Unijuí está com inscrições abertas para interessados em estudar na Letônia - Unijuí

Unijuí está com inscrições abertas para interessados em estudar na Letônia

Intercâmbio é oferecido para estudantes de graduação e pós-graduação por intermédio de parceria com o Programa Erasmus+

A Unijuí está com inscrições abertas para os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade estudarem na Letônia por intermédio Erasmus+ em 2024, programa de mobilidade educacional com países parceiros. O edital prevê vagas para estudantes das áreas de Tecnologia da Informação e Letras - Linguística, para realização de intercâmbio de um semestre na Universidade de Liepaja, Letônia.

O estudante selecionado receberá uma bolsa para cobrir as despesas de viagem e estadia, equivalente a € 1500 referente a ajuda de custo para viagem e € 1050 por mês de atividade na universidade de destino, durante cinco meses. Os valores serão pagos ao aluno diretamente pelo Programa Erasmus+. O edital completo pode ser conferido aqui, no item “Edital Reitoria 26/2023”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, com envio de e-mail com a documentação, para o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (eri@unijui.edu.br). Os documentos a serem enviados são: Formulário de inscrição (que deve ser solicitado junto ao ERI); Curriculum Vitae atualizado; cópia do Histórico Acadêmico do curso de doutorado, mestrado ou graduação; plano de trabalho a ser desenvolvido no exterior (solicitar modelo ao ERI), de até 10 páginas, redigido em língua inglesa, para estudantes de mestrado e doutorado; carta de apresentação e motivação do estudante redigida em língua inglesa; cópia do passaporte, com validade mínima de 6 meses após o retorno do programa de intercâmbio; e certificado de proficiência em língua inglesa de reconhecimento internacional (TOEFL, IELTS, Duolingo) ou certificado de curso de língua emitido por instituições regulares de ensino de línguas, que conste nível intermediário.

Para participar do edital os estudantes devem estar devidamente matriculados em um curso de doutorado, mestrado ou graduação da Unijuí, por no mínimo 12 meses; não ter sido contemplado com bolsa de doutorado sanduíche no exterior em situação anterior e/ou do Programa Erasmus a nível de doutorado, mestrado ou graduação; comprovar conhecimento de nível intermediário (B1 - CEFR) de língua inglesa, no mínimo; e possuir passaporte com prazo de validade mínima de 12 meses. O intercâmbio acontece de setembro de 2024 a janeiro de 2025, desta forma, os candidatos precisam ter disponibilidade para morar no exterior durante este período.

O programa Erasmus+ é uma iniciativa que visa à promoção do intercâmbio de estudantes do Ensino Superior, em universidades conveniadas, com base no Acordo Interinstitucional entre a Unijuí e a Universidade de Liepaja.