Iniciou nesta segunda-feira, 27 de novembro, a Consulta Popular, mecanismo democrático e participativo pelo qual a população pode sugerir melhorias para seu município ou região, decidindo onde será empregado parte do orçamento do Estado.
A Consulta Popular é realizada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e ocorre por meio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Neste ano, serão destinados R$60 milhões que serão distribuídos entre as 28 regiões. Na abrangência da Fidene/Unijuí existem três Coredes: Noroeste Colonial (Ijuí), Fronteira Noroeste (Santa Rosa) e Celeiro (Três Passos). Nos três Coredes, a Instituição apoia a realização da Consulta e incentiva a votação.
Segundo o coordenador do Corede Noroeste Colonial, Nelson Thesing, a partir da Consulta Popular, diversas melhorias já foram implementadas na região, por isso a importância da votação. “Entendemos que para o desenvolvimento de qualquer local é extremamente importante que se tenham recursos públicos. Temos algumas áreas em que é estratégica a presença de políticas públicas. Por isso, precisamos que todas as pessoas participem para que possamos seguir com essa iniciativa”, frisou.
Votação
A etapa de votação ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro, de forma online, no site da Consulta Popular ou pelo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260. Para votar, é necessário ter em mãos o título de eleitor. As prioridades de cada região podem ser conferidas neste link. Para isso, basta digitar o nome da sua cidade que aparecerão as cédulas de votação.