Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda recebem o jornalista Rodrigo Lopes - Unijuí

A disciplina de Redação Jornalística, ministrada pela professora Daniéli Antonello, recebeu na aula do dia 16 de novembro o jornalista Rodrigo Lopes, através de participação online pela plataforma Google Meet.

O encontro, além de reunir os estudantes da disciplina, se estendeu para os demais acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, interessados no assunto.

Rodrigo Lopes é jornalista internacional do Grupo RBS e recentemente cobriu, como enviado especial, os primeiros 15 dias da Guerra no Oriente Médio. Também em fevereiro de 2022, fez a cobertura do início da Guerra na Europa, entre Rússia e Ucrânia. Além disso, o jornalista escreveu dois livros: Guerras e Tormentas e Trem para Ucrânia.

Rodrigo relatou que acompanhou profissionalmente mais de 30 acontecimentos internacionais, entre eles cinco guerras.

Entre as trocas realizadas com os estudantes, Rodrigo contou suas experiências vividas como jornalista nos diversos formatos, fazendo entradas ao vivo na televisão e no rádio, além de cobertura para redes sociais e artigos jornalísticos de opinião.

“Os estudantes me perguntam: como você se prepara para uma cobertura dessas? E tu se prepara a vida inteira. Não vai dar tempo de ler e entender a complexidade do Oriente Médio em um voo de 12h”, frisou o jornalista.

“Eu acredito que a guerra é a cobertura mais difícil que se possa ter como jornalista. E, de certa forma, é visto como o auge da carreira de um repórter  ser correspondente de guerra”. Rodrigo relata que, frente à guerra, a atividade jornalística não é o maior desafio. O mais difícil é sobreviver enquanto tenta manter a cabeça no lugar, e enfrenta as questões logísticas e burocráticas necessárias para realizar as atividades e se manter no país.

Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.