, podemos afirmar que o BI é uma tecnologia que cruza informações de diversas fontes unindo-as em um único lugar, extraindo destas informações gráficos e demonstrativos gerenciais conforme o foco de análise do gestor.

Ambas as ferramentas são efetivas em seus resultados, uma para informar a empresa em nível de gerências, e outra em nível de diretoria, cumprindo o objetivo da informação para a gestão (SIG) e da informação estratégica (BI).

 

 

Figura: Pirâmide da informação para a gestão

Fonte: Elaborado pelo autor

 

A figura “Pirâmide da informação para a gestão” apresenta a informação extraída das bases de dados financeiras e operacionais disponíveis na organização, e que integrará, por sua vez, o SIG que servirá como base para a constituição do BI, que aqui é classificado como o conhecimento, que embasa a decisão. Esta é a direção que transforma o dado (operacional) em decisão (estratégica).

 

Texto produzido pelo Gerente da Coordenadoria Financeira, Roberto Montagner Büron.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.