Os professores da Unijuí, Thiago dos Santos, do curso de Direito; Mirna Stela Ludwig, do curso de Medicina; e Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Administração, participaram, na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, da Aula Inaugural do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Ijuí. A atividade ocorreu na sede da União das Etnias de Ijuí (Ueti).
Com o tema “Perspectivas para o futuro acadêmico e profissional” a aula inaugural teve o objetivo de dar uma orientação aos estudantes quanto ao seu futuro profissional, informações sobre formas de ingresso no ensino superior e dialogar sobre o panorama atual de áreas distintas, como as de Tecnologia, Sociais Aplicadas e Saúde. Foi apresentado o caminho que os estudantes podem trilhar e as oportunidades que se tem na Unijuí.
“Para nós é um orgulho grande ser convidado para participar e compartilhar a nossa experiência. Nós da Unijuí, que trabalhamos em diferentes áreas do conhecimento, estamos vivendo um período incerto devido à Inteligência Artificial, que vem ganhando espaço e ameaçando uma série de escolhas profissionais. Por esse motivo, momentos como este são cada vez mais importantes”, destaca o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin. O docente também salienta que a escolha profissional é importante e se tem que estar atento ao que está acontecendo neste momento, principalmente no impacto gerado pelas tecnologias.
Já a professora Mirna Stela Ludwig ressalta que neste momento no qual os estudantes estão passando da escolha profissional é de grande incerteza, mas que também é uma oportunidade. “Temos muitas opções de curso hoje em dia, o que gera muita incerteza por qual caminho trilhar. Antigamente a graduação era o fim, agora mudou. Entendo que a graduação não é mais o fim, mas sim o começo e isso faz com que se tenha uma condição muito melhor de se escolher o que fazer. Essas opções ajudam a abrir caminhos que antes não se imaginava e é esse o desafio dos novos estudantes”, comenta.
A professora também relata que hoje em dia, cada área permite a interlocução com outras. “Por isso digo que é interessante buscar algo que se gosta e que dê autonomia. Penso que o mundo é uma página em branco a partir de qualquer graduação e que o estudante deve optar por aquilo que mais ele se atrai quanto área, depois buscar a interação com outros cursos, para se conseguir chegar onde imagina, no nosso lugar de realização”, complementa.
O docente do curso de Direito, Thiago dos Santos da Silva, argumenta que é possível desviar do caminho profissional. Segundo ele, a sua carreira sempre foi direcionada para a advocacia, mas buscou novas oportunidades para a sua vida e que isso é possível de acontecer também para quem decidir agora qual caminho trilhar. O docente também relata que mesmo que algumas profissões sejam ameaçadas em razão do advento da Inteligência Artificial, é possível que novas surjam e outras que estavam em decadência voltem a crescer e ter espaço.