Espaço + Inovação Unijuí proporciona diferentes vivências para a comunidade - Unijuí

Espaço + Inovação Unijuí proporciona diferentes vivências para a comunidade

Com foco na inovação e tecnologia, o Espaço + Inovação Unijuí é um ambiente que proporciona diferentes vivências para toda a comunidade regional. Localizado junto à Sede Acadêmica da Unijuí, o Espaço + Inovação faz parte do projeto Cidades Inteligentes e tem como missão unir ciência, criatividade e empreendedorismo visando estruturar cidades sustentáveis.

Neste sentido, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a Internet das Coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, propício para o desenvolvimento de oficinas e voltado ao estímulo da criatividade, ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem. Além de um hall com espaço modular e monitor interativo e um auditório para eventos.

“O grande objetivo do Espaço é ser esse ambiente vivo, criativo, com atividades que possibilitam a experimentação de tecnologias, atividades empreendedoras e criativas na área da inovação, e principalmente, conexão entre os sujeitos da nossa comunidade, onde há uma interação entre professores, empresários, pesquisadores, comunidade e alunos”, pontuou o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Clayton Avi.

Para dar sequência ao processo de desenvolvimento de pesquisas na área de cidades inteligentes, o local conta também com um carro elétrico, que será objeto de estudo a partir da realização  de experimentos sobre formas de uso, análise de funcionamento, aproveitamento de energia, entre outros. Para isso, já foram instaladas placas de energia solar junto ao Espaço + Inovação, que terá uma espécie de "estacionamento inteligente", com placas solares e estrutura para carregar dois carros ao mesmo tempo, tornando o Espaço + Inovação um ponto de recarga para carros elétricos aberto à comunidade.

Para o  professor, essa relação com a comunidade é muito positiva. “Eu vejo isso como um grande diferencial. Essa conexão já vem gerando bons resultados, onde temos experiências exitosas, a exemplo da intermediação entre o Bosque dos Capuchinhos e o curso de Arquitetura e Urbanismo que, por meio de uma disciplina fez uma proposta de remodelação do bosque, e está em vias de ser efetivada. Isso é significativo para os nossos estudantes, que veem que o seu projeto pode ser executado e isso é um grande diferencial, entregamos um resultado para a comunidade também. Os dois lados saem ganhando”, destacou.

O Espaço + Inovação Unijuí está aberto das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h20. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 - 0250 - Ramal 3420. Mais informações podem ser acessadas no site www.unijui.edu.br/cidades-inteligentes.