A Unijuí encaminhou duas propostas para participar do programa Professor do Amanhã. A iniciativa, vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), do governo do Rio Grande do Sul, tem o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica. O programa visa oferecer mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em Instituições Comunitárias de Ensino Superior.
Conforme a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, implantar o programa na região Noroeste e Missões é de grande relevância devido à crescente necessidade de formar professores qualificados e capazes de assumir os desafios atuais dos contextos educacionais. “A Unijuí busca atender às necessidades específicas da nossa região, oferecendo cursos de licenciatura que se alinham às diretrizes do programa. A proposta da Universidade visa suprir, não apenas as exigências acadêmicas e curriculares, mas também atender à demanda atual de escassez de professores, tanto em escolas públicas quanto privadas”, ressalta.
As propostas encaminhadas pela Unijuí buscam ofertar bolsas para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês. Cada proposta foi elaborada e preparada por equipes dos dois cursos. “Nossos cursos de Matemática e Letras: Português e Inglês, desde sua criação, comprometem-se com a formação de docentes em nossa região, graduando a maioria dos professores que atuam na rede básica de ensino. Atualmente, a manutenção dos cursos de licenciatura resulta de esforços institucionais em preservar a formação de professores”, destaca a vice-reitora.
A docente ainda salienta que apesar do desafio, as propostas encaminhadas evidenciam a Universidade. “Temos o compromisso com o desenvolvimento regional e estadual através da oferta de educação de qualidade, pesquisa, extensão e incentivo à inovação”, completa.
A proposta do programa Professor do Amanhã é inédita no País e concederá bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária de Ensino Superior como forma de custeio da vaga, durante quatro anos.
Para ter direito à bolsa, o aluno deve atender a alguns critérios, como ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação; e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, obtendo média mínima de 400 pontos.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual.
Ao todo, 35 propostas foram encaminhadas por 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior, de seis regiões do Estado que seguem a lógica dos ecossistemas de inovação do programa Inova RS. A divulgação preliminar dos resultados ocorrerá no dia 2 de fevereiro. Seguindo o cronograma, o resultado final após recursos será divulgado no dia 16 de fevereiro e no dia 17 de fevereiro está prevista para ocorrer uma reunião com as instituições para auxiliar na captação de bolsistas.